Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N
Enviado: 03 out 2015, 22:26
Já sabemos que em 2012 os irmãos franceses do MiEV passaram a ter uma bateria de 14,5 kWh (80 células) em vez de 16 kWh (88 células).
A PSA na altura disse que os carros iriam manter a autonomia anterior porque a travagem regenerativa era agora mais eficiente. A verdade é que houve uma mudança na química das células, a LEV50 foi substituída pela LEV50N. Uma mudança de electrólito que permite ser mais resistente, parecido ao que aconteceu nos Leaf com a bateria lagarto. A curva de Ragone também melhorou bastante.
Estas novas células mais resistentes para além de serem usadas de 2012 adiante nos trigémeos, são também as usadas no Mitsubishi Outlander PHEV.
Assim, quem quiser comprar um trigémeo usado e preferia escolher um de 2011 por causa da maior bateria, sabe agora que se calhar ao escolher um de 2012 é melhor solução.
http://translate.google.com/translate?d ... -miev-ion/
LEV50:
http://www.gs-yuasa.com/jp/technic/vol5 ... _1_021.pdf
LEV50N:
http://www.gs-yuasa.com/us/technic/vol9 ... 01_026.pdf
A PSA na altura disse que os carros iriam manter a autonomia anterior porque a travagem regenerativa era agora mais eficiente. A verdade é que houve uma mudança na química das células, a LEV50 foi substituída pela LEV50N. Uma mudança de electrólito que permite ser mais resistente, parecido ao que aconteceu nos Leaf com a bateria lagarto. A curva de Ragone também melhorou bastante.
We have developed new large sized 50 Ah lithium ion cells with specific energy of 110 Wh kg for electric vehicle (EV) applications. The cells were redesigned on the basis of advanced technologies optimized composition of lithium manganese oxide positive active material and adoption of electrolyte additive. The cells exhibit excellent performances namely, the high rate discharge capability at 6 C rate at 25 °C is 96% based on 0.2 C rate, and the retained discharge capacity is 90% after 700 cycles under the condition of D.O.D. 100% at 45 °C.
Melhorias:
1) uma menor resistência interna @ 25 ° C: 1,4 mOhm (LEV50N) a 1,8 mOhm (LEV50), com os seguintes efeitos:
1a) com 6C descarga @ 25 ° C: a uso de 94% da capacidade nominal em LEV50N e apenas 86% são possíveis em LEV50
1b) descarga com 1C @ -25 ° C: comportamento semelhante como na 1a), mas LEV50N é, em parte, até 0.2V () no LEV50!
1c) o nível de tensão de LEV50N está localizado depois de 60 segundos de descarga no 2C @ 25 ° C superior em 0.05V
2) baixa auto-descarga em altas temperaturas
2a) restantes LEV50N capacidade durante o armazenamento por 240 dias @ 45 ° C: 90%, não há dados comparativos de LEV50
2) aumento da expectativa de vida
2a) LEV50N capacidade restante, 1.000 ciclos @ 25 ° C: 92%
2b) LEV50N capacidade restante, 1000 ciclos @ 45 ° C: 86%
2c) LEV50 capacidade restante, 1000 ciclos @ 25 ° C: 86%
Estas novas células mais resistentes para além de serem usadas de 2012 adiante nos trigémeos, são também as usadas no Mitsubishi Outlander PHEV.
Assim, quem quiser comprar um trigémeo usado e preferia escolher um de 2011 por causa da maior bateria, sabe agora que se calhar ao escolher um de 2012 é melhor solução.
http://translate.google.com/translate?d ... -miev-ion/
LEV50:
http://www.gs-yuasa.com/jp/technic/vol5 ... _1_021.pdf
LEV50N:
http://www.gs-yuasa.com/us/technic/vol9 ... 01_026.pdf