
Diário de bordo - Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
Em 2011 preço rondava os 15.000 €. A tendência é este valor baixar significativamente nos próximos anos. Não conheço nenhum registo de alguém que tenha comprado uma.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo - Malm
Penso que tenho dados mais concretos sobre a longevidade das baterias dos i-MiEV. Estes são os factos:
- Ao fim de 10 anos, é expectával que a capacidade da bateria seja de 65% em relação à inicial, se as baterias se mantiverem a 25º C.
- Ao fim de mil ciclos, a 25º C, uma bateria fica com 85% da capacidade. Ao fim dos mesmos mil ciclos, a 45º C, a capacidade desce para 70%. Tratam-se de ciclos de 3 horas a 50 A.
As temperaturas médias em Portugal, ano de 2012, foram: Porto - 14,9ºC, Lisboa - 17,5ºC, Faro - 18,2ºC, Castelo Branco - 15,9ºC, Beja - 16,7ºC, Bragança - 12,6ºC .
Pergunto eu: não será boa ideia deixar o carro na rua de noite, principalmente agora que as temperaturas começam a descer?
- Ao fim de 10 anos, é expectával que a capacidade da bateria seja de 65% em relação à inicial, se as baterias se mantiverem a 25º C.
- Ao fim de mil ciclos, a 25º C, uma bateria fica com 85% da capacidade. Ao fim dos mesmos mil ciclos, a 45º C, a capacidade desce para 70%. Tratam-se de ciclos de 3 horas a 50 A.
As temperaturas médias em Portugal, ano de 2012, foram: Porto - 14,9ºC, Lisboa - 17,5ºC, Faro - 18,2ºC, Castelo Branco - 15,9ºC, Beja - 16,7ºC, Bragança - 12,6ºC .
Pergunto eu: não será boa ideia deixar o carro na rua de noite, principalmente agora que as temperaturas começam a descer?
Última edição por Malm em 22 set 2013, 10:35, editado 5 vezes no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
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Re: Diário de bordo - Malm
Parece-me bastante exagerada essa degradação, além de que não é somando as percentagens que se obtém a degradação final. A degradação é sempre em relação ao valor anterior, ou seja .927 x 0.93 x 0,937,.... o que daria 55% de capacidade restante ao fim de 10 anos. Isto faz com que a degradação nunca atinja 0 antes de infinito, como é expectável.
É de facto preferível deixar os carros fora de casa durante a noite, especialmente no Verão. O problema é como carregar o carro.
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de bordo - Malm
Vamos lá então rever o assunto...
Última edição por Malm em 11 set 2013, 09:43, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de bordo - Malm
O mjr, como sempre, tem razão. Corrigi o que tinha escrito porque tirei conclusões erradas. O que está correto é esperar ao fim de 10 anos, uma degradação de 35% da bateria . (Já corrigi a conclusão estapafurdia que tinha tirado de a degradação ser cada ano menos 7% da inicial, a taxa de degradação diminui, de facto, ao longo do tempo).Malm Escreveu:Penso que tenho dados mais concretos sobre a longevidade das baterias dos i-MiEV. Estes são os factos:
- Ao fim de 10 anos, é expectával que a capacidade da bateria seja 65% em relação à inicial, se as baterias se mantiverem a 25º C.
- Ao fim de mil ciclos, a 25º C, uma bateria fica com 85% da capacidade. Ao fim dos mesmos mil ciclos, a 45º C, a capacidade desce para 70%. Tratam-se de ciclos de 3 horas a 50 A.
As temperaturas médias em Portugal, ano de 2012, foram: Porto - 14,9ºC, Lisboa - 17,5ºC, Faro - 18,2ºC, Castelo Branco - 15,9ºC, Beja - 16,7ºC, Bragança - 12,6ºC .
Pergunto eu: não será boa ideia deixar o carro na rua de noite, principalmente agora que as temperaturas começam a descer?
O que gostaria de salientar é a importância da temperatura. Mante-la abaixo dos 25º C a maior parte do tempo é fundamental para lhe aumentar a longevidade. Isto é ainda mas importante se as nossas baterias andarem com cargas próximas dos 100% muito tempo.
Última edição por Malm em 22 set 2013, 10:36, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de bordo - Malm
Não pode negar as suas tendências para elucidar a comunidade Ev, o Prof. Malm. 

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Re: Diário de bordo - Malm
Pois, só que a personagem é na realidade professor de Biologia e Geologia, pelo que nunca soube nada de baterias, BMS, inversores,... Assim, é natural chegar a conclusões precipitadas sem jeito nenhum.Filipe Escreveu:Não pode negar as suas tendências para elucidar a comunidade Ev, o Prof. Malm.
O mjr já há muito tempo aqui escreveu - o principal contribuinte para a degradação é o calor, e o 2º fator é... o calor. O que eu estou a dizer não é nada de novo, portanto. Na altura, não fiquei muito convencido mas agora, estou 100% de acordo com o mjr.
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Re: Diário de bordo - Malm
Estou a pensar comprar um carro frigorifico....e depois punha lá o carro a cargar.... 

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Re: Diário de bordo - Malm
Já mandei vir o meu conetor OBD. Ficou-me por 85€ (vamos lá ver se corre tudo bem).Trata-se de STN1170. O ELM 327 não funciona nos i-MiEV (era mais barato
). Tenho de comprar também um dispositivo android compativel. Vamos lá ver se daqui a um mês ponho aqui uns screenshoots do canIon (aplicação android específica para i-MiEV e clones). Se tudo correr bem, vou ter informação da temperatura das baterias, algo que o i-MiEV não mostra. E também se as células estão todas de saúde (devem estar, se não estivessem notava-se, de certeza). O pessoal imievesco que tem tido problemas com uma célula, ao fim de pouco tempo começa a carregar vez menos barras e a mitsubishi troca-lhes o pack todo por um novinho em folha.

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Re: Diário de bordo - Malm
A capacidade máxima do i-MiEV será 48,5 ou 50 Ah? Encontrei os dois valores
.

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