
Apresentação
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Apresentação
Para instalar a wallbox com 32A tenho de alterar o contrato de 5,75kva para pelo menos 10,35kva, correto?
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 63
- Registado: 15 nov 2016, 15:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Apresentação
Correcto. O escalão de 5.75 dá uma corrente máxima de 25A. Como tens que deixar alguma margem para o uso doméstico normal, terá que ser o escalão de 10.35kVA (até 45A).LuisG Escreveu:Para instalar a wallbox com 32A tenho de alterar o contrato de 5,75kva para pelo menos 10,35kva, correto?
No entanto deves ponderar se precisas realmente de carregar o carro à corrente máxima, que no caso do Leaf, é de aproximadamente 29A se tiver o carregador de 6.6kW. Isto porque os encargos de potência contratada e o valor por kWh são (ligeiramente) superiores.
Outro ponto importante que já aqui foi referido, é que não pode ser utilizada a instalação normal do circuito de tomadas, porque tipicamente é dimensionado para correntes até 16A. Terá que ser passado um cabo com condutores de secção superior desde o quadro principal até à Wallbox.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Apresentação
E teria de ser monofásico 1x45A e não trifásico 3x15A. Podias para já manter como está e colocar um EVSE regulável até 3x32A (just in case, a diferença de preço é pequena) com tomada Mennekes. Inicialmente pode ficar regulado para 20A, e em algumas situações em que sabes não haver outros consumo em casa subir até 24A, deixando 1A de folga para consumidores permanentes. Se achares que precisas de mais é só pedir ao operador para subir a potência 30A ou mesmo 45A e numa semana ficas a poder carregar ao máximo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Apresentação
Parece mesmo a medida mais razoável. Para já mantenho o que tenho, com a prática e a experiência diária logo se vê a real necessidade. Para aumentar a potência a Edp aparece rapidamente, caso necessário.mjr Escreveu:E teria de ser monofásico 1x45A e não trifásico 3x15A. Podias para já manter como está e colocar um EVSE regulável até 3x32A (just in case, a diferença de preço é pequena) com tomada Mennekes. Inicialmente pode ficar regulado para 20A, e em algumas situações em que sabes não haver outros consumo em casa subir até 24A, deixando 1A de folga para consumidores permanentes. Se achares que precisas de mais é só pedir ao operador para subir a potência 30A ou mesmo 45A e numa semana ficas a poder carregar ao máximo.
A minha preocupação é que saio às 6:30 de 2ª a 6ª, programando o carregamento depois da meia noite, tenho receio que seja curto.
Será que estou a pensar bem? Convém instalar uma tomada cee, a partir do quadro da garagem, para nesta 1ª fase utilizar o cabo do carro, correto?
Cumprimentos
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Apresentação
6h30m a 16A dá 24kW.h da tomada, o que facilmente chega para 120-130km.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Apresentação
Instalo a tomada CEE?
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Re: Apresentação
Sim, mas de 32A. Se usar apenas 16A, basta comprar um adaptador cee 32A para cee16A. Dessa forma fica preparado para o futuro e a diferença de preço é irrisória.LuisG Escreveu:Instalo a tomada CEE?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Apresentação
Se instalar uma tomada de 32A, a ligação ao quadro elétrico tem de suportar os 32A. No mínimo 5mm^2 de secção, por questões de eficiência recomendo 10mm^2.
6h30m a 10A já só dá 90-100km.
6h30m a 10A já só dá 90-100km.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 63
- Registado: 15 nov 2016, 15:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Apresentação
Não é estritamente necessário.LuisG Escreveu:Instalo a tomada CEE?
Se por enquanto vai manter a potência contratada, tudo depende do carregador utilizado. O EVSE (de 10A) que vem com o Leaf tem conector Schuko (doméstico). Há modelos de EVSE a 16A com conector Schuko também.
Daí para cima sim, é necessário alterar a instalação existente, inclusivamente a tomada.
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Apresentação
Não é estritamente necessário.HugoCunha Escreveu:LuisG Escreveu:Instalo a tomada CEE?
Se por enquanto vai manter a potência contratada, tudo depende do carregador utilizado. O EVSE (de 10A) que vem com o Leaf tem conector Schuko (doméstico). Há modelos de EVSE a 16A com conector Schuko também.
Daí para cima sim, é necessário alterar a instalação existente, inclusivamente a tomada.[/O
Muito obrigado pelas vossas opiniões e sugestões, é muito importante para nim pois sou leigo nesta matéria.
Sábado conduzi o carro e fiquei maravilhado, agora é só uma questão de vender bem o actual e avançar a uma boa compra.
Portanto, resumindo, o que é perfeito, a instalação fica como está, mais tarde se necessário e tiver essa possibilidade investir num evse regulável p.e.
Cumprimentos
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf