Diário de Bordo Peugeot Ion - marcopns
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diário de bordo - lmlr
Já agora, é o primeiro inverno que vou passar com o carro, e já li aqui muito da descida de autonomia devido ao frio. É uma descida de autonomia efectiva, ou é uma estimativa pessimista por as baterias estarem mais frias, e com o andamento recuperamos essa autonomia?
Se for perca de autonomia devido ao frio, há alguns truques, mais para viagens maiores, que se possam usar? Género acabar o carregamento o mais perto possível da hora de iniciar a marcha, ou outros?
Se for perca de autonomia devido ao frio, há alguns truques, mais para viagens maiores, que se possam usar? Género acabar o carregamento o mais perto possível da hora de iniciar a marcha, ou outros?
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
A perda de autonomia com o frio deve-se, em parte, ao facto de a capacidade da bateria diminuir. Após cada carregamento, a bateria vai acomodar menos carga. Mas em Portugal, como as temperaturas não são muito baixas, a diferença é mínima. O problema é o uso do aquecimento. Isso sim, reduz a autonomia de forma muito significativa. Eu viajo muito bem agasalhado, com luvas, gorro, meias grossas,... a mulher e o garoto vão enrolados em cobertores.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
Malm Escreveu:A perda de autonomia com o frio deve-se, em parte, ao facto de a capacidade da bateria diminuir. Após cada carregamento, a bateria vai acomodar menos carga. Mas em Portugal, como as temperaturas não são muito baixas, a diferença é mínima. O problema é o uso do aquecimento. Isso sim, reduz a autonomia de forma muito significativa. Eu viajo muito bem agasalhado, com luvas, gorro, meias grossas,... a mulher e o garoto vão enrolados em cobertores.

-
- Proprietário Leaf
Agora que referiste o assunto, há umas mantas polares no IKEA que devem ser excelentes para o efeito
.

- Filipe
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
E eu que pensava que um Tabuense, era uma espécie quase Polar, isto é, adaptado a temperaturas progélido. 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Depois que fizeram a barragem da Aguieira, o frio mudou-se mais para o lado da serra. Além disso, eu sou tabuense por adoção, porque vivi até aos 18 anos na Figueira da Foz. Mas de há uns meses para cá, comecei a apreciar muito mais o frio, vá-se lá saber porquê
.

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
Então já somos dois. Prefiro o frio.
-
- Proprietário Leaf
Quando acabou a carga, de madrugada, apresentava 125km, hoje de manhã dava 127km, não é uma grande diferença.
-
- Proprietário Leaf
Em preparação um novo passeio. Saída para Mira, onde vou almoçar (o carro também) em casa de uns amigos. Seguida para a Barra, Aveiro e Pateira de Fermentelos onde vou ficar. No domingo, devo ir até ao Porto.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Quanto maior for o valor inicial, maior vai ser a diferença para o final. O calculo e feito com a percentagem de SoC que falta para os 100%. O teu deve ter carregado até aos 98.5% de SoC. Deve ter adicionado mais 1,5% aos 125 km.lmlr Escreveu:Quando acabou a carga, de madrugada, apresentava 125km, hoje de manhã dava 127km, não é uma grande diferença.
Eu e o Harry Potter damos-te as boas vindas ao clube.
Bom passeio. Não te peço para me avisares se vires por lá a minha tartaruga porque já percebi que ela, afinal, nunca abandonou o meu i-MiEV, a 73 (e não só) e que não a deixam aparecer.