Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por rnlcarlov » 31 ago 2016, 13:52

sparrow Escreveu: vais trocar o bólide? ou estás só a dizer que vais deixar de te por em aventuras com ele?
Eu penso que é a 2ª opção. Acho o Malm é pessoa para espremer a bateria do bólide mesmo quando ele só fizer 50km por carga. :mrgreen:
E nessa altura troca por um bólide semelhante

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 31 ago 2016, 15:43

O rnlcarlov está certo, gostaria de daqui a 10 anos ainda andar com ele aqui na vila sem qualquer constrangimento. Mas naturalmente irei acabar por comprar um carro com 300 e muitos km de autonomia, em princípio até 2010. Os carros a combustível têm para mim os dias contados.

Mas uma avaria grave pode sempre acontecer e esses planos saírem gorados, agora por causa da degradação natural da bateria é que não vai ser. Aqui degrada-se a 0,8 Ah/ano (pena que isso só é verdade a partir de 2014). Fazendo minhas as contas do carro, vamos acabar o ano com 33,3 Ah (eu não sou muito fã das contas dele), sendo que em março estava com 33,8 Ah.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

HellMaster
Proprietário Leaf
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Mensagem por HellMaster » 31 ago 2016, 15:55

Malm Escreveu:O rnlcarlov está certo, gostaria de daqui a 10 anos ainda andar com ele aqui na vila sem qualquer constrangimento. Mas naturalmente irei acabar por comprar um carro com 300 e muitos km de autonomia, em princípio até 2010. Os carros a combustível têm para mim os dias contados.

Mas uma avaria grave pode sempre acontecer e esses planos saírem gorados, agora por causa da degradação natural da bateria é que não vai ser. Aqui degrada-se a 0,8 Ah/ano (pena que isso só é verdade a partir de 2014). Fazendo minhas as contas do carro, vamos acabar o ano com 33,3 Ah (eu não sou muito fã das contas dele), sendo que em março estava com 33,8 Ah.
Oh Malm, aí no teu planeta vão em que ano neste momento? :lol: :lol: (just kidding)
Concordo... carros a combustíveis fósseis estão a tornar-se eles mesmo em fosseis...
Se o futuro é eléctrico, pilha de hidrogénio, ou outros que ainda vão inventar, não sei, mas fóssil não é de certeza.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 31 ago 2016, 16:25

Queria dizer 2020 :). Afinal eu nasci no século passado. Realmente, já estamos na segunda década do século 21, para quem viu o euro a nascer isto já começa a ter uma rodagem respeitável. Acho que foi em 1/1/2002 que fui ainda muito cedinho a uma caixa multibanco levantar os meus primeiros euros. Já nem me lembro do tempo em que andava com duas moedas diferentes na carteira (é que não me lembro mesmo). Quanto mais velho estou menos diferença faz se é 2006 ou 2016, olhamo-nos ao espelho e estamos quase na mesma, a casa onde moramos é a mesma, o emprego é o mesmo, um filho que é o mesmo e com quem convivo todos os dias como há dez anos, tal como a mulher que também é a mesma. Não fosse o i-MiEV e eu vivia tal e qual como em 2006, daí a confusão.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

HellMaster
Proprietário Leaf
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Mensagem por HellMaster » 31 ago 2016, 18:25

Malm Escreveu:Queria dizer 2020 :). Afinal eu nasci no século passado. Realmente, já estamos na segunda década do século 21, para quem viu o euro a nascer isto já começa a ter uma rodagem respeitável. Acho que foi em 1/1/2002 que fui ainda muito cedinho a uma caixa multibanco levantar os meus primeiros euros. Já nem me lembro do tempo em que andava com duas moedas diferentes na carteira (é que não me lembro mesmo). Quanto mais velho estou menos diferença faz se é 2006 ou 2016, olhamo-nos ao espelho e estamos quase na mesma, a casa onde moramos é a mesma, o emprego é o mesmo, um filho que é o mesmo e com quem convivo todos os dias como há dez anos, tal como a mulher que também é a mesma. Não fosse o i-MiEV e eu vivia tal e qual como em 2006, daí a confusão.
:) Só te posso dizer que faço votos para que daqui a 10 possas dizer o mesmo... Que tudo o que mude seja o carro, (ou o emprego, se for para melhor) e já é muito bom sinal ;)
Eu também já não me lembro dos meus primeiros euros... Lembro-me das confusões com as trocas de escudos por euros, e de muita gente ser enganada à pala dessa troca, (especialmente velhotes nas áreas mais rurais), e lembro-me de falarem no ECU, que foi o sistema que o precedeu, e que na altura eu nunca percebi muito bem, mas sei que para lá tenho umas moedas comemorativas "sabe-se lá de quê" que eram de 5 ECU. :) mas de resto, acho que as memórias estavam retidas no cabelo e não no cérebro... quando o cabelo começou a caír, as memórias foram ao sabor do vento... :lol:

