
Diário de Bordo Peugeot Ion - marcopns
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de bordo - lmlr
A parte onde a bateria gera menos calor a carregar é perto dos 100%, apesar de a carga ser quimicamente menos eficiente nessa altura. A razão é que nos estados de carga mais baixos é permitido carregar a correntes mais elevadas e a relação das perdas por efeito de Joule tem uma redução quadrática com a corrente (P = R x I^2). Quando está perto dos 100% a corrente permitida é muito baixa e apesar de parte da corrente não ser convertida em energia potencial química mas sim em calor, o total de calor gerado na bateria é consideravelmente menor. Assim é menos necessário ter o AC ligado nessa altura.
No Leaf também acontece isso. Já fiz uma carga "rápida" dos 80% aos 100% (95% na realidade) e a bateria praticamente não aqueceu. Já quando carrega a 125A aquece pelo menos 5 graus em 5 minutos (2 graus durante a carga e mais 3 graus após o fim da carga devido ao tempo que demora o calor do interior das células a chegar aos sensores). Considerando uma resistência de 0,15 Ohm, um valor típico dá uma potência de aquecimento da bateria de 0,15 x 125^2 = 2,3kW!
No Leaf também acontece isso. Já fiz uma carga "rápida" dos 80% aos 100% (95% na realidade) e a bateria praticamente não aqueceu. Já quando carrega a 125A aquece pelo menos 5 graus em 5 minutos (2 graus durante a carga e mais 3 graus após o fim da carga devido ao tempo que demora o calor do interior das células a chegar aos sensores). Considerando uma resistência de 0,15 Ohm, um valor típico dá uma potência de aquecimento da bateria de 0,15 x 125^2 = 2,3kW!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de bordo - lmlr
Talvez o meu nunca desligue o AC durante o carregamento exatamente por não ir até aos 100%. Ou não, porque acho que o pessoal se está a referir aos carregamentos a 80%, quando refere que o AC desliga antes do carregamento terminar. Quando o AC desliga antes do carregamento terminar, acabar por aquecer sempre qualquer coisa (os meus "colegas" americanos já fizeram medições e quantificaram esse aumento). Deve valer a pena pagar um pouco mais e assim proteger a bateria. Este i-MiEV tem sido uma caixinha de surpresas !!! Quando penso que sei mais alguma coisa, surgem mais umas quantas dúvidas.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Diário de bordo - lmlr
Penso que desliga, mas não tenho a certeza absoluta.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Diário de bordo - lmlr
Mais um passeio à Figueira, mas não estou a carregar no "privado" do Malm, fica muito afastado e escondido da porta.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de bordo - lmlr
Por acaso até sei a qual te referes (é ao do vídeo dos 201,4 km mesmo no final). Mas como tenho mais dois "postos" privados na Figueira, quem nos lê é capaz de ficar confundido (repara na mudança da colocação das aspas).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Diário de bordo - lmlr
Estava a brincar João. Simplesmente andei à procura do "teu" posto, mas acho que fica demasiado escondido. Eu fico ali pela zona azul, infelizmente, preferia antes a zona prata se houvesse 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de bordo - lmlr
Na Figueira? Onde?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de bordo - lmlr
Estás a ver lmlr, eu não dizia, já estamos a confundir o pessoal. Quando o lmlr se refere ao "posto" "privado" do Malm, está a referir-se a um lugar específico do piso -1 do Foz Plaza, o qual tem um quadro elétrico com tomadas e que é o lugar que eu sempre utilizo para carregar quando lá vou. É o lugar que aparece no final do vídeo sobre a viagem dos 201,4 km. Em conversa privada, disse ao lmlr que carregava sempre ali (já o faço há dois anos), porque é um local escondido, o que tem a vantagem de não criar confusões com a segurança (alguns podem não saber que é permitido, ainda no outro dia, quando fui a Lisboa, no Centro Comercial de Leiria, tinha lá um segurança junto ao carro a comunicar com os colegas, mas quando eu cheguei simplesmente afastou-se - esse lugar estava bem à vista), nem atrai curiosos (crianças inclusive). Também lhe disse que gostava de manter alguma reserva sobre a localização do lugar (e por isso o lmlr se refere como sendo "privado" do Malm), pois se chego lá e está ocupado lá tenho que ir procurar um novo. Mas existem por lá vários lugares junto a quadros que podem ser utilizados.Orlando Escreveu:Na Figueira? Onde?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Diário de bordo - lmlr
É pura brincadeira com o Malm! Vi por acaso no vídeo do Malm o local onde carrega(ou) e estava a brincar com ele. Aliás como faço normalmente com muita gente. Aquilo é um manancial de tomadas, quais virgens à espera de serem desfloradas, há para toda a gente, e espero que com a minha brincadeira não ter causado incómodo a ninguém.
Última edição por lmlr em 08 set 2013, 10:10, editado 1 vez no total.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de bordo - lmlr
Na boa, lmlr, eu só escrevi para que toda a gente perceba a conversa. O Orlando de certeza, não sabia que isto tem um estória, e já estava a pensar que havia um posto de carregamento (mobi-e ou similar) na Figueira. É que nós os dois, com o conhecimento que temos um do outro, para os outros, às vezes, parece que falámos por código
. Gostei dessa imagem, das virgens. Até nesse aspeto sou fiel, vou sempre à mesma
.


Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.