Registei-me para ficar a saber mais sobre o Nissan Leaf porque ando a investigar a possibilidade de compra de 1.
De momento os percursos diários são casa - creche do miúdo - trabalho e vice versa à tarde, no total do dia é inferior a 10km's.
De momento tenho uma carrinha diesel de mais 1600kgs para fazer este percurso o que é péssima ideia... resulta num consumo de mais de 9L/100 e o desgaste da carrinha é enorme.
O outro carro cá em casa é um Prius de 2008, comprei para este percurso, resulta, consome pouco e é um descanso (condução e fiabilidade) mas a mulher "roubo-mo"

Apesar de trabalharmos no mesmo local, ela faz turnos e a nossa filha ainda não está na creche, fica com os avós, por isso é raro irmos num carro só

Fiz contas e nos 2 últimos anos a carrinha gasta em IUC, seguro, IPO, manutenção, reparações, combustível, etc... mais de 210€ por mês

Dado a idade do fedelho e por vezes ter de transportar os 2, mota ou bicicleta também não é solução.
A solução passa por carro, os "clones" não me seduzem porque são muito pequenos e para qualquer, mesmo que pequena, saída a minha filha ainda precisa de carrinho e um saco com os apetrechos... e queria usar a alternativa elétrica ao máximo em detrimento do Prius por isso o Leaf tendo em conta o tamanho, preço e autonomia parece-me ser a melhor solução.
A nível de maiores deslocações que costumo fazer com a carrinha pela bagageira o mais comum é à zona de Penacova e ao Algarve, com o mais recente "re-investimento" nos postos de carregamento a questão da autonomia começa a ficar resolvida acho que só falta convencer a mulher a nível de bagageira

Ando portanto a avaliar a situação, preços, usados, importação, utilização, fiabilidade, etc...