
Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge
https://www.switch-ev.com/news-and-even ... o15118-pnc
Muito interessante este artigo, e mais interessante ainda que alguns Operadores já estejam a implementar o Autocharge.
Resta saber se cá em Portugal, caso algum conjunto OPC+CEME o queira implementar, não irá esbarrar com a Mobi.E enquanto intermerdiário ou com o próprio modelo.
Ao ligar o carro ao carregador como é que o sistema enquanto um todo saberá qual o CEME que queremos usar? Parece-me lógico que só um CEME poderá estar associado a um carro.
Que a data deste post sirva como referência para ver se e quando esta tecnologia chegará à mobilidade eléctrica pública em Portugal.
Enquanto países como a Tailândia que realmente estão no início da mobilidade eléctrica já estão a testar o Autocharge nós por cá ainda nem roaming internacional temos.
Muito interessante este artigo, e mais interessante ainda que alguns Operadores já estejam a implementar o Autocharge.
Resta saber se cá em Portugal, caso algum conjunto OPC+CEME o queira implementar, não irá esbarrar com a Mobi.E enquanto intermerdiário ou com o próprio modelo.
Ao ligar o carro ao carregador como é que o sistema enquanto um todo saberá qual o CEME que queremos usar? Parece-me lógico que só um CEME poderá estar associado a um carro.
Que a data deste post sirva como referência para ver se e quando esta tecnologia chegará à mobilidade eléctrica pública em Portugal.
Enquanto países como a Tailândia que realmente estão no início da mobilidade eléctrica já estão a testar o Autocharge nós por cá ainda nem roaming internacional temos.
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge
Grande coisa! Temos o cartão único e eles não. Também não podes querer tudo de repente, deixa lá que quando sairmos da fase 1 (da aprendizagem) vais ver o que é inovar com carregamentos por indução.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge
Infelizmente a grande maioria dos carros não suporta o ISO 15118, assim de cor só me lembro do Porsche Taycan e Mercedes EQS, pelo que não existe muito incentivo para os operadores (nacionais e estrangeiros) adaptarem os seus postos a este standard. Não é a Ionity que já suporta este protocolo em toda a sua rede?
Em Portugal uma possibilidade é o OPC negociar com um CEME este meio de pagamento, tal como pode colocar um QR Code ou um TPA em parceria com um CEME.
Em Portugal uma possibilidade é o OPC negociar com um CEME este meio de pagamento, tal como pode colocar um QR Code ou um TPA em parceria com um CEME.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge
Ainda no outro dia vi este vídeo sobre isso:
https://www.youtube.com/watch?v=o8MB_rs46q4
Pensei logo, nunca vai acontecer em PT com o "mais melhor grande" modelo do universo e quiçá da Europa.
Para uma coisa destas funcionar em PT, 3 entidades distintas têm que o suportar: CEMEs, OPCs e MOBI-E. Por isso esqueçam.
No resto do mundo, cada operador depende apenas de si para suportar, e pode-se registar a viatura nos operadores que se pretender.
Por cá ficaríamos com a viatura "agarrada" a um único CEME provavelmente.
https://www.youtube.com/watch?v=o8MB_rs46q4
Pensei logo, nunca vai acontecer em PT com o "mais melhor grande" modelo do universo e quiçá da Europa.

Para uma coisa destas funcionar em PT, 3 entidades distintas têm que o suportar: CEMEs, OPCs e MOBI-E. Por isso esqueçam.
No resto do mundo, cada operador depende apenas de si para suportar, e pode-se registar a viatura nos operadores que se pretender.
Por cá ficaríamos com a viatura "agarrada" a um único CEME provavelmente.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge
Nem é essa a pior limitação.
Nesse tipo de sistema, é o posto que autentica o carro (logo, o utilizador). Poderia ser possível o posto "chamar" o CEME pré-acordado e de alguma forma a coisa acontecer. Com toda a certeza que a EGME conseguirá criar uma solução para um problema que não existe em mais lado nenhum

Na minha opinião o ponto fulcral é o que diz o RME:
Ora eu entendo que o OPC não pode saber quem é o cliente que lá está ligado.5 - A comunicação dos dados de carregamento dos pontos de carregamento integrados na rede de mobilidade elétrica, para efeitos de faturação, não pode conter dados que sejam suscetíveis de identificar de forma direta a pessoa singular
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge
Parece que de acordo com o RME o Autocharge fica definitivamente fora de jogo!BrunoAlves Escreveu: ↑28 jan 2022, 12:51Na minha opinião o ponto fulcral é o que diz o RME:Ora eu entendo que o OPC não pode saber quem é o cliente que lá está ligado.5 - A comunicação dos dados de carregamento dos pontos de carregamento integrados na rede de mobilidade elétrica, para efeitos de faturação, não pode conter dados que sejam suscetíveis de identificar de forma direta a pessoa singular
O ISO 15118 Plug & Charge poderá ser usado de forma a encriptar tudo, respeitando essa regra, mas nesse caso, no nosso modelo, como é que o sistema sabe qual o CEME que cada utilizador pretende sem "bisbilhotar" os dados que identificam a pessoa ?
Agora se o RME for levado mesmo à letra (e não houver pareceres de entidades a dizer o contrário) eu poderia argumentar que o dados do Autocharge na realidade identificam apenas um veículo de forma indirecta (pelo MAC address é possível saber a matrícula ou proprietário, que pode nem ser o cliente ?), os dados do Autocharge não identificam uma pessoa singular de forma directa.
Para ti esse pode parecer o ponto fulcral, para mim o ponto fulcral são as entidades extra que temos por cá.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge
Queres mesmo dizer isso a mim?



Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge
Bem, nao posso dizer que fossem todos, mas seguramente que muitos membros deste forum (ainda antes do inicio da fase comercial) já tinham percebido que o OPC serviria para investir em postos de carregamento e pouco mais, por isso o resultado está à vista.
Em Espanha que os "gurus" da ME em tanto se gabam ao dizer que estão mais atrasados do que nós, já a Easycharger também permite em alguns postos o plug&charge.
Sem tirar mérito a todo o trabalho que a miio faz, o que vemos é o alcançar de feitos, que à partida nunca deveriam se deberiam ter colocado, como é o caso dos QR codes para carregamentos ad-hoc, algo que existe há alguns anos lá por fora.
Em Espanha que os "gurus" da ME em tanto se gabam ao dizer que estão mais atrasados do que nós, já a Easycharger também permite em alguns postos o plug&charge.
Sem tirar mérito a todo o trabalho que a miio faz, o que vemos é o alcançar de feitos, que à partida nunca deveriam se deberiam ter colocado, como é o caso dos QR codes para carregamentos ad-hoc, algo que existe há alguns anos lá por fora.
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge
Quando se andou dois anos a promover o cartão único o resultado esta a vista. Agora afinal o cartão único vale tanto como nada.
O cartão único era de tão grande simplicidade que neste momento só se pensa é como arranjar alternativas. Como disseste e simplificando a questão "algo que existe há alguns anos lá por fora".
Queríamos ser diferentes e inovadores e acabamos por criar um sistema cheio de complexidade e limitações. Mais uma vez volto a dizer, por esta altura e depois de identificados tantos problemas e limitações continuar a insistir no que temos, deve ser mesmo uma questão de orgulho.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 410
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge
Tirando alguns foruns escondidos, com alguma visibilidade alguém se queixa? Não vejo nada na imprensa ou TV.
Quem manda não carrega EVs, nem sabe o que se passa.
Quem manda não carrega EVs, nem sabe o que se passa.