Pré-apresentação
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 119
- Registado: 31 jul 2016, 14:44
- Data de fabrico: 29 set 2016
- Capacidade bateria: 30 kWh
Pré-apresentação
Olá a todos,
Chamo-me Pedro e agora só posso fazer uma "pré-apresentação" porque o meu electrodoméstico com rodas só chega em finais de outubro (Leaf 30 Acenta Novo)!
Depois vejo que o ZOE dominou as vendas de VE nos últimos meses... Pudera, com a Nissan a demorar 3 meses na entrega de Leafs...
Portanto, nada de DB por enquanto.
Achei que era altura de trocar o meu velhinho CI com 15 anos. Faço cerca de 60Km no mínimo por dia (Feira->Porto->Feira) mais alguns Km ao fim-de-semana (cerca de 20000 Km ano) e as contas no excel tiraram-me as dúvidas!
Já agora, como sou novo nestas andanças de VE (e caixa automática) agradeço que me esclareçam sobre algumas dúvidas:
1) Conduzem em "D" ou "B" regularmente? Se o "B" faz o mesmo que o "D" mas regenera mais energia, o "D" não serve apenas para ultrapassagens em AE e pouco mais?
2) "Eco" ON ou OFF?
3) Se calhar depende da situação, não? Sendo assim, como conduzem em AE, Nacional Rápida (daquelas que raramente tem semáforos e povoações), Nacional Lenta (algumas povoações, rotundas e semáforos), Pára-arranca e cidade?
4) O "N" tem alguma utilidade no dia-a-dia ou só serve para rebocar quando ficarmos com 0%!
Obrigado!
Chamo-me Pedro e agora só posso fazer uma "pré-apresentação" porque o meu electrodoméstico com rodas só chega em finais de outubro (Leaf 30 Acenta Novo)!
Depois vejo que o ZOE dominou as vendas de VE nos últimos meses... Pudera, com a Nissan a demorar 3 meses na entrega de Leafs...
Portanto, nada de DB por enquanto.
Achei que era altura de trocar o meu velhinho CI com 15 anos. Faço cerca de 60Km no mínimo por dia (Feira->Porto->Feira) mais alguns Km ao fim-de-semana (cerca de 20000 Km ano) e as contas no excel tiraram-me as dúvidas!
Já agora, como sou novo nestas andanças de VE (e caixa automática) agradeço que me esclareçam sobre algumas dúvidas:
1) Conduzem em "D" ou "B" regularmente? Se o "B" faz o mesmo que o "D" mas regenera mais energia, o "D" não serve apenas para ultrapassagens em AE e pouco mais?
2) "Eco" ON ou OFF?
3) Se calhar depende da situação, não? Sendo assim, como conduzem em AE, Nacional Rápida (daquelas que raramente tem semáforos e povoações), Nacional Lenta (algumas povoações, rotundas e semáforos), Pára-arranca e cidade?
4) O "N" tem alguma utilidade no dia-a-dia ou só serve para rebocar quando ficarmos com 0%!
Obrigado!
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Pré-apresentação
Bem vindo Pedro!
Vieste ao sitio certo para tirar duvidas.
E eu a pensar que era o único com longa espera pelo seu Leaf... (estou à espera à 2 meses e uns dias)
Como ainda estou à espera não te posso ajudar nas questões que puseste mas logo logo aparece alguém para te responder.
Vieste ao sitio certo para tirar duvidas.
E eu a pensar que era o único com longa espera pelo seu Leaf... (estou à espera à 2 meses e uns dias)
Como ainda estou à espera não te posso ajudar nas questões que puseste mas logo logo aparece alguém para te responder.
Re: Pré-apresentação
Bem vindo ao Futuro, Hoje.
Pessoalmente sempre conduzo em D, o meu Leaf é um MK1, portanto não tem B e o ECO só uso em absoluta necessidade, como em tudo na vida é também uma questão muito pessoal.
