Hello

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
JohnnyEnglish
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Hello

Mensagem por JohnnyEnglish » 30 abr 2013, 15:49

Olá a todos. :D

Sou mais um condutor que não faz a sua vida sem quatro rodas&um volante. Tenho que me deslocar para trabalhar e de madrugada não há nada que me salve.

Venho aqui especialmente em busca de valiosas informações, pois sei que é nos foruns que se retira a melhor informação de um carro em particular. Sei porque também mantenho um forum auto.

O que me traz a este forum? Eu sou um fanático pela sustentabilidade e só cometo dois pecados contra este modo de vida, o meu carro e computador principais. De resto não poupo esforços, desde re-utilizar capsulas Dolce Gusto, reciclagem, bricolage sustentavel, electrodomésticos A+++ e 100% iluminação LED.

Os EV sempre foram uma pancada minha e sei que valem a pena a médio e longo prazo. Para chegar a ter um preciso de toda a informação possivel mas tenho tido dificuldade em encontra-la, receber as vossas opiniões de condutores no dia a dia é o melhor tal como eu dou a quem procura algo do mundo dos Pumas.

Interessei-me pelo Leaf pelo geral em relação aos outros, a Renault não torna a coisa apelativa com uma prestação mensal da bateria e C-Zeros não me convencem. Hibridos como o Prius são decentes e mais acessiveis mas continuo dependente da gasolina. Até à pouco não considerava o Leaf pelo preço mas fiquei satisfeito por começar a vê-lo a cair, já vi alguns por 19 e 22mil num carro de 2011, quem sabe quando chegar a minha altura haja melhor oferta, dado que o novo Leaf está aí a chegar.

mas chega de testamento, as dúvidas são..

vgomes
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Re: Hello

Mensagem por vgomes » 30 abr 2013, 15:57

Bem vindo!

Participa com as tuas dúvidas que nós participamos com a nossa experiência.

Cumps
Vgomes

JohnnyEnglish
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Re: Hello

Mensagem por JohnnyEnglish » 30 abr 2013, 16:05

-> Eu sou um condutor nocturno e isso ajuda-me porque é IC19 sem trânsito durante 12km Ida e 12Km Volta. Nada de AC, talvez a simples ventoinha no quente para os dias frios e desembaciar o vidro. Que Autonomia devo esperar a 80%? E a 100%?

Velocidade 80 a 100kmh, máximo 120

-> Sei que há um posto Mobi E algures aqui em Massamá, que tempos de espera me esperam para um carregamento de 80%?

-> Que custos há com a adesão a estes sistemas de carregamento?

-> Se eu colocar o carro à carga em casa, posso ligar em qualquer tomada schuko? Preciso de algum equipamento adicional?

-> Qual é o peso dele à carga em casa em kWh? Tenho o tipico fornecimento 3,45 contractado, preciso de mais?


Tenho mesmo muita curiosidade sobre este tema e a idade muda assim como os tempos. A carteira agradece porque sustentar um 1.7i mesmo com 98 da Auchan sai caro. O Puma também agradece ser poupado, já €stoir€i im€nso com €l€.

Obrigado a todos

RJSC
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Re: Hello

Mensagem por RJSC » 30 abr 2013, 16:31

Para fazer apenas 24 km por dia até pode ir de prego a fundo a 145 km/h, com ar condicionado ou aquecimento e sem carregar no destino.

Só quem têm que fazer mais de 100 km diários é que tem que começar a ter algum cuidado com o estilo de condução ou então carregar a meio.

Todos os Leafs usados vêm com um EVSE (o tijolo preto no meio do cabo) que permite carregar o cabo numa tomada normal.
Podem vir com um de 10A e ficha Shucko, ou de 16A com ficha CEE que também se pode utilizar numa ficha shucko com um adaptador.
Nos novos, penso que só fornecem um cabo para os postos públicos e os outros têm que se pagar (ou regatear com o vendedor).

3,45 kVA chegam para carregar o Leaf, mas nessa altura não pode ter muito mais ligados que umas lâmpadas, e um Computador ou TV...
O Leaf, com o cabo de 16A consome 3.3 kVA, pelo que só lhe sobram 0.15 kVA (150W, dependendo do fator de potência do aparelho em causa) para o resto da casa.
Com o cabo de 10A consome 2.3 kVA, e então ainda lhe sobram 1200W para o resto.
O recomendável é instalar na garagem uma tomada CEE (que custa uns 10€) e usar o cabo de 16A sem adaptadores.

Uma solução para usar o cabo de 16A sem aumentar a potência contratada e sem incómodos por o quadro ir abaixo é utilizar o temporizador do carro para que ele comece a carregar depois de se ir deitar quando tiver quase tudo desligado.

O sistema Mobi.e que está instalado na rua por enquanto é de utilização gratuita, porque se encontra em fase de testes.
No futuro será a pagar e ainda não se sabe quais os custos, mas há a certeza que terão um custo superior a carregar em casa.

