
Apresentação
Re: Apresentação
Estimado Pedro Miguel Fernandes,
Eu estou mesmo a dar os primeiros passos - perdão - eu ainda estou a gatinhar neste mundo dos VE.
Esta sua resposta foi muito esclarecedora, mesmo! Grande obrigado. Quase que diria que devia haver uma síntese destas coisas que não sabemos - essa sua explicação dos diversos tipos de carregamento e equipamento necessário nunca vi assim tão explicada e clara. Claro que sou novato. Outra referência, por exemplo a questão da legislação / condomínio, interessa-me imenso, obviamente, e estava na lista de coisas a procurar, agora ainda de forma mais preemente.
Também deve haver alguma aritmética simples para perceber com deteminada intensidade quantas horas demora a carregar... (sou capaz de me estar a explicar mal, mas acho que entendem). Era importante, para mim, ver uma explicação sucinta das 'contas mais úteis' que devemos saber fazer...
Obrigado.
A questão da importação parece-me interessante, em termos de preço, embora eu me questione sobre como vender o meu carro (que ainda tem um empréstimo em curso e que só se resolverá com a hipotética venda - coisa que para um stand é pacífica), além da questão da garantia que referem de 8 anos para as baterias dos Leaf com 30 kW... também há uma garantia válida para os restantes importados, válida cá,... ou no país de origim? Esta dúvida talvez seja mais adequada para os 2 especialistas.
Não queria estar sempre a agradecer (não queria aborrecer) mas sinto que já devia ter-me inscrito e apresentado aqui há mais tempo.
Cumprimentos e obrigado pelo apoio.
Eu estou mesmo a dar os primeiros passos - perdão - eu ainda estou a gatinhar neste mundo dos VE.
Esta sua resposta foi muito esclarecedora, mesmo! Grande obrigado. Quase que diria que devia haver uma síntese destas coisas que não sabemos - essa sua explicação dos diversos tipos de carregamento e equipamento necessário nunca vi assim tão explicada e clara. Claro que sou novato. Outra referência, por exemplo a questão da legislação / condomínio, interessa-me imenso, obviamente, e estava na lista de coisas a procurar, agora ainda de forma mais preemente.
Também deve haver alguma aritmética simples para perceber com deteminada intensidade quantas horas demora a carregar... (sou capaz de me estar a explicar mal, mas acho que entendem). Era importante, para mim, ver uma explicação sucinta das 'contas mais úteis' que devemos saber fazer...
Obrigado.
A questão da importação parece-me interessante, em termos de preço, embora eu me questione sobre como vender o meu carro (que ainda tem um empréstimo em curso e que só se resolverá com a hipotética venda - coisa que para um stand é pacífica), além da questão da garantia que referem de 8 anos para as baterias dos Leaf com 30 kW... também há uma garantia válida para os restantes importados, válida cá,... ou no país de origim? Esta dúvida talvez seja mais adequada para os 2 especialistas.
Não queria estar sempre a agradecer (não queria aborrecer) mas sinto que já devia ter-me inscrito e apresentado aqui há mais tempo.
Cumprimentos e obrigado pelo apoio.
Re: Apresentação
Viva traveller,
Ora mais uma questão / dúvida resolvida... bem me parecia que devia haver um cartão de dados na equação... nesse caso, nos importados, essa opção deve ter que ser adquirida cá (será??).
Há atualmente modelos completamente eléctricos, com mais autonomia (sem ser os Tesla?). Li que o Zoe tem uma versão com mais autonomia, agora, mas com aluguer de baterias suspeito que não me compense a troca - em termos financeiros - apenas em termos de consciência ambiental.
Grato!
Ora mais uma questão / dúvida resolvida... bem me parecia que devia haver um cartão de dados na equação... nesse caso, nos importados, essa opção deve ter que ser adquirida cá (será??).
Há atualmente modelos completamente eléctricos, com mais autonomia (sem ser os Tesla?). Li que o Zoe tem uma versão com mais autonomia, agora, mas com aluguer de baterias suspeito que não me compense a troca - em termos financeiros - apenas em termos de consciência ambiental.
Grato!
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 143
- Registado: 09 set 2016, 14:20
- Data de fabrico: 01 jul 2013
- Capacidade bateria: 60 Ah
Re: Apresentação
Não tem que ser adquirido, o meu é importado liguei para a Nissan para trocar de proprietário pois no site dizia que o NS já estava a ser usado resolveram logo, cheguei ao carro meti os meus códigos e ficou a funcionar devem ter algum acordo com uma operadora internacional.Tito Escreveu:Viva traveller,
Ora mais uma questão / dúvida resolvida... bem me parecia que devia haver um cartão de dados na equação... nesse caso, nos importados, essa opção deve ter que ser adquirida cá (será??).
Há atualmente modelos completamente eléctricos, com mais autonomia (sem ser os Tesla?). Li que o Zoe tem uma versão com mais autonomia, agora, mas com aluguer de baterias suspeito que não me compense a troca - em termos financeiros - apenas em termos de consciência ambiental.
Grato!
A garantia das baterias dos importados é dada pela Nissan Portugal.
O Zoe de 41Kwh anuncia 400km mas na realidade deve fazer por volta dos 300km há com compra de bateria acho que ronda os 37000€ mas acho muito mais pequeno e citadino que o Leaf .
Vai haver o novo Opel que também anuncia 400km mas não há ainda á venda nem se sabe quando.
Em relação aos postos de carregamento também não te podes fiar muito pois podem estar ocupados ou avariados tens a aplicação electromaps que te dá a localização dos postos e estado deles (informação dada pelos utilizadores.
Re: Apresentação

