Lamento ter de discordar com esta parte. Considero que as intervenções neste fórum, quer se tratem das certas, das menos certas, das jocosas, das mais ou menos objectivas, das factuais e até das erradas, são de utilidade indiscutível e sempre apreciadas ou contestadas de forma irrepreensivelmente civilizada.Malm Escreveu:?..E eu já nem escrevo as coisas mais interessantes, porque por um lado não tenho nada a ganhar (pelo contrário), e por outro simplesmente não vão acreditar (para ser gozado, então que fiquem na ignorância). Nem mesmo aqui. Um dia todos saberão o que eu já sei, mas vai demorar anos.
Diário de bordo - Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
Sim, é verdade, de forma civilizada. Uma das maiores qualidades deste fórum. Mas eu precisava de alguém que conseguisse discutir, taco a taco, as minhas ideias. E não tenho. Daí que ou seguem dogmaticamente o que eu digo ou questionam o que para mim é inquestionável, e isso para mim é aborrecido. Vitormcpinto, neste momento não há nada como estar presencialmente com vocês e explicar-vos junto ao meu i-MiEV tudo o que sei, tudo o que faço, a forma como consigo os resultados que vou revelando. Porque torna-se tudo muito mais real e mais convincente. Penso que tu já sabes bem disso. Se tivesse um Leaf, seria mais fácil, falaríamos uma linguagem mais próxima e entenderiam-me bem melhor.
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Re: Diário de bordo - Malm
O conflito de gerações resulta da falha no vocabulário de ambas as partes.
Portanto, compra lá um leaf e depois falamos a sério...ou então compro eu um ion e já hablamos!
Portanto, compra lá um leaf e depois falamos a sério...ou então compro eu um ion e já hablamos!
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Re: Diário de bordo - Malm
Compra um i-MiEV. Se depois o venderes por 11.000 € até eu to posso comprar. Mostre ele que está como novo (eu não me admiraria nada), e chego-me logo à frente. Eu ensino-te tudo o que sei, faço todos os testes ao carro que mais ninguém sabe fazer, nem mesmo a Mitsubishi Portugal, e o carro para nós não vai ter segredos.
Eu Leaf, extremamente improvável.
Eu Leaf, extremamente improvável.
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Re: Diário de bordo - Malm
Registado.Malm Escreveu:Eu Leaf, extremamente improvável.
PS: Esta frase pode ainda dar que falar num futuro próximo. Este fórum guarda as frases do passado pouco distante e prova as mudanças de vida de cada um de nós. Falo tb por mim claro!
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
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Re: Diário de bordo - Malm
Eu quero ter um desses encontros em breve.Orlando Escreveu:O conflito de gerações resulta da falha no vocabulário de ambas as partes.
Portanto, compra lá um leaf e depois falamos a sério...ou então compro eu um ion e já hablamos!
Pode ser em Tábua desde que as eólicas nas Serras funcionem e a tomada esteja disponível.
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Re: Diário de bordo - Malm
A tomada estará sempre disponível, haja ou não haja vento. Já não é a primeira vez que escrevo isso, de o Leaf ser uma cena que não me assiste. E agora com a criação do planeta Malm, a opção original saiu muito reforçada.
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Re: Diário de bordo - Malm
E só podia ser assim!rdias Escreveu:O Malm .... Sempre imiev.... Sempre....
Ele persistente e nós insistentes.
O mundo é belo, porque é feito de opções.
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Re: Diário de bordo - Malm
Já há uns tempos que não trazia um novo exercício. A avaliar pela quantidade de participações nos últimos, sou capaz de ter uma, quem sabe duas respostas.
Qual o SoC a que se encontrava o carro na imagem apresentada?
A solução à pergunta será dada amanhã ao meio-dia.
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Re: Diário de bordo - Malm
Carreguei-o agora de noite dos 0 aos 100: gastou 13,45 kWh.
Se me perguntassem antes o que ia carregar eu iria dizer 13,45 kWh. Iria acertar em cheio. Porquê? Porque esse valor, 13,45 kWh, é 72,8% de 18,5 kWh (o máximo que um i-MiEV novo pode carregar). Ora é esse o valor que o meu i-MiEV considera para a sua capacidade desde março (36,4 Ah/50 Ah = 72,8%). Por isso, tudo ocorreu segundo o que eu esperava.
Mas não há dúvidas que ele estava longe dos 0,0% reais. Talvez ainda houvesse lá mais 10%. Sendo assim, o que ele gastará realmente para estar a 100% é 13,45 + 18,5 *10% = 15,25 kWh. Este é um valor que eu na atualidade obtenho com mais regularidade num carregamento dos 0 aos 100 (sem que haja reajuste de SoC pelo meio). Nesse caso, teria uma capacidade de 82,8%.
Mas a realidade é que eu provocando um segundo carregamento, eu consigo muitas vezes acrescentar mais 0,5 kWh no final desses 15,25 kWh, passam a 15,75 kWh e então 15,75/18,5 = 85% da capacidade inicial.
Isso quer dizer que eu e o meu i-MiEV não estamos de acordo relativamente a capacidade que ele tem. Ele acha que é de 11,6 kWh, eu acho que ele é de 13,6 kWh, mas um dia já foi de 16 kWh.
O que eu tenho visto é que um i-MiEV perde, com muita facilidade, nos primeiros tempos de utilização, um valor próximo dos 8% da sua capacidade. Depois a taxa de degradação mantêm-se baixa (a não ser que andemos com as células em torno dos 40 ºC). Assim, acredito que as minhas baterias estão apenas a 7% do que seria de esperar para um qualquer i-MiEV com um ano. Existem dois culpados para esses 7%, o dono que não soube manter as baterias frias, e o verão português que ajudou à festa. Isso acabou.
Se me perguntassem antes o que ia carregar eu iria dizer 13,45 kWh. Iria acertar em cheio. Porquê? Porque esse valor, 13,45 kWh, é 72,8% de 18,5 kWh (o máximo que um i-MiEV novo pode carregar). Ora é esse o valor que o meu i-MiEV considera para a sua capacidade desde março (36,4 Ah/50 Ah = 72,8%). Por isso, tudo ocorreu segundo o que eu esperava.
Mas não há dúvidas que ele estava longe dos 0,0% reais. Talvez ainda houvesse lá mais 10%. Sendo assim, o que ele gastará realmente para estar a 100% é 13,45 + 18,5 *10% = 15,25 kWh. Este é um valor que eu na atualidade obtenho com mais regularidade num carregamento dos 0 aos 100 (sem que haja reajuste de SoC pelo meio). Nesse caso, teria uma capacidade de 82,8%.
Mas a realidade é que eu provocando um segundo carregamento, eu consigo muitas vezes acrescentar mais 0,5 kWh no final desses 15,25 kWh, passam a 15,75 kWh e então 15,75/18,5 = 85% da capacidade inicial.
Isso quer dizer que eu e o meu i-MiEV não estamos de acordo relativamente a capacidade que ele tem. Ele acha que é de 11,6 kWh, eu acho que ele é de 13,6 kWh, mas um dia já foi de 16 kWh.
O que eu tenho visto é que um i-MiEV perde, com muita facilidade, nos primeiros tempos de utilização, um valor próximo dos 8% da sua capacidade. Depois a taxa de degradação mantêm-se baixa (a não ser que andemos com as células em torno dos 40 ºC). Assim, acredito que as minhas baterias estão apenas a 7% do que seria de esperar para um qualquer i-MiEV com um ano. Existem dois culpados para esses 7%, o dono que não soube manter as baterias frias, e o verão português que ajudou à festa. Isso acabou.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.