Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Tito
Mensagens: 26
Registado: 10 nov 2016, 12:37

Re: Apresentação

Mensagem por Tito » 11 nov 2016, 11:23

Estimado Pedro Miguel Fernandes,

Eu estou mesmo a dar os primeiros passos - perdão - eu ainda estou a gatinhar neste mundo dos VE.

Esta sua resposta foi muito esclarecedora, mesmo! Grande obrigado. Quase que diria que devia haver uma síntese destas coisas que não sabemos - essa sua explicação dos diversos tipos de carregamento e equipamento necessário nunca vi assim tão explicada e clara. Claro que sou novato. Outra referência, por exemplo a questão da legislação / condomínio, interessa-me imenso, obviamente, e estava na lista de coisas a procurar, agora ainda de forma mais preemente.

Também deve haver alguma aritmética simples para perceber com deteminada intensidade quantas horas demora a carregar... (sou capaz de me estar a explicar mal, mas acho que entendem). Era importante, para mim, ver uma explicação sucinta das 'contas mais úteis' que devemos saber fazer...

Obrigado.

A questão da importação parece-me interessante, em termos de preço, embora eu me questione sobre como vender o meu carro (que ainda tem um empréstimo em curso e que só se resolverá com a hipotética venda - coisa que para um stand é pacífica), além da questão da garantia que referem de 8 anos para as baterias dos Leaf com 30 kW... também há uma garantia válida para os restantes importados, válida cá,... ou no país de origim? Esta dúvida talvez seja mais adequada para os 2 especialistas.

Não queria estar sempre a agradecer (não queria aborrecer) mas sinto que já devia ter-me inscrito e apresentado aqui há mais tempo.

Cumprimentos e obrigado pelo apoio.

Tito
Mensagens: 26
Registado: 10 nov 2016, 12:37

Re: Apresentação

Mensagem por Tito » 11 nov 2016, 11:30

Viva traveller,

Ora mais uma questão / dúvida resolvida... bem me parecia que devia haver um cartão de dados na equação... nesse caso, nos importados, essa opção deve ter que ser adquirida cá (será??).

Há atualmente modelos completamente eléctricos, com mais autonomia (sem ser os Tesla?). Li que o Zoe tem uma versão com mais autonomia, agora, mas com aluguer de baterias suspeito que não me compense a troca - em termos financeiros - apenas em termos de consciência ambiental.

Grato!

traveller
Proprietário Leaf
Mensagens: 143
Registado: 09 set 2016, 14:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 60 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por traveller » 11 nov 2016, 11:38

Tito Escreveu:Viva traveller,

Ora mais uma questão / dúvida resolvida... bem me parecia que devia haver um cartão de dados na equação... nesse caso, nos importados, essa opção deve ter que ser adquirida cá (será??).

Há atualmente modelos completamente eléctricos, com mais autonomia (sem ser os Tesla?). Li que o Zoe tem uma versão com mais autonomia, agora, mas com aluguer de baterias suspeito que não me compense a troca - em termos financeiros - apenas em termos de consciência ambiental.

Grato!
Não tem que ser adquirido, o meu é importado liguei para a Nissan para trocar de proprietário pois no site dizia que o NS já estava a ser usado resolveram logo, cheguei ao carro meti os meus códigos e ficou a funcionar devem ter algum acordo com uma operadora internacional.

A garantia das baterias dos importados é dada pela Nissan Portugal.

O Zoe de 41Kwh anuncia 400km mas na realidade deve fazer por volta dos 300km há com compra de bateria acho que ronda os 37000€ mas acho muito mais pequeno e citadino que o Leaf .

Vai haver o novo Opel que também anuncia 400km mas não há ainda á venda nem se sabe quando.

Em relação aos postos de carregamento também não te podes fiar muito pois podem estar ocupados ou avariados tens a aplicação electromaps que te dá a localização dos postos e estado deles (informação dada pelos utilizadores.

Tito
Mensagens: 26
Registado: 10 nov 2016, 12:37

Re: Apresentação

Mensagem por Tito » 11 nov 2016, 11:50

:dance:
Grato.

O Leaf também me parece bastante diferente do Zoe (sem desprimor) até pq sendo o meu nome José um ZE seria bastante apropriado).

Confesso que o BMW me agradou imenso mas acabei por "desligar" dado o preço - aceitando eu que o interior, a tecnologia e o próprio brand value possam fazer valer tudo o que custa. Estou intrigado por ler que o sistema de carregamento é diferente e não pode carregar nos postos de rua - entendi mal? Ligação específica?

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação

Mensagem por rimsilva » 11 nov 2016, 12:08

Queria colocar uma ficheiro muito interessante sobre os vários tipos de carregamento, mas não é possível anexar pdf aqui, no entanto neste tópico:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=27&t=1559, existe um link para o mesmo documento: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid= ... w&hl=pt_BR

Tito
Mensagens: 26
Registado: 10 nov 2016, 12:37

Re: Apresentação

Mensagem por Tito » 11 nov 2016, 12:35

Bom recurso. Obrigado!

Marmelo
Proprietário Leaf
Mensagens: 119
Registado: 31 jul 2016, 14:44
Data de fabrico: 29 set 2016
Capacidade bateria: 30 kWh

Re: Apresentação

Mensagem por Marmelo » 11 nov 2016, 15:20

Tito Escreveu:Também deve haver alguma aritmética simples para perceber com deteminada intensidade quantas horas demora a carregar...
Caro Tito,
Eu faço uma aritmética simples para o meu LEAF 30 kWh:

- 10A (Carregamento em casa com "Sabonete") - 30kWh/2,3kWh = 13 horas para carga completa dos 0 aos 100% (eu faço as contas por hora e acho que ele carrega uns 15% a cada duas horas);
- 16A (Carregamento fora de casa casa nos postos "normais") - 30kWh/3,7kWh = 8 horas para carga completa dos 0 aos 100% (eu faço as contas por hora e acho que ele carrega uns 25% a cada duas horas);

Como normalmente carrego dos 20% aos 80% então faço 8 horas de carregamento em casa ou 4-5 horas na rede pública.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por FullElectric » 11 nov 2016, 16:08

Tito
Não sei se já viste este vídeo da UVE, muito bom e bastante esclarecedor dos modos de carregamento
https://www.youtube.com/watch?v=kkQ60ieYgKg

Tito
Mensagens: 26
Registado: 10 nov 2016, 12:37

Re: Apresentação

Mensagem por Tito » 11 nov 2016, 16:49

Obrigado Marmelo e FullElectric!

Contas explicadas... e não tinha visto - canal subscrito.
8-)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 13 nov 2016, 02:14

Bem vindo!

Eu fui um dos que foi a Monte Gordo de Leaf de 24kWh e arranquei 200kms acima de ti :) Claro que é uma viagem num ano, 4x por ano é uma história muito diferente.
Carregar lá de facto foi um problema, mas também porque acabei por não me precaver atempadamente. Como diz um colega deste fórum, uma tomada há em todo o lado ;)

Na minha opinião, o teu maior "problema" é o carro novo que tens. Vais perder uma pipa de massa se pensares em trocá-lo.
Não sei se é viável mas talvez possas ponderar um carro muito mais barato (tipo um clone ou um Leaf mk1) para as voltas diárias e manteres a carrinha. Daqui a muito poucos anos já terás VEs com autonomias muito maiores e esse carro terá servido para a tua introdução à ME.

Ou então aguardar, de todo ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Apresentações”