Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por VETL » 18 abr 2014, 21:26

mjr Escreveu:Ontem, dos 4 PCRs do grande Porto só um estava operacional. Alguém adivinha qual?
O quê!!!??
O de Gaia foi-se?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 18 abr 2014, 21:36

O da avenida da república em Gaia estava desligado...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por victormcpinto » 18 abr 2014, 21:52

mjr Escreveu:Ontem, dos 4 PCRs do grande Porto só um estava operacional. Alguém adivinha qual?
Av. De Gaia, Caetano Power (sempre operacional) e os outros 2, qual a localização?
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 18 abr 2014, 23:10

Os outros 2 são o da Prio.e na zona industrial do Porto e o da Prio.e em Vilar de Andorinho (Gaia).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por galt » 19 abr 2014, 14:25

O projeto mobie acabou de renascer desde a semana passada, mas nada será como dantes...

Muito provavelmente a partir de 1 de Julho será a pagar. O mercado está aaberto a novos interessados em vender eletricidade p a mobilidade eletrica.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por lmlr » 19 abr 2014, 15:02

Com cerca de 500 carros, e com os postos a avariarem dia sim dia não, não estou a ver como um privado possa obter lucros. Só se equacionar a médio ou longo prazo.

Eu por mim, estou praticamente independente da rede, carrego em Centros Comerciais, Restaurantes, Hotéis, etc. Só em viagens maiores, género ao Coimbra-Porto, é que dão muito jeito os PCR. Agora se o preço do carregamento for exorbitante, e não me esqueço que na Nissan em Leiria queriam 18€ para carregar dos 50% aos 80%, passo a fazer estas viagens de CI.

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por galt » 19 abr 2014, 15:07

lmlr Escreveu:Com cerca de 500 carros, e com os postos a avariarem dia sim dia não, não estou a ver como um privado possa obter lucros. Só se equacionar a médio ou longo prazo.

Eu por mim, estou praticamente independente da rede, carrego em Centros Comerciais, Restaurantes, Hotéis, etc. Só em viagens maiores, género ao Coimbra-Porto, é que dão muito jeito os PCR. Agora se o preço do carregamento for exorbitante, e não me esqueço que na Nissan em Leiria queriam 18€ para carregar dos 50% aos 80%, passo a fazer estas viagens de CI.
Concordo. Acredito que os pcrs possam custar um preco que nao se justifica para ja.

O posto do dolce vita tejo nunca avariou desde que uso. Existe fiabilidade qd se deseja.

Vamos aguardar.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Fil » 19 abr 2014, 16:28

Sinceramente, até me vejo a investir tudo o que tenho e não tenho para apostar na mobilidade eléctrica. Se as regras forem cumpridas, ou se as puder fazer cumprir como a emel no caso dos lugares indevidamente ocupados, parece-me viável, obviamente que dependente do valor que o estado quer por tudo o que dispõe, e fazendo contas com os pcr's todos montados. O problema é que não temos uma noção dos valores inerentes a tamanha infraestrutura (podre mais não deixa de o ser). Tive a fazer umas contas (com o valor que acho justo para aquisição, pelo menos no meu ponto de vista) e seria tão lucrativo como a venda de energia solar nos últimos anos de bonificado. Parece-me justo para todos, especialmente para o ambiente/saúde dos nossos.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por lmlr » 19 abr 2014, 16:58

Pelo menos a EDP deve ser interessada, não vá a coisa pegar. A Galp tem interesse marginal e a Prio não me parece ter saúde financeira para estas "avarias".

Agora a nível mais restrito, é evidente que Centros Comerciais, Hotéis, Restaurantes, etc., etc., se puderem ter uma fonte de rendimento extra, sem grande investimento (que não sei se é o caso), devem aproveitar.

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por santanamos » 19 abr 2014, 17:30

Quanto custa um posto normal? 1000? 2000? Se cobrarem 2ou 3 € por uma carga completa do nissan por exemplo.. parece-me um valor razoavel mas os postos avariam com uma facilidade que nunca se recupera o investimento..
Eu não percebo nada disto mas, não estou a ver alguem a investir nisso e a cobrar um valor tão baixo.

Responder

Voltar para “Carregamento”