Troca de células Peugeot Ion

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
psi20
Proprietário Fluence
Mensagens: 213
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah
Localização: Guarda

Re: Troca de células Peugeot Ion

Mensagem por psi20 » 21 set 2018, 17:31

danivlopes Escreveu:
21 set 2018, 14:56
E quanto poderia ficar esta "brincadeira" num Outlander PHEV de 2014?
x2 mas desde que envolva um aumento da capacidade total

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Troca de células Peugeot Ion

Mensagem por pancello » 05 dez 2019, 00:43

Só para reanimar o tópico... RNM ainda fazeis estas substituições de células? Têm tido muito serviço?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Troca de células Peugeot Ion

Mensagem por migle » 08 dez 2019, 20:50

Tanto quanto sei, esta substituição foi uma experiência entre amigos, sem seguimento comercial no imediato.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Troca de células Peugeot Ion

Mensagem por RNM » 10 dez 2019, 09:18

pancello Escreveu:
05 dez 2019, 00:43
Só para reanimar o tópico... RNM ainda fazeis estas substituições de células? Têm tido muito serviço?
Sim, fazemos.
Não temos tido muito serviço, bons packs não são fáceis de conseguir.
migle Escreveu:
08 dez 2019, 20:50
Tanto quanto sei, esta substituição foi uma experiência entre amigos, sem seguimento comercial no imediato.
Nim.
Nesta substituição, o cliente (amigo) comprou a bateria, pagou a oficina, fez parte da mão de obra e o pagamento foi apenas nós ficarmos com a bateria velha.

Avatar do Utilizador
figueiral
Mensagens: 112
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah
Localização: Santa Comba Dão

Re: Troca de células Peugeot Ion

Mensagem por figueiral » 10 dez 2019, 13:02

Eu queria era aumentar a capacidade do meu 😁
No meu Ion sobra muito espaço por cima das cabeças, não dá para lá meter outro pack? 😂😂
É bom saber que ainda continuam a fazer estes serviços :clap: :clap:
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

gmarques017
Mensagens: 8
Registado: 20 jun 2018, 09:46
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Troca de células Peugeot Ion

Mensagem por gmarques017 » 28 abr 2020, 10:00

Em vez da troca do pack todo não é possível identificar as células com maior degradação e trocar apenas essas?

Apanham-se celulas novas pela internet fora e talvez compensa-se. :think:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Troca de células Peugeot Ion

Mensagem por mjr » 29 abr 2020, 13:47

Isso já foi muito debatido. Em 99% das situações isso não é viável pois a degradação entre as células é praticamente igual. Só em avarias é que isso pode restaurar a capacidade do pack.

Os packs têm sempre a capacidade da células mais fraca. Mas se a mais fraca tiver menos 1% que as outras, ao troca-la só vamos recuperar 1% de capacidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Troca de células Peugeot Ion

Mensagem por Malm » 28 dez 2020, 14:07

Já fui mais defensor da opinião que substituir meia dúzia de células não faz grande diferença. Agora, quando vejo as voltagens das células mais fracas descer a pique, a ponto de limitar a potência com 50% de SoC ao fim de uma subida íngreme de 1 km, se calhar substituir meia dúzia já fazia uma diferença interessante.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Troca de células Peugeot Ion

Mensagem por mjr » 28 dez 2020, 16:04

Nesse caso essas células entram no critério de avariadas. Não conseguir debitar a potência máxima a 50% de SoC, a temperaturas normais, é claramente um sinal de degradação extrema.

A questão é se as outras estão muito melhores, para que valha a pena a troca.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Troca de células Peugeot Ion

Mensagem por OCasal » 28 dez 2020, 17:43

Ainda anda com o Pack de origem esse i-miev? É sem sombra de dúvida, o mais velhinho do fórum e quiçá a nível da Península Ibérica!

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”