Antes de mais bem vindo...
Ora aqui vai a opinião parcial de quem tem um i3...
Como tenho referido várias vezes o Leaf e o i3 são carros muito diferente, nem melhor nem pior, são diferentes! E pela diferença há que prefira pagar mais:
- Diferença na estética;
- Diferença no prazer de condução (depois dos test-drives o que indicou é comum);
- Diferença na preocupação da utilização das baterias (embora acredito que com o Leaf de 30Kw, o mito urbano de manter os níveis de bateria entre os 20% e 80% de carga não acontece).
Também tenho 2 filhos (6 e 4 anos) e não tem sido traumatizante as experiências, só querem o carro eléctrico e os outros são todos fumarentos, só o da mamã é que não é "fumarento"...
Caso não tenha carrinhos de bébé, não vejo qual o problema nas deslocações à terrinha. Claro que no regresso não pode trazer a mala cheia de sacos de pinhas,mas umas malas para o fim-de-semama é pacifico, digo eu.
Para férias já não me parece que seja muito adequado.
O Kia não conheço, se estética não for obstáculo, é possível que seja o melhor em termos espaço.
Se a autonomia for um receio o novo Zoe de 41kW será uma óptima escolha.
Voltando ao cenário 1, já foi bem discutido, só acrescento um outro modelo com autonomia "aceitável" que é o Volvo V60.

Apresentação
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 46,36Ah@12/2024
Re: Apresentação
IMHO:Mckricas Escreveu:A minha terra é ao pé de Pedrogão Grande (moro em Lisboa). Acho que não há nenhuma estação de carregamento rápido na "zona", mas posso carregar no destino e 200kms de autonomia devem chegar se fizer paragem em Aveiras.
Talvez o mais seguro seja fazer cargas em Aveiras e Pombal, tendo de voltar um pouco atrás para apanhar a IC8, pois o PCR de Pombal é na Redinha. O IC8 tem umas inclinações medonhas para os VE...

Já fiz Condeixa-Figueiró dos Vinhos a sair a 80% sem grandes problemas num Leaf 24kWh...tem é depois de carregar no destino claro! Nada que uma boa noite de sono não resolva.

