Página 1 de 2

Apresentação - Subbuteowiak

Enviado: 16 abr 2016, 17:56
por subbuteowiak
Boa tarde a todos.

Sou da zona centro, Marinha Grande, aderi ao fórum com a ideia de adquirir algum conhecimento acerca de veículos eléctricos, mais especificamente do Leaf porque, nos últimos dias, em conversa com o meu pai, surgiu a ideia de trocar de carro, ele é fã desde que me lembro do Leaf, já experimentou várias vezes mas nunca avançou, e duvido que o faça, pois não o vejo a adaptar-se a um VE tal é o seu historial de faltas de gasóleo. :D

Possuo um Nissan Note, de 2010, quando lhe disse que gostava bastante (estéticamente) do Nissan Pulsar, veio a história do Leaf, que ia ao concessionário pedir um test drive e etc, e ontem experimentei a dar uma volta.

A experiência de condução foi muito boa, deveras surpreendente. Deixou-me bem inclinado a pensar nesta hipótese de um VE, e é também por isso que aqui vim parar.

Agora vêm os contras, tenho média de 20000km ano no Note, neste último ano fiz menos porque deixei de fazer os 30-40 kms diários (semana) devido a mudanças no trabalho. Mas faço bastantes viagens para Cascais (fim-semana), duas a três por mês, são 170km, e pelo que tenho lido em auto-estrada a 120kmh ou mesmo a 100 é impensável sem uma carga a meio caminho.

Penso que faço bastantes kms ano, e pensando no consumo, é uma diferença enorme, o problema é que neste momento e no futuro próximo os kms que continuarei a fazer são em viagens deste género, já que em dias normais de trabalho dificilmente passo os 10km/dia.
A minha principal questão é, com tanta viagem deste género, e mais algumas com outros destinos mais longos, os tais carregamentos rápidos (dos quais ainda pouco percebo) não provocarão na bateria um desbaste significativo?

Peço desculpa, pelo extenso texto.

Cumprimentos.

Re: Apresentação - Subbuteowiak

Enviado: 16 abr 2016, 18:42
por mjr
Bem vindo!

Para o teu caso o Leaf de 30kW.h permitia fazer esses 170km sem grandes preocupações. Não a 120km/h, mas a mais de 100km/h. Se for o de 24kW.h, precisa de uma carga a meio. Eu não me preocupava com a degradação provocada pela carga rapida... Se fossem muitas seguidas durante muitos dias no ano, aí poderia ser preocupante a nível de degradação.

Re: Apresentação - Subbuteowiak

Enviado: 16 abr 2016, 19:46
por jpgoncalves2
Benvindo Subbuteowiak! :)
Espero que em breve possas ser mais um proprietário de um VE e, se for Leaf, o de 30kWh poderá de facto ser mais conveniente para ti. E quanto a cargas rápidas, tal como outro qualquer tipo de carga mais lenta, tal como já deu a entender o mjr, não são propriamente um fator de degradação, por si. O fenómeno de intercalação e desintercalação dos iões de lítio nos elétrodos (ciclo de carga-descarga), não determina nenhuma degradação, por si. Os fatores de degradação de que há evidências seguras são o tempo, a tensão e a temperatura. Talvez seja este último efeito, que mais vezes se vê relacionado com as ditas cargas rápidas mas, para que se tornem evidentes, terias que manter a bateria a temperaturas bastante elevadas, fora das condições realísticas de utilização do Leaf, muito em particular no clima português. E se numa muito remota possibilidade de desses níveis mínimos de temperatura de sensível degradação te aproximasses numa carga rápida, o próprio Leaf to impediria . Dá uma vista de olhos no gráfico abaixo e ficas com uma ideia de que níveis de temperatura provocam degradação sensível...
Imagem[/img] Nada consentâneos com uma utilização realística de um Leaf no nosso país, pois não..?! ;) Podes ver o vídeo donde foi retirado e outras pertinentes explicações em https://www.youtube.com/watch?v=pxP0Cu00sZs

Mais cuidado deverás ter com as tensões a que estacionas o VE... Encontrarás bastante informação aqui no fórum sobre este fator de degradação e como minorá-lo. Da degradação que nenhuma bateria se livra, é a que está constantemente a ocorrer, fruto de imparáveis reações parasitas no interior da bateria, em suma, do tempo, já que nada as pára, com a atual tecnologia disponível. Vai daí, e como costumo dizer, um VE ou DEGRADA ou DEGRADA e ANDA.
Venha esse VE! ;)

Re: Apresentação - Subbuteowiak

Enviado: 16 abr 2016, 20:00
por Fil
Bem vindo!

