
Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
De certeza que encontras com relativa facilidade
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Esse link não funciona.
Mas penso que seja este:
Como escrevi anteriormente. A imaginação é o limite. Deixamos de ter o cartão único para passar a ter 4 sistemas todos diferentes onde dois dos quais fazem exactamente o mesmo.
Alguém que me explique a necessidade da rede publica quando existe a rede OPC, os postos da rede publica pertencem a quem?
Ficava mal ter dado o nome rede CEME à rede publica porque a diferença é essa, ter lá um CEME metido.
Deixem de tornar as coisas complexas porque estas ideias não ajudam o UVE, deixem de ser teimosos, olhem para o que os outros fazem lá fora e que funciona. Neste momento o que estão a fazer é pôr mais areia na engrenagem. Eu tinha vergonha de apresentar isto como solução. Mas que buraco tão grande que estão a cavar.
Edit: como também não era visível tomei a liberdade de postar como anexo
Mas penso que seja este:
Como escrevi anteriormente. A imaginação é o limite. Deixamos de ter o cartão único para passar a ter 4 sistemas todos diferentes onde dois dos quais fazem exactamente o mesmo.
Alguém que me explique a necessidade da rede publica quando existe a rede OPC, os postos da rede publica pertencem a quem?
Ficava mal ter dado o nome rede CEME à rede publica porque a diferença é essa, ter lá um CEME metido.
Deixem de tornar as coisas complexas porque estas ideias não ajudam o UVE, deixem de ser teimosos, olhem para o que os outros fazem lá fora e que funciona. Neste momento o que estão a fazer é pôr mais areia na engrenagem. Eu tinha vergonha de apresentar isto como solução. Mas que buraco tão grande que estão a cavar.
Edit: como também não era visível tomei a liberdade de postar como anexo
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Lembrei-me de brincar um bocadinho com o photoshop (sei lá tenho muito tempo livre) e fiz isto:
Comparando as duas imagens qual é que vós parece mais simples?
Comparando as duas imagens qual é que vós parece mais simples?
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
O plug&charge é o que está a azul também. Para mim é mais ou menos isso. Pode-se continuar com a rede como está hoje, mas dar liberdade aos OPCs de operarem fora da rede pública, como estão a funcionar agora a Tesla e o Continente.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Onde colocas a Eletroverse, por exemplo, será parecido com cartão bancário, não?
Não tens confusões, sabes que carreegas o que carregares sabes o custo antes, não precisas de esperar o fim do mês para saber o que gastaste, acho que estas simplicidades vão mmostrar a melhor forma de fazer as coisas.
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Nissan LEAF 2018 40kWh
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BMW i4 eDrive 40 80kWh
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- frankesousa
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Este modo de funcionamento mais simples, penso que esbarra na legislação Portuguesa que "não permite" nenhuma entidade vender energia para além das já conhecidas (CEME para o caso da mobilidade elétrica) e estas alterações a ser feitas no modelo da ME não vão (nem podem certamente) alterar esta lei.
Assim, seja em adhoc seja num modelo em que o "OPC" faz tudo, esse OPC vai ter de ser CEME ou ter um CEME para vender a energia.
Daí percebo que sem alterar essa lei da energia a Tesla e o Continente vão permanecer "fora da lei" para sempre.
Estarei a ver bem as coisas?
Assim, seja em adhoc seja num modelo em que o "OPC" faz tudo, esse OPC vai ter de ser CEME ou ter um CEME para vender a energia.
Daí percebo que sem alterar essa lei da energia a Tesla e o Continente vão permanecer "fora da lei" para sempre.
Estarei a ver bem as coisas?
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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- frankesousa
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Esses são um "simples" eMSP, que parece estar a utilizar a técnica da promoção de entrada em mercado.civic Escreveu: ↑10 fev 2025, 09:51Onde colocas a Eletroverse, por exemplo, será parecido com cartão bancário, não?
Não tens confusões, sabes que carreegas o que carregares sabes o custo antes, não precisas de esperar o fim do mês para saber o que gastaste, acho que estas simplicidades vão mmostrar a melhor forma de fazer as coisas.![]()
Pelo que consigo entender do nosso modelo atual, eles pagam a um CEME, a um OPC, e ainda a taxa de ativação à MobiE.
No meu caso, todas as sessões que usei com eles, sem excepção, eles tiverem claramente prejuízo (não pagou nem o OPC o valor total que me cobraram)
Portanto quando acabar a "promoção" e cobrarem o preço "real" nunca mais ninguém vai usar aquilo. É assim que vejo isto, sem alteração ao modelo claro.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
É assim se carregares muito lentamente, diria que a maioria fica um pouco mais caro que o equivalente mais barato para esse posto, por isso não sei o tempo que vai durar, mas que simplifica muito as coisa é um facto.
A ideia de simplificar isto não passa por criar um CAE para o OPC poder vender energia diretamente, não é isso que está em cima da mesa?
A ideia de simplificar isto não passa por criar um CAE para o OPC poder vender energia diretamente, não é isso que está em cima da mesa?

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- BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Atualmente isso já não é um problema. O novo DL do setor energético, 15/2022, de 14 de janeiro, diz claramente no artigo 2.º n.º 2 alínea c - que não se aplica “à organização, acesso e exercício das atividades relativas à mobilidade elétrica, regulados pelo Decreto -Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, na sua redação atual”.frankesousa Escreveu: ↑10 fev 2025, 09:56(...)na legislação Portuguesa que "não permite" nenhuma entidade vender energia para além das já conhecidas (CEME para o caso da mobilidade elétrica) e estas alterações a ser feitas no modelo da ME não vão (nem podem certamente) alterar esta lei.
Ou seja não há qualquer impedimento a que se legisle no sentido de transformar isto num fornecimento de um serviço de carregamento (como defende a CE) em vez de um fornecimento de eletricidade.
Trabalham com um CEME parceiro (têm de o fazer) que depois trata das contas com os OPC, EGME, etc. Esta revenda do carregamento aos eMSP não existe no RJME em parte nenhuma, mas mais uma vez a lei é muito elástica desde que seja para protelar o modelofrankesousa Escreveu: ↑10 fev 2025, 09:59Pelo que consigo entender do nosso modelo atual, eles pagam a um CEME, a um OPC, e ainda a taxa de ativação à MobiE.

Como devia ser óbvio para toda a gente. Electroverse e Wenea ainda só mantêm os preços por uma estratégia de promoção (ou então não sabem fazer contas, os "cartões mágicos" da BMW também duraram anos)frankesousa Escreveu: ↑10 fev 2025, 09:59Portanto quando acabar a "promoção" e cobrarem o preço "real" nunca mais ninguém vai usar aquilo. É assim que vejo isto, sem alteração ao modelo claro.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Estará por dias a consulta pública para o novo RJME
https://eco.sapo.pt/2025/02/26/governo- ... eletricos/
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