O N também dá para o túnel de lavagem automática.
Parabéns e esperamos relatos da experência.
Saudações Eléctricas.
Pessoalmente sempre conduzo em D, o meu Leaf é um MK1, portanto não tem B e o ECO só uso em absoluta necessidade, como em tudo na vida é também uma questão muito pessoal.
O N também dá para o túnel de lavagem automática.
Parabéns e esperamos relatos da experência.
Saudações Eléctricas.
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/
Re: Pré-apresentação
Olá! Bem vindo!
1º - Em cidade o modo B pode dar imenso jeito, porque a regeneração é claramente mais forte que em eco, o que permite uma condução extremamente confortável, quase sem usar os travões, enquanto que em Eco, a regeneração é menor, logo trava menos.
2º O Eco é na minha opinião melhor para quem tem menos experiência e pretende gastar menos, porque o acelerador fica mais pesado, e é necessário acelerar muito para o carro dar a potência máxima, o que em D não acontece, em D o acelerador está leve. Eu pessoalmente, vario bastante entre o Eco e o D, a subir uso o D, porque não pretendo que regenere se desacelerar, o que tem o efeito contrário para quem pretende poupar energia, visto que vai fazer esforço adicional quando voltar a acelerar. Em D também regenera, mas muito menos que em Eco.
3º Em AE conduzo com D e Eco (tenho um mk1 não tem modo B) quando são descidas mais acentuadas e pretendo regenerar o máximo sem perder velocidade. Nestes casos o cruise control pode dar uma mãozinha, nas restantes costuma gastar mais se já tiver a sensibilidade correcta no pé
4º O N para mim não tem qualquer utilidade, e se for rebocado por ter 0% algo está mal na sua visão, porque o carro avisa com bateria fraca, bateria muito fraca e depois entra em modo tartaruga. Se o carro tiver 200 klms de autonomia, não tente fazer 250 sem recarregar, a não ser que vá muito devagar e tenha toneladas de experiência e paciência
Espero ter ajudado.
1º - Em cidade o modo B pode dar imenso jeito, porque a regeneração é claramente mais forte que em eco, o que permite uma condução extremamente confortável, quase sem usar os travões, enquanto que em Eco, a regeneração é menor, logo trava menos.
2º O Eco é na minha opinião melhor para quem tem menos experiência e pretende gastar menos, porque o acelerador fica mais pesado, e é necessário acelerar muito para o carro dar a potência máxima, o que em D não acontece, em D o acelerador está leve. Eu pessoalmente, vario bastante entre o Eco e o D, a subir uso o D, porque não pretendo que regenere se desacelerar, o que tem o efeito contrário para quem pretende poupar energia, visto que vai fazer esforço adicional quando voltar a acelerar. Em D também regenera, mas muito menos que em Eco.
3º Em AE conduzo com D e Eco (tenho um mk1 não tem modo B) quando são descidas mais acentuadas e pretendo regenerar o máximo sem perder velocidade. Nestes casos o cruise control pode dar uma mãozinha, nas restantes costuma gastar mais se já tiver a sensibilidade correcta no pé
4º O N para mim não tem qualquer utilidade, e se for rebocado por ter 0% algo está mal na sua visão, porque o carro avisa com bateria fraca, bateria muito fraca e depois entra em modo tartaruga. Se o carro tiver 200 klms de autonomia, não tente fazer 250 sem recarregar, a não ser que vá muito devagar e tenha toneladas de experiência e paciência
Espero ter ajudado.
-
- Mensagens: 56
- Registado: 20 jun 2016, 11:06
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Pré-apresentação
Longa espera...? Contactei um concessionário para aquisição de um Tekna 30kw e branco e, após colocar a encomenda, disse-me meados de Janeiro de 2017!!!pemifer Escreveu:Bem vindo Pedro!
Vieste ao sitio certo para tirar duvidas.
