
Saudaçoes Farenses
Saudaçoes Farenses
Bom dia a todos. Sou o Nuno e sou de Faro. Consulto o forum a vários meses e a cada dia que passa estou mais interessado na mobilidade electrica.
Apesar de ser petrolhead ferrenho, admito que a mobilidade electrica faz todo o sentido e estou disposto a mudar de carro .
De facto ando,a sondar o mercado para num prazo de 6-7meses tentar comprar um carro e possivelmente vai ser um VE.
Mas, com o que tenho lido fico confuso e parece-me que as novidades são mais que muitas.
Mas sou sincero,e assusta-me que mobilidade electrica chegue cedo demais. Porque? Porque trabalho no ramo automovel a vender, peças, revisoes, pastilhas de travao, kits de embraiagem. E se chega cedo demais posso não ter trabalho,num futuro próximo. Posso estar enganado,até podem pensarem que sou hipócrita e egoista , mas sinto-me assim com esta dualidade de sentimentos. Eu quero ter um VE para poder não gastar dimheiro em revisões e combustivel e poupar o meio ambiente, mas não quero que as outras pessoas comprem porque precisso que gastem peças de automóvel para poder continuar a trabalhar.Estarei a exagerar ou estou redondamente enganado e os dois tipos viaturas CI e VE vao existir por muitos e longos anos?
Ainda não fiz um teste drive a nenhum VE. Fui a Renault para experimentar o Zoe mas não estava disponível e vou tentar combinar para experimentar o Kia Soul Ev que está para test-drive na MSCAR. (Acho que ainda esta).
Felicidades a todos
Nuno
Apesar de ser petrolhead ferrenho, admito que a mobilidade electrica faz todo o sentido e estou disposto a mudar de carro .
De facto ando,a sondar o mercado para num prazo de 6-7meses tentar comprar um carro e possivelmente vai ser um VE.
Mas, com o que tenho lido fico confuso e parece-me que as novidades são mais que muitas.
Mas sou sincero,e assusta-me que mobilidade electrica chegue cedo demais. Porque? Porque trabalho no ramo automovel a vender, peças, revisoes, pastilhas de travao, kits de embraiagem. E se chega cedo demais posso não ter trabalho,num futuro próximo. Posso estar enganado,até podem pensarem que sou hipócrita e egoista , mas sinto-me assim com esta dualidade de sentimentos. Eu quero ter um VE para poder não gastar dimheiro em revisões e combustivel e poupar o meio ambiente, mas não quero que as outras pessoas comprem porque precisso que gastem peças de automóvel para poder continuar a trabalhar.Estarei a exagerar ou estou redondamente enganado e os dois tipos viaturas CI e VE vao existir por muitos e longos anos?
Ainda não fiz um teste drive a nenhum VE. Fui a Renault para experimentar o Zoe mas não estava disponível e vou tentar combinar para experimentar o Kia Soul Ev que está para test-drive na MSCAR. (Acho que ainda esta).
Felicidades a todos
Nuno
- BrunoAlves
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Re: Saudaçoes Farenses
Olá Nuno e bem vindo
Umas tecnologias dão lugar a outras. Já (praticamente) ninguém vende carroças e cascos para cavalos
Mas vão existir muitos e longos anos de coexistência. Se as previsões que apontavam o fim do petróleo para as próximas décadas estiverem correctas, no limite a ME vai ajudar o teu negócio a existir mais tempo na medida em que a redução do consumo de ouro negro vai permitir que os carros convencionais vivam mais tempo

Umas tecnologias dão lugar a outras. Já (praticamente) ninguém vende carroças e cascos para cavalos

Mas vão existir muitos e longos anos de coexistência. Se as previsões que apontavam o fim do petróleo para as próximas décadas estiverem correctas, no limite a ME vai ajudar o teu negócio a existir mais tempo na medida em que a redução do consumo de ouro negro vai permitir que os carros convencionais vivam mais tempo

