Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
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LuisG
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Re: Apresentação

Mensagem por LuisG » 27 nov 2016, 01:51

Para instalar a wallbox com 32A tenho de alterar o contrato de 5,75kva para pelo menos 10,35kva, correto?
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Re: Apresentação

Mensagem por HugoCunha » 27 nov 2016, 02:28

LuisG Escreveu:Para instalar a wallbox com 32A tenho de alterar o contrato de 5,75kva para pelo menos 10,35kva, correto?
Correcto. O escalão de 5.75 dá uma corrente máxima de 25A. Como tens que deixar alguma margem para o uso doméstico normal, terá que ser o escalão de 10.35kVA (até 45A).

No entanto deves ponderar se precisas realmente de carregar o carro à corrente máxima, que no caso do Leaf, é de aproximadamente 29A se tiver o carregador de 6.6kW. Isto porque os encargos de potência contratada e o valor por kWh são (ligeiramente) superiores.

Outro ponto importante que já aqui foi referido, é que não pode ser utilizada a instalação normal do circuito de tomadas, porque tipicamente é dimensionado para correntes até 16A. Terá que ser passado um cabo com condutores de secção superior desde o quadro principal até à Wallbox.

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Re: Apresentação

Mensagem por mjr » 27 nov 2016, 10:41

E teria de ser monofásico 1x45A e não trifásico 3x15A. Podias para já manter como está e colocar um EVSE regulável até 3x32A (just in case, a diferença de preço é pequena) com tomada Mennekes. Inicialmente pode ficar regulado para 20A, e em algumas situações em que sabes não haver outros consumo em casa subir até 24A, deixando 1A de folga para consumidores permanentes. Se achares que precisas de mais é só pedir ao operador para subir a potência 30A ou mesmo 45A e numa semana ficas a poder carregar ao máximo.
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Re: Apresentação

Mensagem por LuisG » 27 nov 2016, 21:07

mjr Escreveu:E teria de ser monofásico 1x45A e não trifásico 3x15A. Podias para já manter como está e colocar um EVSE regulável até 3x32A (just in case, a diferença de preço é pequena) com tomada Mennekes. Inicialmente pode ficar regulado para 20A, e em algumas situações em que sabes não haver outros consumo em casa subir até 24A, deixando 1A de folga para consumidores permanentes. Se achares que precisas de mais é só pedir ao operador para subir a potência 30A ou mesmo 45A e numa semana ficas a poder carregar ao máximo.
Parece mesmo a medida mais razoável. Para já mantenho o que tenho, com a prática e a experiência diária logo se vê a real necessidade. Para aumentar a potência a Edp aparece rapidamente, caso necessário.
A minha preocupação é que saio às 6:30 de 2ª a 6ª, programando o carregamento depois da meia noite, tenho receio que seja curto.
Será que estou a pensar bem? Convém instalar uma tomada cee, a partir do quadro da garagem, para nesta 1ª fase utilizar o cabo do carro, correto?
Cumprimentos
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Re: Apresentação

Mensagem por mjr » 27 nov 2016, 21:19

6h30m a 16A dá 24kW.h da tomada, o que facilmente chega para 120-130km.
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Re: Apresentação

Mensagem por LuisG » 27 nov 2016, 21:30

Instalo a tomada CEE?
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Re: Apresentação

Mensagem por Fil » 27 nov 2016, 23:15

LuisG Escreveu:Instalo a tomada CEE?
Sim, mas de 32A. Se usar apenas 16A, basta comprar um adaptador cee 32A para cee16A. Dessa forma fica preparado para o futuro e a diferença de preço é irrisória.

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Re: Apresentação

Mensagem por mjr » 28 nov 2016, 00:48

Se instalar uma tomada de 32A, a ligação ao quadro elétrico tem de suportar os 32A. No mínimo 5mm^2 de secção, por questões de eficiência recomendo 10mm^2.

6h30m a 10A já só dá 90-100km.
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Re: Apresentação

Mensagem por HugoCunha » 28 nov 2016, 01:28

LuisG Escreveu:Instalo a tomada CEE?
Não é estritamente necessário.

Se por enquanto vai manter a potência contratada, tudo depende do carregador utilizado. O EVSE (de 10A) que vem com o Leaf tem conector Schuko (doméstico). Há modelos de EVSE a 16A com conector Schuko também.

Daí para cima sim, é necessário alterar a instalação existente, inclusivamente a tomada.

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Re: Apresentação

Mensagem por LuisG » 28 nov 2016, 09:13

HugoCunha Escreveu:
LuisG Escreveu:Instalo a tomada CEE?
Não é estritamente necessário.

Se por enquanto vai manter a potência contratada, tudo depende do carregador utilizado. O EVSE (de 10A) que vem com o Leaf tem conector Schuko (doméstico). Há modelos de EVSE a 16A com conector Schuko também.

Daí para cima sim, é necessário alterar a instalação existente, inclusivamente a tomada.[/O

Muito obrigado pelas vossas opiniões e sugestões, é muito importante para nim pois sou leigo nesta matéria.
Sábado conduzi o carro e fiquei maravilhado, agora é só uma questão de vender bem o actual e avançar a uma boa compra.
Portanto, resumindo, o que é perfeito, a instalação fica como está, mais tarde se necessário e tiver essa possibilidade investir num evse regulável p.e.
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