E eu a pensar que era o único com longa espera pelo seu Leaf... (estou à espera à 2 meses e uns dias)
Como ainda estou à espera não te posso ajudar nas questões que puseste mas logo logo aparece alguém para te responder.
- joaocfgoncalves
- Proprietário i3
- Mensagens: 909
- Registado: 30 jan 2014, 01:48
- Data de fabrico: 23 abr 2014
- Capacidade bateria: 18.8 kWh
Re: Pré-apresentação
Bem vindo.
Quanto ao tipo de condução, apenas lhe digo que uso no i3 Eco Pro+ nas nacionais porque está limitado aos 90km/h e regenera bastante.
Na autoestrada uso Eco Pro por estar limitado aos 120km/h (posto por mim), quando tenho tempo para a viagem. E uso CONFORT, quando quero ter uma condução agressiva desportiva.
Concluindo, use e abuse do carro, vais adorar conduzir em qualquer modo. Sem stress...
Parabéns
Quanto ao tipo de condução, apenas lhe digo que uso no i3 Eco Pro+ nas nacionais porque está limitado aos 90km/h e regenera bastante.
Na autoestrada uso Eco Pro por estar limitado aos 120km/h (posto por mim), quando tenho tempo para a viagem. E uso CONFORT, quando quero ter uma condução agressiva desportiva.
Concluindo, use e abuse do carro, vais adorar conduzir em qualquer modo. Sem stress...
Parabéns
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Pré-apresentação
Bem vindo conterrâneo!
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Pré-apresentação
Bem vindo....essa espera vai ser brutal!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 237
- Registado: 19 abr 2016, 13:55
- Data de fabrico: 12 jul 2016
- Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras
Re: Pré-apresentação
Bem vindo.
Eu recebi o meu na semana passada (Tekna 30kw). Demorou, desde a encomenda formal, 2 meses e 1 semana.
E disseram-me que chegou cedo, pois o esperado era meio de agosto...
Relativamente ao D, B e Eco, eu conduzo sempre em Eco D quando vou em estrada nacional ou AE. Quando quero ultrapassar, tiro o Eco, pois dá jeito a aceleração extra. Em cidade uso o Eco B, pois ajuda bastante nas reduções para semáforos, que regenera mais e reduz velocidade relativamente depressa.
Em subidas mais acentuadas também não costumo usar o Eco. não sei se é só impressão ou não, mas dá a sensação que o que ganho ne aceleração mais lenta, perco assim que levanto o pé, pois ele regenera e tenho de voltar a acelerar...
Já agora... sem querer meter-me onde não sou chamado, mas como dica... Sabe da parceria UVE / Nissan, certo? Se não sabe o que é, pesquise aqui pelo forum e veja se compensa... Num Acenta ainda são uns 6000 de desconto face ao preço de site sem desconto, e em cima disso ainda pode abater o CI para receber mais 2250
E pronto... de um novato, para um "soon to be", bem vindo, e está no fórum certo para aprender (e no futuro retribuir, quem sabe...) tudo sobre VE. Eu sou "cliente" há 4 meses e já aprendi muito
Eu recebi o meu na semana passada (Tekna 30kw). Demorou, desde a encomenda formal, 2 meses e 1 semana.
E disseram-me que chegou cedo, pois o esperado era meio de agosto...
Relativamente ao D, B e Eco, eu conduzo sempre em Eco D quando vou em estrada nacional ou AE. Quando quero ultrapassar, tiro o Eco, pois dá jeito a aceleração extra. Em cidade uso o Eco B, pois ajuda bastante nas reduções para semáforos, que regenera mais e reduz velocidade relativamente depressa.
Em subidas mais acentuadas também não costumo usar o Eco. não sei se é só impressão ou não, mas dá a sensação que o que ganho ne aceleração mais lenta, perco assim que levanto o pé, pois ele regenera e tenho de voltar a acelerar...
