Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por victormcpinto » 23 jun 2014, 13:18

Malm Escreveu:?..E eu já nem escrevo as coisas mais interessantes, porque por um lado não tenho nada a ganhar (pelo contrário), e por outro simplesmente não vão acreditar (para ser gozado, então que fiquem na ignorância). Nem mesmo aqui. Um dia todos saberão o que eu já sei, mas vai demorar anos.
Lamento ter de discordar com esta parte. Considero que as intervenções neste fórum, quer se tratem das certas, das menos certas, das jocosas, das mais ou menos objectivas, das factuais e até das erradas, são de utilidade indiscutível e sempre apreciadas ou contestadas de forma irrepreensivelmente civilizada.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 23 jun 2014, 14:13

Sim, é verdade, de forma civilizada. Uma das maiores qualidades deste fórum. Mas eu precisava de alguém que conseguisse discutir, taco a taco, as minhas ideias. E não tenho. Daí que ou seguem dogmaticamente o que eu digo ou questionam o que para mim é inquestionável, e isso para mim é aborrecido. Vitormcpinto, neste momento não há nada como estar presencialmente com vocês e explicar-vos junto ao meu i-MiEV tudo o que sei, tudo o que faço, a forma como consigo os resultados que vou revelando. Porque torna-se tudo muito mais real e mais convincente. Penso que tu já sabes bem disso. Se tivesse um Leaf, seria mais fácil, falaríamos uma linguagem mais próxima e entenderiam-me bem melhor.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Orlando » 23 jun 2014, 15:18

O conflito de gerações resulta da falha no vocabulário de ambas as partes.
Portanto, compra lá um leaf e depois falamos a sério...ou então compro eu um ion e já hablamos!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 23 jun 2014, 16:42

Compra um i-MiEV. Se depois o venderes por 11.000 € até eu to posso comprar. Mostre ele que está como novo (eu não me admiraria nada), e chego-me logo à frente. Eu ensino-te tudo o que sei, faço todos os testes ao carro que mais ninguém sabe fazer, nem mesmo a Mitsubishi Portugal, e o carro para nós não vai ter segredos.

Eu Leaf, extremamente improvável.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por galt » 23 jun 2014, 17:09

Malm Escreveu:Eu Leaf, extremamente improvável.
Registado. :lol:

PS: Esta frase pode ainda dar que falar num futuro próximo. Este fórum guarda as frases do passado pouco distante e prova as mudanças de vida de cada um de nós. Falo tb por mim claro! :lol:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por galt » 23 jun 2014, 17:11

Orlando Escreveu:O conflito de gerações resulta da falha no vocabulário de ambas as partes.
Portanto, compra lá um leaf e depois falamos a sério...ou então compro eu um ion e já hablamos!
Eu quero ter um desses encontros em breve. ;)
Pode ser em Tábua desde que as eólicas nas Serras funcionem e a tomada esteja disponível. :lol:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 23 jun 2014, 17:17

A tomada estará sempre disponível, haja ou não haja vento. Já não é a primeira vez que escrevo isso, de o Leaf ser uma cena que não me assiste. E agora com a criação do planeta Malm, a opção original saiu muito reforçada.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Orlando » 23 jun 2014, 22:15

rdias Escreveu:O Malm .... Sempre imiev.... Sempre....
E só podia ser assim!
Ele persistente e nós insistentes.
O mundo é belo, porque é feito de opções.
Adoro viver....no mundo dos elétricos! :mrgreen:
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 30 jun 2014, 23:43

Imagem

Já há uns tempos que não trazia um novo exercício. A avaliar pela quantidade de participações nos últimos, sou capaz de ter uma, quem sabe duas respostas.

Qual o SoC a que se encontrava o carro na imagem apresentada?

A solução à pergunta será dada amanhã ao meio-dia.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 01 jul 2014, 07:58

Carreguei-o agora de noite dos 0 aos 100: gastou 13,45 kWh.

Se me perguntassem antes o que ia carregar eu iria dizer 13,45 kWh. Iria acertar em cheio. Porquê? Porque esse valor, 13,45 kWh, é 72,8% de 18,5 kWh (o máximo que um i-MiEV novo pode carregar). Ora é esse o valor que o meu i-MiEV considera para a sua capacidade desde março (36,4 Ah/50 Ah = 72,8%). Por isso, tudo ocorreu segundo o que eu esperava.

Mas não há dúvidas que ele estava longe dos 0,0% reais. Talvez ainda houvesse lá mais 10%. Sendo assim, o que ele gastará realmente para estar a 100% é 13,45 + 18,5 *10% = 15,25 kWh. Este é um valor que eu na atualidade obtenho com mais regularidade num carregamento dos 0 aos 100 (sem que haja reajuste de SoC pelo meio). Nesse caso, teria uma capacidade de 82,8%.

Mas a realidade é que eu provocando um segundo carregamento, eu consigo muitas vezes acrescentar mais 0,5 kWh no final desses 15,25 kWh, passam a 15,75 kWh e então 15,75/18,5 = 85% da capacidade inicial.

Isso quer dizer que eu e o meu i-MiEV não estamos de acordo relativamente a capacidade que ele tem. Ele acha que é de 11,6 kWh, eu acho que ele é de 13,6 kWh, mas um dia já foi de 16 kWh.

O que eu tenho visto é que um i-MiEV perde, com muita facilidade, nos primeiros tempos de utilização, um valor próximo dos 8% da sua capacidade. Depois a taxa de degradação mantêm-se baixa (a não ser que andemos com as células em torno dos 40 ºC). Assim, acredito que as minhas baterias estão apenas a 7% do que seria de esperar para um qualquer i-MiEV com um ano. Existem dois culpados para esses 7%, o dono que não soube manter as baterias frias, e o verão português que ajudou à festa. Isso acabou.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”