Carregar um Leaf quase completamente descarregado até 100% consome uns 26 kWh.

Segundo consta, em média Leaf gasta 21 kWh/100km, portanto, se só faz 25 km por dia a 80 ou 100 km/h só deverá gastar uns 6 kWh por dia.

JohnnyEnglish
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Re: Hello

Mensagem por JohnnyEnglish » 30 abr 2013, 16:52

Não é preciso ir prego a fundo :D só se estiver atrasado, mas nestas condições pacatas será que consigo os 165km (100%) ou mais uns trocos?
Assim dava na boa para 6,875 viagens, vá, tendo tudo considerado.. 6 dias de uso sem carregar.

Carregar a 10A ou a 16A, qual o mais vantajoso sem considerar o óbvio, menos tempo de carga. É mais saudavel para a bateria 10A?

Não tenho necessidade de ter cautela em casa com os 16A, todas as luzes da casa ligadas não excedem os 115Watts. Apenas terei que evitar o forno e o computador senão é certinho que vai abaixo se ligar algum deles mesmo com carregamento a 10A.

Com isso trago uma nova dúvida, 2300Watt por hora com a ficha de 10A, certo? Quanto tempo demora a atingir 80% da carga?

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Re: Hello

Mensagem por mjr » 30 abr 2013, 17:08

Bem vindo Johnny English!

Para conseguir 160 km de autonomia precisa de ir a uma velocidade constante de aproximadamente 75km/h, para um carro com uma bateria nova. Há uma tabela muito bem feita por um Americano do fórum MNL:

http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?p=101293

Não aconselho a deixar a bateria descarregar e depois carregar. Não é bom para a bateria (as baterias de iões de lítio não gostam de ciclos profundos) nem é prático pois em alguns dias sairá de casa com a carga relativamente baixa e não poderá fazer nenhum trajeto não planeado por não ter carga suficiente.

Um Leaf novo precisa de cerca 25kW.h da rede de 0 a 100%, pelo que com o carregador de 10A seriam cerca de 11 horas, ou 9 horas até 80%. Com o de 16A estamos a falar em quase 7 horas de 0 a 100% e 5h30m de 0 a 80%.

Reafirmo que não é aconselhável deixar a bateria descarregar quase completamente antes de carregar novamente. Se faz poucos km, o melhor para a bateria é todos os dias carregar até 80% durante a noite.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Hello

Mensagem por RJSC » 30 abr 2013, 17:20

Carregar com o EVSE de 10A ou 16A não faz diferença, o que fará alguma diferença é usar postos de carga rápida todos os dias várias vezes por dia.
Mesmo com o cabo de 16A, os Leafs que se encontram à venda só conseguem utilizar 14,5 A.
Apenas as duas versões novas mais caras que vão agora começar a ser comercializadas, com o carregador de 6.6 kW são capazes de utilizar os 16A que o cabo permite.

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Re: Hello

Mensagem por mjr » 30 abr 2013, 18:13

RJSC Escreveu: Mesmo com o cabo de 16A, os Leafs que se encontram à venda só conseguem utilizar 14,5 A.
Não é verdade. O Leaf com um EVSE de 16A gasta mesmo os 16A da rede, como já pude comprovar como meu carro. A potência de carga gasta da rede é de 3,76kW no meu caso, em que tenho cerca de 235V AC.

Os 3,3kW, que usaste para obter os 14,5A, são potência de saída nominal do carregador para a bateria. Como o rendimento é de cerca de 90% ele irá gastar mais do que 3,3kW da rede para carregar a bateria.

Concordo que não há qualquer diferença para a bateria entre o carregador de 10A e o de 16A. O de 16A até é mais eficiente pois há cargas constantes, como a bomba circulante de arrefecimento do carregador, que fazem baixar a eficiência para potências de carga mais baixas.
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Re: Hello

Mensagem por RJSC » 30 abr 2013, 20:11

Então falta dizer ao novo utilizador que terá que comprar mesmo o EVSE de 10A ou aumentar a potência contratada.

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Re: Hello

Mensagem por vgomes » 30 abr 2013, 23:35

Já encontrei quadros com 3,45 que aguentam o leaf mais frigorífico e lampadas acessas, mesmo usando uma extensão com 15mts.
Já encontrei quadros com 3,45 que não aguentam o carro mesmo sem mais nada ligado.

Penso que se optar por um VE, não perde nada em mudar para 6,9. A diferença é muito pouca e pode compensar com o carregamento nocturno em bi-horario sem preocupar que desliga o quadro se ligar mais qq coisa. De 6,9 para 10,35 é que já há uma diferença considerável.

Os LEAFs que a nissan andou a vender em 2ª mão e que foram os primeiros a entrar em Portugal, vêm com a EVSE de 10A e ficha shukco.

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