Duvidas Alentejanas

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Duvidas Alentejanas

Mensagem por mjr » 11 out 2016, 15:51

O caso mais extremo de degradação que conheço é nos EUA, e em 5 anos degradou 45% (55% de capacidade restante). Isto num mk1. Com 55% de capacidade restante ainda faria os 65km com alguma facilidade. Tendo em conta que agora seria um mk2 e o Alentejo fica alguns furos abaixo do Arizona a nível de temperaturas médias tanto no Verão como no Inverno, penso que teria carro para muito tempo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

serveginho
Mensagens: 319
Registado: 17 mar 2016, 20:11
Data de fabrico: 15 abr 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12
Localização: Ourique

Re: Duvidas Alentejanas

Mensagem por serveginho » 11 out 2016, 17:00

caro ti manel
eu tem um leaf no alentejo já fez um verão mas, está dentro de garagem é de 2016 e pelo que andou a temperatura do pack não subiu para alem das 6 barras de temperatura excepto quando levou carga rapida em palmela a caminho do alentejo subiu para a 7 barra.....

Avatar do Utilizador
tiManel
Mensagens: 17
Registado: 08 out 2016, 10:13
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 24kw

Re: Duvidas Alentejanas

Mensagem por tiManel » 11 out 2016, 18:03

Estive a ler o diário de bordo do dgalv.
Era um mk1 e sofreu um pouco com os calores daqui - e a zona onde trabalho ainda é mais quente que Évora (normalmente aparece todos os anos na TV a bater os records de temperatura).
A utilização que pretendo dar ao carro é diária, com 65km de manhã e outros tantos à tarde, de segunda a sexta, sem garagem. Continuo com duvidas que um LEAF nestas condições não sofra de degradação acentuada da bateria, que me obrigue a trocar de bateria ao fim de 3 anos... O que não seria muito vantajoso.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Duvidas Alentejanas

Mensagem por Fil » 11 out 2016, 18:14

Mas se a bateria tem 5 anos de garantia, seria em garantia, mesmo partindo do principio que o carro tivesse cerca de 2 anos. Um mk1 é muito inferior a um mk2 em termos de bateria, e tal como foi referido, mesmo com 40% de degradação, faria esse percurso na maior, porque carrega nos dois lados a 80%. A temperatura vai acentuar a degradação, isso é certo, mas o que gasta em combustível, em revisões, reparações necessárias, é e será cada vez maior, o que não acontece nos eléctricos.
Muita gente fala nas baterias custarem agora 5 mil€ mais iva, mas esquecem os milhares de € que gastam em combustível, em revisões, turbos, velas, escapes etc...

Faça bem as contas numa folha de cálculo, e verá que a diferença é abismal, e cada vez será maior ;)

ricardot
Proprietário Leaf
Mensagens: 546
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Duvidas Alentejanas

Mensagem por ricardot » 11 out 2016, 18:45

A electricidade também tem vindo e vai continuar a aumentar ano após ano mas mesmo assim continuara a compensar.
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Duvidas Alentejanas

Mensagem por Erbium » 11 out 2016, 19:12

ricardot Escreveu:A electricidade também tem vindo e vai continuar a aumentar ano após ano mas mesmo assim continuara a compensar.
Os combustíveis aumentam à semana...

Avatar do Utilizador
tiManel
Mensagens: 17
Registado: 08 out 2016, 10:13
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 24kw

Re: Duvidas Alentejanas

Mensagem por tiManel » 11 out 2016, 22:08

Erbium Escreveu:
ricardot Escreveu:A electricidade também tem vindo e vai continuar a aumentar ano após ano mas mesmo assim continuara a compensar.
Os combustíveis aumentam à semana...
Não me estranharia, ao ritmo a que aparecem impostos de todo o tipo, quem começassem a taxar também os VE onde ainda há (e bem) isenções...

E sim, os VE para uma utilização diária de casa para o trabalho e vice-versa são bastante eficazes, para a maioria das situações, contudo, no meu caso, tenho receio que as baterias não me durem mais de 3 anos.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Duvidas Alentejanas

Mensagem por pemifer » 12 out 2016, 10:31

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 20:24, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Duvidas Alentejanas

Mensagem por pemifer » 12 out 2016, 10:44

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 20:24, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
tiManel
Mensagens: 17
Registado: 08 out 2016, 10:13
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 24kw

Re: Duvidas Alentejanas

Mensagem por tiManel » 12 out 2016, 11:44

Obrigado pemifer! :)
Marquem lá a data do passeio... Ainda é longe, mas irei num CI de apenas 2 rodas para não parecer muito mal! :mrgreen:

Responder

Voltar para “Apresentações”