
Duvidas Alentejanas
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Duvidas Alentejanas
O caso mais extremo de degradação que conheço é nos EUA, e em 5 anos degradou 45% (55% de capacidade restante). Isto num mk1. Com 55% de capacidade restante ainda faria os 65km com alguma facilidade. Tendo em conta que agora seria um mk2 e o Alentejo fica alguns furos abaixo do Arizona a nível de temperaturas médias tanto no Verão como no Inverno, penso que teria carro para muito tempo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 319
- Registado: 17 mar 2016, 20:11
- Data de fabrico: 15 abr 2016
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12
- Localização: Ourique
Re: Duvidas Alentejanas
caro ti manel
eu tem um leaf no alentejo já fez um verão mas, está dentro de garagem é de 2016 e pelo que andou a temperatura do pack não subiu para alem das 6 barras de temperatura excepto quando levou carga rapida em palmela a caminho do alentejo subiu para a 7 barra.....
eu tem um leaf no alentejo já fez um verão mas, está dentro de garagem é de 2016 e pelo que andou a temperatura do pack não subiu para alem das 6 barras de temperatura excepto quando levou carga rapida em palmela a caminho do alentejo subiu para a 7 barra.....
- tiManel
- Mensagens: 17
- Registado: 08 out 2016, 10:13
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 24kw
Re: Duvidas Alentejanas
Estive a ler o diário de bordo do dgalv.
Era um mk1 e sofreu um pouco com os calores daqui - e a zona onde trabalho ainda é mais quente que Évora (normalmente aparece todos os anos na TV a bater os records de temperatura).
A utilização que pretendo dar ao carro é diária, com 65km de manhã e outros tantos à tarde, de segunda a sexta, sem garagem. Continuo com duvidas que um LEAF nestas condições não sofra de degradação acentuada da bateria, que me obrigue a trocar de bateria ao fim de 3 anos... O que não seria muito vantajoso.
Era um mk1 e sofreu um pouco com os calores daqui - e a zona onde trabalho ainda é mais quente que Évora (normalmente aparece todos os anos na TV a bater os records de temperatura).
A utilização que pretendo dar ao carro é diária, com 65km de manhã e outros tantos à tarde, de segunda a sexta, sem garagem. Continuo com duvidas que um LEAF nestas condições não sofra de degradação acentuada da bateria, que me obrigue a trocar de bateria ao fim de 3 anos... O que não seria muito vantajoso.
Re: Duvidas Alentejanas
Mas se a bateria tem 5 anos de garantia, seria em garantia, mesmo partindo do principio que o carro tivesse cerca de 2 anos. Um mk1 é muito inferior a um mk2 em termos de bateria, e tal como foi referido, mesmo com 40% de degradação, faria esse percurso na maior, porque carrega nos dois lados a 80%. A temperatura vai acentuar a degradação, isso é certo, mas o que gasta em combustível, em revisões, reparações necessárias, é e será cada vez maior, o que não acontece nos eléctricos.
Muita gente fala nas baterias custarem agora 5 mil€ mais iva, mas esquecem os milhares de € que gastam em combustível, em revisões, turbos, velas, escapes etc...
Faça bem as contas numa folha de cálculo, e verá que a diferença é abismal, e cada vez será maior
Muita gente fala nas baterias custarem agora 5 mil€ mais iva, mas esquecem os milhares de € que gastam em combustível, em revisões, turbos, velas, escapes etc...
Faça bem as contas numa folha de cálculo, e verá que a diferença é abismal, e cada vez será maior

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 546
- Registado: 25 fev 2015, 01:54
- Data de fabrico: 24 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Duvidas Alentejanas
A electricidade também tem vindo e vai continuar a aumentar ano após ano mas mesmo assim continuara a compensar.
Re: Duvidas Alentejanas
Os combustíveis aumentam à semana...ricardot Escreveu:A electricidade também tem vindo e vai continuar a aumentar ano após ano mas mesmo assim continuara a compensar.
- tiManel
- Mensagens: 17
- Registado: 08 out 2016, 10:13
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 24kw
Re: Duvidas Alentejanas
Não me estranharia, ao ritmo a que aparecem impostos de todo o tipo, quem começassem a taxar também os VE onde ainda há (e bem) isenções...Erbium Escreveu:Os combustíveis aumentam à semana...ricardot Escreveu:A electricidade também tem vindo e vai continuar a aumentar ano após ano mas mesmo assim continuara a compensar.
E sim, os VE para uma utilização diária de casa para o trabalho e vice-versa são bastante eficazes, para a maioria das situações, contudo, no meu caso, tenho receio que as baterias não me durem mais de 3 anos.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Duvidas Alentejanas
removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 20:24, editado 1 vez no total.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Duvidas Alentejanas
removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 20:24, editado 1 vez no total.
- tiManel
- Mensagens: 17
- Registado: 08 out 2016, 10:13
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 24kw
Re: Duvidas Alentejanas
Obrigado pemifer!
Marquem lá a data do passeio... Ainda é longe, mas irei num CI de apenas 2 rodas para não parecer muito mal!

Marquem lá a data do passeio... Ainda é longe, mas irei num CI de apenas 2 rodas para não parecer muito mal!