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 02 set 2016, 17:49

Neste caso, ser pioneiro é efémero. Efémero como ser girino. É como eu me sinto agora, um girino. Algo inacabado, que o tempo se encarregará de transformar no anfíbio que a Biologia considera a verdadeira entidade suprema da espécie. Não é que tenha sido muito giro ser girino, foi espetacular mesmo. Mas tenho de confessar que olho com uma sensação de admiração para os Leaf de 30 kWh :shock:, os i3 de 33 kWh :shock:. E o futuro próximo vai trazer Teslas mais baratos e os 60 kWh do e-ampera que poderemos ver já a circular em 2017 :shock: :shock: :shock: , e sabe-se lá mais o quê... . O apelo para a metamorfose é cada vez mais forte, a natureza é implacável. É apenas uma questão de tempo. Mas sem pressa (como seria de esperar).

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 04 set 2016, 14:27

Malm Escreveu:Como devem ter reparado, eu pedi ao mago que o carro não fizesse uma correção extraordinária para baixo. Mas é possível que isso venha a acontecer, porque chegando o outono não mais os 25 ºC vão ser comuns nas minhas baterias. A capacidade vai descer, não porque as baterias estejam a degradar mais rápido, mas por que estão mais frescas. O que a longo prazo é ótimo. Rezemos então que a faça apenas no primeiro dia de 2017 só para que eu posso dizer que em 2016 a degradação ficou abaixo dos 1 Ah.
Afinal nem foi preciso esperar pelo outono :( . Não me valeram de nada as rezas, nem o pedido ao mago,... Hoje, mesmo debaixo do meu nariz, num ápice, os 34Ah transformaram-se em 33Ah. É isso mesmo, o meu carro tem agora 33Ah.

1Ah deu no início do verão, 1Ah tirou no final do verão. Lá deve ter programado que quando a capacidade estabelecida não bate certo com as medições mais recentes, toca a fazer acertos de 1 para cima ou para baixo. Eu posso ter antecipado o outono, com os tratamentos de frio que tem levado desde que veio do Algarve. Ainda há 15 dias podia lá ter enfiado 34,8Ah (chegou mesmo a ter 34,6Ah na bateria durante o verão), mas agora estabeleceu como capacidade 33Ah :( .

ICEM4N
Proprietário Ion
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Mensagem por ICEM4N » 05 set 2016, 09:21

Malm Escreveu:
Malm Escreveu:Como devem ter reparado, eu pedi ao mago que o carro não fizesse uma correção extraordinária para baixo. Mas é possível que isso venha a acontecer, porque chegando o outono não mais os 25 ºC vão ser comuns nas minhas baterias. A capacidade vai descer, não porque as baterias estejam a degradar mais rápido, mas por que estão mais frescas. O que a longo prazo é ótimo. Rezemos então que a faça apenas no primeiro dia de 2017 só para que eu posso dizer que em 2016 a degradação ficou abaixo dos 1 Ah.
Afinal nem foi preciso esperar pelo outono :( . Não me valeram de nada as rezas, nem o pedido ao mago,... Hoje, mesmo debaixo do meu nariz, num ápice, os 34Ah transformaram-se em 33Ah. É isso mesmo, o meu carro tem agora 33Ah.

1Ah deu no início do verão, 1Ah tirou no final do verão. Lá deve ter programado que quando a capacidade estabelecida não bate certo com as medições mais recentes, toca a fazer acertos de 1 para cima ou para baixo. Eu posso ter antecipado o outono, com os tratamentos de frio que tem levado desde que veio do Algarve. Ainda há 15 dias podia lá ter enfiado 34,8Ah (chegou mesmo a ter 34,6Ah na bateria durante o verão), mas agora estabeleceu como capacidade 33Ah :( .
Verifico 2 coisas para ja na bateria claro que ainda muito cedo para tirar conclusoes.
O carro estando parado por ex 15 dias demora mais a retirar 0.1ah, no entanto, fazendo o dobro dos km normais nao perde mais rapidamente os amperes.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 05 set 2016, 15:03

Essa dos 15 dias parado não verifiquei ainda porque o máximo que esteve parado foi uma semana. De resto, fora as atualizações extraordinárias, costuma ser um relógio. Se perdeu a última vez 0,1Ah no dia 18/8, prevejo a passagem de 33Ah para 32,9Ah no dia 6 ou 7 de setembro. Está quase.

ICEM4N
Proprietário Ion
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Mensagem por ICEM4N » 05 set 2016, 15:19

Malm Escreveu:Essa dos 15 dias parado não verifiquei ainda porque o máximo que esteve parado foi uma semana. De resto, fora as atualizações extraordinárias, costuma ser um relógio. Se perdeu a última vez 0,1Ah no dia 18/8, prevejo a passagem de 33Ah para 32,9Ah no dia 6 ou 7 de setembro. Está quase.
Ate chegar o verao perdia 0.1 a cada 23 dias e depois de Julho 28 dias ja por 2x seguidas.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”