Com o leaf de 30kWh parece-me que é na maior. Estou de acordo com o mjr, com o de 24kWh, fazer 170klms sem carga a meio, é necessário andar muito devagar, não faz sentido. Se existir um posto de carga rápida pelo meio (pcr) basta parar uns 20 minutos, desta forma fazia sem problemas e a boa velocidade.

Está preparado para andar sem emissões e sem ruído? E para poupar uns bons milhares?

Não se acanhe, ajudamos com todo o gosto ;)

Re: Apresentação - Subbuteowiak

Enviado: 16 abr 2016, 22:29
por Orlando
Marinha Grande???
Há aí um Leaf Branco de uma colega minha...

Re: Apresentação - Subbuteowiak

Enviado: 16 abr 2016, 23:05
por snowman
Boa noite Subbuteowiak

Geralmente não costumo interferir nestas coisas do Leaf. Tal como o Subbuteowiak, vim aqui ter, esclareci dúvidas, experimentei o Leaf e adorei.
Mas depois experimentei o BMW i3. Temos aqui um colega i3 sempre disponível para ajudar, como a restante comunidade. É procurar por BMW i3 e lá o encontrará.

Eu fiz essa opção. Não tenho a coragem dos nossos Parceiros do Nissan Leaf, mesmo com a nova bateria. Tenho um i3 REX e vou a qualquer lado com ou sem carregamentos disponíveis. Moro em Cascais e isto por aqui está cheio de empresas a ocupar permanentemente os Carregamentos, rápidos ou lentos. Algo que vai ter que ser regulamentado mas passo a passo.
Voltando à questão...Amanhã vou a Castelo Branco e na prática, com o meu i3, não precisarei de carregar em lado nenhum. Mas se puder fá-lo-ei, claro, ainda é gratuito.
Viagens longas com regularidade...Não custa nada testar outras possibilidades...

Bem vindo e felicidades na escolha e nas viagens!

Re: Apresentação - Subbuteowiak

Enviado: 17 abr 2016, 01:32
por danielbranco
Estamos a meio de abril eu esperava até outubro pelas novidades, com o seu perfil de utilização eu ia de certeza absoluta para os veículos eléctricos, as vantagens compensam bem a desvantagem da autonomia. Claro que cada um sabe de si, mas se puder passe umas horas perdido aqui pelo fórum.

Re: Apresentação - Subbuteowiak

Enviado: 17 abr 2016, 18:30
por subbuteowiak
Obrigado a todos.

Já espreitei aqui no fórum de tudo um pouco, por agora tem sido difícil compreender a maior parte dos termos para entender as opções possíveis de realizar (exemplo: os vários tipos de carregadores, fichas, etc).

A ideia inicial passaria pelo Leaf de 30, qual o modelo ainda pouco sei das diferenças entre um e outro. A sugestão do snowman é de facto muito boa, e seria o ideal, mas penso que o i3 tem preços, um pouco proibidos para mim.
Orlando Escreveu:Marinha Grande???
Há aí um Leaf Branco de uma colega minha...
Não fazia ideia, vou andar atento :)

Há algum tópico a explicar como se processam os carregamentos, quer os rápidos quer os normais, em termos de tempo de espera? Isto porque ora falam em amperes ora em kw, ando todo baralhado.

E em relação aos postos de carregamento, pelo que percebi ainda são grátis, mas parece-me que a rede é ainda curta para quem pretende viagens longas, certo? Não sei se estou a ser um pouco estúpido, mas não seria positivo haver uma rede maior mas com PCR pagos? É falta de interesse ou apenas inviável?

Re: Apresentação - Subbuteowiak

Enviado: 17 abr 2016, 18:35
por danielbranco
Há i3 aqui em França a menos de 35000 com menos de 10000km

Re: Apresentação - Subbuteowiak

Enviado: 17 abr 2016, 19:15
por pemifer
Olá Sub!
Bem vindo!
Ainda não tinha dito nada pois sou o menos versado, ainda ando em fase de estudo e a compra só ocorrerá lá para o verão.
Mas tenho aprendido muito por aqui.
Em relação ao Leaf, no dia 1 fiz um mini-test drive no Entreposto em Lisboa e enviaram-me 2 propostas para os modelos menos equipadas mas com carga rápida.
35000 para o 30 e 30000 para o 24. http://nissanleafpt.com/viewtopic.php?f ... 43d#p68240

Disseste que ainda não percebeste a diferença entre os 2 Leafs, é verdade?
Pelo que percebi, trata-se de diferença na capacidade das baterias. O de 30 tem baterias de maior capacidade, daí fazer mais quilometros.