Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 02 jan 2014, 01:28

"The i-MIEV"

Truck goes brum, plane goes zoom.
Bell goes dong, and coin goes clink.
Door goes slam. Heart goes beat, and the telephone goes buzz.
Ducks say quack and clock tick tack, and the train makes uh uh uh.
But there's one sound that no one knows...
WHAT DOES THE i SOUND?
Ring-ding-ding-ding-dingeringeding!
Gering-ding-ding-ding-dingeringeding!
Gering-ding-ding-ding-dingeringeding!
WHAT IS THE i SOUND?
Wa-pa-pa-pa-pa-pa-pow!
Wa-pa-pa-pa-pa-pa-pow!
Wa-pa-pa-pa-pa-pa-pow!
WHAT IS THE i SOUND?
Hatee-hatee-hatee-ho!
Hatee-hatee-hatee-ho!
Hatee-hatee-hatee-ho!
WHAT IS THE i SOUND?
Joff-tchoff-tchoff-tchoffo-tchoffo-tchoff!
Joff-tchoff-tchoff-tchoffo-tchoffo-tchoff!
Joff-tchoff-tchoff-tchoffo-tchoffo-tchoff!
WHAT IS THE i SOUND?
You are thin, but so tall, you can be fast for something small.
Tiny wheels, up the hill, suddenly you're standing still.
Your time is now, no CO2, and no greenhouse effect too.
But if you meet a friendly Leaf, will you communicate by mo-o-o-o-orse, mo-o-o-o-orse, mo-o-o-o-orse?
Or magnetic lines of fo-o-o-orce, fo-o-o-orce, fo-o-o-orce?
WHAT DOES THE i SOUND?!
Jacha-chacha-chacha-chow!
Jacha-chacha-chacha-chow!
Jacha-chacha-chacha-chow!
WHAT IS THE i SOUND?
Fraka-kaka-kaka-kaka-kow!
Fraka-kaka-kaka-kaka-kow!
Fraka-kaka-kaka-kaka-kow!
WHAT IS THE i SOUND?
A-hee-ahee ha-hee!
A-hee-ahee ha-hee!
A-hee-ahee ha-hee!
WHAT IS THE i SOUND?
A-oo-oo-oo-ooo!
Woo-oo-oo-ooo!
WHAT DOES THE i SOUND?!
The secret of the i, that’s a mystery.
Somewhere deep in the traffic, I know you're hiding.
What is your sound? Will we ever know?
Will always be a mystery, what do you sound?
You became so real, no one will stop you now.
What is your sound? (A-bubu-duh-bubu-dwee-dum a-bubu-duh-bubu-dwee-dum)
Will we ever know? (A-bubu-duh-bubu-dwee-dum)
I want to, I want to, I want to know! (A-bubu-duh-bubu-dwee-dum)
(Bay-buh-day bum-bum bay-dum)
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Filipe » 02 jan 2014, 02:07

Nota-se, finalmente OCTAGENÁRIO, como será o CENTENÁRIO. :mrgreen:
Última edição por Filipe em 10 jan 2014, 01:40, editado 1 vez no total.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 02 jan 2014, 08:23

Se gostaram preencham a página 80 com likes. Há mais de onde veio esta letra, se calhar fica guardada para o centenário, ou não? If you enjoy it give me a like in this page. There's more where that came from, maybe is saved for the centenary, or not?

A melodia, claro está, é a de Ylvis - The Fox (What does the fox say?) http://www.youtube.com/watch?v=jofNR_WkoCE
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Filipe » 02 jan 2014, 11:41

Gosto :D ,fiche Like :)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

serges
Mensagens: 68
Registado: 27 set 2013, 10:52
Data de fabrico: 26 ago 2007
Capacidade bateria: 41,6 Ah

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por serges » 09 jan 2014, 22:52

E o ponto de carga de Aveiras???

Bem e kms???? Quantos vão?

De resto tenho visto muitos ions alguns c zeros e nenhuns Miev's...

Preços mexidas é que nada... Estou com esperança que desça em fevereiro.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 10 jan 2014, 11:37

Telefonei ainda agora para lá. Dizem-me que continua inoperacional. Já passou os 57.000 km. Mais 3 meses e tem 3 anos. É o carro com baterias de lítio mais velho do fórum. O mistério continua, não o do som que ela faz, mas o da degradação que apresenta. Mesmo que o venha a saber, estaremos só a falar do meu, e será um erro generalizar. Parece-me que tem células mais fracas, apesar de todas carregarem até aos 4,1 V. Parece-me que são essas células que limitam agora a autonomia, parece-me que o carro não calcula o SoC através da voltagem da célula mais fraca, e por isso pode parar com 14,5% de SoC, parece-me que se o carro tiver uma célula que descarrega muito mais depressa que as outras, até poderá parar com valores de SoC ainda superiores. Parece-me prematuro fazer comparações.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 10 jan 2014, 12:50

O Leaf apresenta, internamente, o SOC de acordo com o que parece ser o SOC médio das células. Já a energia utilizável (gids) está de acordo com a célula mais fraca. Não há esse dado no iMiEV?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 10 jan 2014, 13:46

mjr Escreveu:O Leaf apresenta, internamente, o SOC de acordo com o que parece ser o SOC médio das células. Já a energia utilizável (gids) está de acordo com a célula mais fraca. Não há esse dado no iMiEV?
Pois, até agora isso dos gids tem sido para mim um mistério. Não, até agora não encontrei tal coisa. Apenas SoC. Embora eu ache que ele utilize outro parâmetro, que não o SoC, para ativar a tartaruga (algo que também não foi descrito por mais ninguém até agora). Talvez também por lá esteja, nas entranhas, mas nem o carro o dá, nem o Canion (por enquanto).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 10 jan 2014, 14:46

Quando aconteceu o episódio de com mais de 10% de SOC aparecer a tartaruga, qual era a estimativa de km de autonomia dada pelo carro? No Leaf tudo leva a crer que o GOM usa os gids e o consumo médio recente para estimar a autonomia. Se no iMiEV também for assim, esse parâmetro tem de estar a circular no barramento CAN.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 10 jan 2014, 15:57

mjr Escreveu:Quando aconteceu o episódio de com mais de 10% de SOC aparecer a tartaruga, qual era a estimativa de km de autonomia dada pelo carro? No Leaf tudo leva a crer que o GOM usa os gids e o consumo médio recente para estimar a autonomia. Se no iMiEV também for assim, esse parâmetro tem de estar a circular no barramento CAN.
Para responder a essa pergunta foi preciso retroceder à página 46 deste diário e a situação foi parar com 14,5% de SoC (a tartaruga aparece mas só se mantém por 1 s, depois desaparece - talvez apareça quando a voltagem da 73 é 2,75 V, e quando a 73 recupera um pouco de voltagem ela desapareça), parou a indicar 8 km de autonomia estimada. O meu carro utiliza o consumo médio recente e o SoC para calcular a autonomia estimada. Com 14,5% de SoC ele considera (andando devagar na última viagem) que ainda se conseguem fazer 8 km. Não vejo aqui qualquer prova de determinação de gids.

Até acho que consigo pô-lo a parar, com a 73 a 2,75V, com SoC superior a 25% e autonomias estimadas de 40 km :shock: . Sem carregamentos de, pelo menos, 90% e sem deixar estar as baterias durante um tempo sem carregar/descarregar, ele começa a perder-se completamente no SoC.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”