Grato.
O Leaf também me parece bastante diferente do Zoe (sem desprimor) até pq sendo o meu nome José um ZE seria bastante apropriado).
Confesso que o BMW me agradou imenso mas acabei por "desligar" dado o preço - aceitando eu que o interior, a tecnologia e o próprio brand value possam fazer valer tudo o que custa. Estou intrigado por ler que o sistema de carregamento é diferente e não pode carregar nos postos de rua - entendi mal? Ligação específica?
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Apresentação
Queria colocar uma ficheiro muito interessante sobre os vários tipos de carregamento, mas não é possível anexar pdf aqui, no entanto neste tópico:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=27&t=1559, existe um link para o mesmo documento: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid= ... w&hl=pt_BR
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=27&t=1559, existe um link para o mesmo documento: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid= ... w&hl=pt_BR
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 119
- Registado: 31 jul 2016, 14:44
- Data de fabrico: 29 set 2016
- Capacidade bateria: 30 kWh
Re: Apresentação
Caro Tito,Tito Escreveu:Também deve haver alguma aritmética simples para perceber com deteminada intensidade quantas horas demora a carregar...
Eu faço uma aritmética simples para o meu LEAF 30 kWh:
- 10A (Carregamento em casa com "Sabonete") - 30kWh/2,3kWh = 13 horas para carga completa dos 0 aos 100% (eu faço as contas por hora e acho que ele carrega uns 15% a cada duas horas);
- 16A (Carregamento fora de casa casa nos postos "normais") - 30kWh/3,7kWh = 8 horas para carga completa dos 0 aos 100% (eu faço as contas por hora e acho que ele carrega uns 25% a cada duas horas);
Como normalmente carrego dos 20% aos 80% então faço 8 horas de carregamento em casa ou 4-5 horas na rede pública.
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Apresentação
Tito
Não sei se já viste este vídeo da UVE, muito bom e bastante esclarecedor dos modos de carregamento
https://www.youtube.com/watch?v=kkQ60ieYgKg
Não sei se já viste este vídeo da UVE, muito bom e bastante esclarecedor dos modos de carregamento
https://www.youtube.com/watch?v=kkQ60ieYgKg
Re: Apresentação
Obrigado Marmelo e FullElectric!
Contas explicadas... e não tinha visto - canal subscrito.

Contas explicadas... e não tinha visto - canal subscrito.

- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Apresentação
Bem vindo!
Eu fui um dos que foi a Monte Gordo de Leaf de 24kWh e arranquei 200kms acima de ti
Claro que é uma viagem num ano, 4x por ano é uma história muito diferente.
Carregar lá de facto foi um problema, mas também porque acabei por não me precaver atempadamente. Como diz um colega deste fórum, uma tomada há em todo o lado
Na minha opinião, o teu maior "problema" é o carro novo que tens. Vais perder uma pipa de massa se pensares em trocá-lo.
Não sei se é viável mas talvez possas ponderar um carro muito mais barato (tipo um clone ou um Leaf mk1) para as voltas diárias e manteres a carrinha. Daqui a muito poucos anos já terás VEs com autonomias muito maiores e esse carro terá servido para a tua introdução à ME.
Ou então aguardar, de todo
Eu fui um dos que foi a Monte Gordo de Leaf de 24kWh e arranquei 200kms acima de ti

Carregar lá de facto foi um problema, mas também porque acabei por não me precaver atempadamente. Como diz um colega deste fórum, uma tomada há em todo o lado

Na minha opinião, o teu maior "problema" é o carro novo que tens. Vais perder uma pipa de massa se pensares em trocá-lo.
Não sei se é viável mas talvez possas ponderar um carro muito mais barato (tipo um clone ou um Leaf mk1) para as voltas diárias e manteres a carrinha. Daqui a muito poucos anos já terás VEs com autonomias muito maiores e esse carro terá servido para a tua introdução à ME.
Ou então aguardar, de todo

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