Já agora... sem querer meter-me onde não sou chamado, mas como dica... Sabe da parceria UVE / Nissan, certo? Se não sabe o que é, pesquise aqui pelo forum e veja se compensa... Num Acenta ainda são uns 6000 de desconto face ao preço de site sem desconto, e em cima disso ainda pode abater o CI para receber mais 2250
E pronto... de um novato, para um "soon to be", bem vindo, e está no fórum certo para aprender (e no futuro retribuir, quem sabe...) tudo sobre VE. Eu sou "cliente" há 4 meses e já aprendi muito
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Pré-apresentação
Bem vindo!
De facto o tempo de espera é brutal... Espero que tenhas unhas de crescimento rápido
Em relação às tuas questões, vai partir um bocado do gosto e forma de conduzir de cada um. Tens 3 ou 4 respostas em que cada uma reflecte um estilo de condução. Ora cá vai mais uma
Começando pelo fim:
Podes inclusivamente "desengatar" o carro numa descida menos pronunciada para embalar. Com os devidos cuidados com a velocidade claro está
AE ou "Nacional Rápida" não é muito relevante se vais em Eco ou não, a partir do momento que atinges a tua velocidade de cruzeiro já não há grande diferença (a não ser que o Eco obriga-te a levar o pedal mais em baixo mas nessa altura vais querer ligar o CC)
Portanto bem vindo novamente, trata do cartão MobiE e diverte-te a ler muito por aqui. Tempo até chegar o carro não te falta
De facto o tempo de espera é brutal... Espero que tenhas unhas de crescimento rápido
Em relação às tuas questões, vai partir um bocado do gosto e forma de conduzir de cada um. Tens 3 ou 4 respostas em que cada uma reflecte um estilo de condução. Ora cá vai mais uma
Começando pelo fim:
O N tem muitas utilidades Precisas dele na IPO e, de forma geral, sempre que as rodas tenham de andar sem que o motor acelere ou trave o carro. Quando ficas a 0% o inversor desliga-se e, em bom abono da verdade, nem sequer devias poder ser rebocado (ainda aí outra discussão onde se falou disto).Marmelo Escreveu:4) O "N" tem alguma utilidade no dia-a-dia ou só serve para rebocar quando ficarmos com 0%!
Podes inclusivamente "desengatar" o carro numa descida menos pronunciada para embalar. Com os devidos cuidados com a velocidade claro está
Em termos de aceleração, têm comportamento muito semelhante (senão igual mesmo), a diferença é só na regeneração. O B quase dá para conduzir só com um pedal e acaba por ser vantajoso em pára-arranca, mas não te esqueças que se perderes demasiada velocidade vais ter de acelerar para a recuperar (e gasta-se sempre mais na última). Eu ando a exercitar o B (regrar o quanto tiro o pé do acelerador para não travar demasiado) mas é mais fácil conduzir em D e regrar a desaceleração com o pedal do travão1) Conduzem em "D" ou "B" regularmente? Se o "B" faz o mesmo que o "D" mas regenera mais energia, o "D" não serve apenas para ultrapassagens em AE e pouco mais?
Normalmente ON porque é mesmo mais fácil manter consumos baixos. Sem o Eco é um instante enquanto se debitam 2/3 da potência do motor (o que é bem curtido mas dá cabo da autonomia )2) "Eco" ON ou OFF?
3) Se calhar depende da situação, não? Sendo assim, como conduzem em AE, Nacional Rápida (daquelas que raramente tem semáforos e povoações), Nacional Lenta (algumas povoações, rotundas e semáforos), Pára-arranca e cidade?
AE ou "Nacional Rápida" não é muito relevante se vais em Eco ou não, a partir do momento que atinges a tua velocidade de cruzeiro já não há grande diferença (a não ser que o Eco obriga-te a levar o pedal mais em baixo mas nessa altura vais querer ligar o CC)
Portanto bem vindo novamente, trata do cartão MobiE e diverte-te a ler muito por aqui. Tempo até chegar o carro não te falta
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!