Sou da zona centro, Marinha Grande, aderi ao fórum com a ideia de adquirir algum conhecimento acerca de veículos eléctricos, mais especificamente do Leaf porque, nos últimos dias, em conversa com o meu pai, surgiu a ideia de trocar de carro, ele é fã desde que me lembro do Leaf, já experimentou várias vezes mas nunca avançou, e duvido que o faça, pois não o vejo a adaptar-se a um VE tal é o seu historial de faltas de gasóleo.

Possuo um Nissan Note, de 2010, quando lhe disse que gostava bastante (estéticamente) do Nissan Pulsar, veio a história do Leaf, que ia ao concessionário pedir um test drive e etc, e ontem experimentei a dar uma volta.
A experiência de condução foi muito boa, deveras surpreendente. Deixou-me bem inclinado a pensar nesta hipótese de um VE, e é também por isso que aqui vim parar.
Agora vêm os contras, tenho média de 20000km ano no Note, neste último ano fiz menos porque deixei de fazer os 30-40 kms diários (semana) devido a mudanças no trabalho. Mas faço bastantes viagens para Cascais (fim-semana), duas a três por mês, são 170km, e pelo que tenho lido em auto-estrada a 120kmh ou mesmo a 100 é impensável sem uma carga a meio caminho.
Penso que faço bastantes kms ano, e pensando no consumo, é uma diferença enorme, o problema é que neste momento e no futuro próximo os kms que continuarei a fazer são em viagens deste género, já que em dias normais de trabalho dificilmente passo os 10km/dia.
A minha principal questão é, com tanta viagem deste género, e mais algumas com outros destinos mais longos, os tais carregamentos rápidos (dos quais ainda pouco percebo) não provocarão na bateria um desbaste significativo?
Peço desculpa, pelo extenso texto.
Cumprimentos.