No meu caso a escolha do Leaf (importado pelo Orlando) recaiu na relação de espaço vs preço.
Desejo de muitos e bons kms!
-
- Registado: 25 out 2016, 10:43
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Obrigado a todos mais uma vez pelas respostas e pela ajuda.
Eu estou mais inclinado para um 100% eléctrico, mesmo sabendo que um híbrido provavelmente seria uma melhor escolha neste momento no meu caso.
Penso que no final a hipótese "menos má" passará por manter o meu carro actual e ir buscar um 100% VE. Pelo menos numa fase inicial até "ganhar confiança" ou chegar à conclusão que é necessário mesmo manter a carrinha. O contrato de Renting será também de 3 anos, por isso posso adiar a decisão da venda até ao final desse período e esperar que nessa altura exista mais e melhores alternativas disponíveis.
Em relação às viagens à "terra", eu costumo ir pela A1 e A23 até Abrantes e depois subir para Vila de Rei e entrar na IC8 pela Sertã. Pelo que descobri, acho que irá existir um PCR em Abrantes. Se assim for, isso poderá facilitar a realização destes trajectos.
Agradeço também ao "rimsilva" pela opinião, o i3 honestamente agrada-me mais essencialmente pela melhor performance, pela estética e pela tecnologia e "controlo térmico das baterias" (que dizem ser melhor que o do Leaf)...mas as portas traseiras, o facto de os vidros não abrirem e o espaço menor da bagageira, são factores que me deixam um pouco na dúvida...
Rimsilva, a 120km/h em AE que autonomia consegue com o seu i3 (é o de 94Ah) ?
Eu estou mais inclinado para um 100% eléctrico, mesmo sabendo que um híbrido provavelmente seria uma melhor escolha neste momento no meu caso.
Penso que no final a hipótese "menos má" passará por manter o meu carro actual e ir buscar um 100% VE. Pelo menos numa fase inicial até "ganhar confiança" ou chegar à conclusão que é necessário mesmo manter a carrinha. O contrato de Renting será também de 3 anos, por isso posso adiar a decisão da venda até ao final desse período e esperar que nessa altura exista mais e melhores alternativas disponíveis.
Em relação às viagens à "terra", eu costumo ir pela A1 e A23 até Abrantes e depois subir para Vila de Rei e entrar na IC8 pela Sertã. Pelo que descobri, acho que irá existir um PCR em Abrantes. Se assim for, isso poderá facilitar a realização destes trajectos.
Agradeço também ao "rimsilva" pela opinião, o i3 honestamente agrada-me mais essencialmente pela melhor performance, pela estética e pela tecnologia e "controlo térmico das baterias" (que dizem ser melhor que o do Leaf)...mas as portas traseiras, o facto de os vidros não abrirem e o espaço menor da bagageira, são factores que me deixam um pouco na dúvida...
Rimsilva, a 120km/h em AE que autonomia consegue com o seu i3 (é o de 94Ah) ?
- rimsilva
- Proprietário i3
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
Bem essa pergunta daria pano para mangas... O meu i é de 60 Ah, veja o meu DB para ter uma ideia.
Velocidade e distância são apenas 2 fatores, mas há outro muito importante também que é o relevo.
Não conheço esse trajeto logo nunca será comparável.
Para ter uma ideia tenho feito várias vezes Porto-Lisboa, no trajeto Pombal - Aveiras são 121km, faço uma média perto de 100km/h, com níveis de bateria entre 96/98%.
Este trajecto com média a rondar os 120km/h, nem 100km deveria fazer.
Velocidade e distância são apenas 2 fatores, mas há outro muito importante também que é o relevo.
Não conheço esse trajeto logo nunca será comparável.
Para ter uma ideia tenho feito várias vezes Porto-Lisboa, no trajeto Pombal - Aveiras são 121km, faço uma média perto de 100km/h, com níveis de bateria entre 96/98%.
Este trajecto com média a rondar os 120km/h, nem 100km deveria fazer.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
O Leaf de 24kW.h é igual, a 120km/h faz os 100km no limite. Se for o de 30kW.h já estamos a falar de 130-140km a 120km/h. Há uma diferença enorme na autonomia a 100km/h e a 120km/h.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 20:06, editado 1 vez no total.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 02 mar 2016, 22:32
- Data de fabrico: 03 jun 2016
- Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah
Olá Mckricas.Mckricas Escreveu:A minha terra é ao pé de Pedrogão Grande (moro em Lisboa). Acho que não há nenhuma estação de carregamento rápido na "zona", mas posso carregar no destino e 200kms de autonomia devem chegar se fizer paragem em Aveiras.
Só por curiosidade eu também tenha a minha terra ao pé de Pedrógão Grande, do outro lado do rio.

Tenho um LEAF 30Kw e a ultima viajem que fizemos eramos 2 casais e mais uma cadela (e mais a carga). Nesta ultima com ArCond e aquecimento ligados (desembaciar vidros).
Mesmo carregando em Aveiras os 145 KM de Aveiras a Pedrógão (A1, A23, A13, IC8) deixam a bateria com 8% SOC (aprox 1 kWh - 7 a 8 Km). Isto claro para andar na AE a velocidades aceitáveis.
Parece-me que quando houver um PCR na é area de Santarém pode ser feita a viajem com mais velocidade (>100 Km/h).
Mesmo assim e tendo em conta que subimos acima dos 500 metros (na A13) é necessário aproveitar todas as descidas para regenerar o mais possível.
Eu também fazia com o meu Volvo V50 (que ainda tenho) pela A23 Abrantes Vila de Rei, mas é mais distância e principalmente subidas e descidas muito ingremes. Nos elétricos a regeneração das descidas nunca compensa as subidas.
Boa sorte e boa escolha.