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Saudaçoes Farenses
A evolução faz parte da nossa sociedade, imagine o número de pessoas que ficaram sem trabalho devido à introdução de computadores. Mas por outro lado imagino os que encontraram trabalho nesta área. Até os VE ocuparem 80% das frotas nacionais vão passar muitos anos por isso para si o fim da venda das peças não será um problema, contudo poderá ser para a geração futura.nunoajc Escreveu:Bom dia a todos.(...)Eu quero ter um VE para poder não gastar dimheiro em revisões e combustivel e poupar o meio ambiente, mas não quero que as outras pessoas comprem porque precisso que gastem peças de automóvel para poder continuar a trabalhar.Estarei a exagerar ou estou redondamente enganado e os dois tipos viaturas CI e VE vao existir por muitos e longos anos?Felicidades a todos
Nuno
Aproveite para tirar as dúvidas e dar umas voltas em todos os VE. já agora qual o perfil de utilizador (kms diários, tipo de estradas etc).
Att
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Re: Saudaçoes Farenses
Bom dia Nuno,
Sê bem vindo, e certamente terás neste forum muita gente bastante informada que te poderá ajudar nas dúvidas que tenhas relativamente a VE e ME.
Relativamente ao que mencionas, a minha humilde opinião, é de que a ME em Portugal ainda é um processo embrionário, e que terás certamente emprego garantido por pelo menos mais uns 20 anos.
Mesmo que hipoteticamente daqui a 10 anos 50% da totalidade dos carros vendidos em Portugal seja eléctrica (pessoalmente não acredito, embora gostasse que fosse a realidade), os outros 50% ainda seriam CI.
Mais ainda, daqui a 20 anos, pelo mesmo raciocínio, terás os carros CI comprados daqui a 10 anos, a fazer 10 anos de idade, o que é uma idade mais que aceitável num carro (era bom que o nosse parque automóvel tivesse uma idade média de 10 anos...) e esses ainda vão precisar de revisões, peças, etc. Serão 50% dos actuais, mas ainda serão muitos. Agora é razoável assumir que com uma redução para 50% dos CI, e com aparecimento de igual número de VE, as oficinas tenham de se modernizar e adaptar para darem também assistência a VE, e isso irá certamente acabar com algumas, mas as que ficarem certamente irão ter clientes por muitos anos ainda.
E os VE também precisam de peças... um automóvel não é só o motor... direcção, suspenção, travagem, climatização, etc, continuam a ser idênticos... (bom... mais ou menos idênticos
)
As revisões VE é que são mais "light", mas existem na mesma...
Sê bem vindo, e certamente terás neste forum muita gente bastante informada que te poderá ajudar nas dúvidas que tenhas relativamente a VE e ME.
Relativamente ao que mencionas, a minha humilde opinião, é de que a ME em Portugal ainda é um processo embrionário, e que terás certamente emprego garantido por pelo menos mais uns 20 anos.
Mesmo que hipoteticamente daqui a 10 anos 50% da totalidade dos carros vendidos em Portugal seja eléctrica (pessoalmente não acredito, embora gostasse que fosse a realidade), os outros 50% ainda seriam CI.
Mais ainda, daqui a 20 anos, pelo mesmo raciocínio, terás os carros CI comprados daqui a 10 anos, a fazer 10 anos de idade, o que é uma idade mais que aceitável num carro (era bom que o nosse parque automóvel tivesse uma idade média de 10 anos...) e esses ainda vão precisar de revisões, peças, etc. Serão 50% dos actuais, mas ainda serão muitos. Agora é razoável assumir que com uma redução para 50% dos CI, e com aparecimento de igual número de VE, as oficinas tenham de se modernizar e adaptar para darem também assistência a VE, e isso irá certamente acabar com algumas, mas as que ficarem certamente irão ter clientes por muitos anos ainda.
E os VE também precisam de peças... um automóvel não é só o motor... direcção, suspenção, travagem, climatização, etc, continuam a ser idênticos... (bom... mais ou menos idênticos

As revisões VE é que são mais "light", mas existem na mesma...
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Re: Saudaçoes Farenses
Bem vindo,
Não te preocupes com isso, os electricos também usam pastilhas, amortecedores, baterias de chumbo, espelhos.. com o tempo vocês adapam-se e vendem isso tudo mas para eléctricos
Não te preocupes com isso, os electricos também usam pastilhas, amortecedores, baterias de chumbo, espelhos.. com o tempo vocês adapam-se e vendem isso tudo mas para eléctricos

- pafi
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Re: Saudaçoes Farenses
Bem vindo Nuno.
Tudo se adapta com o tempo
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Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
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- mjr
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Re: Saudaçoes Farenses
Bem vindo Nuno,
Concordo com o que disseram até agora. E digo ainda que quem se antecipar poderá ocupar nichos de mercado que vão certamente aparecer, pelo que o teu interesse pela ME é muito bom sinal. Para poderes estar dentro desse novo mercado, nada como comprar um VE e experimentar o futuro, hoje.
Concordo com o que disseram até agora. E digo ainda que quem se antecipar poderá ocupar nichos de mercado que vão certamente aparecer, pelo que o teu interesse pela ME é muito bom sinal. Para poderes estar dentro desse novo mercado, nada como comprar um VE e experimentar o futuro, hoje.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Saudaçoes Farenses
Bem vindo Nuno! Pouco mais há a acrescentar, os colegas foristas já escreveram tudo.
Também aconselho que experimente o maior número de ve's possível. Verá rapidamente que os ci são dinossauros. Pensa comprar novo ou usado?
Estamos cá para ajudar a tirar todas as dúvidas, não se acanhe.
Também aconselho que experimente o maior número de ve's possível. Verá rapidamente que os ci são dinossauros. Pensa comprar novo ou usado?
Estamos cá para ajudar a tirar todas as dúvidas, não se acanhe.
Re: Saudaçoes Farenses
Boas tardes.
Obrigado. De facto eu não estou a pensar correcto.Tenho que pensar, que vai haver outras oportunidades de negocio. Alias a marca,para a qual trabalho já tem dois modelos hibridos pluh-in, Volvo v60 Plug -in e Volvo Xc90 t8 plug-in.
E sim as revisões do VE são,mais soft, e talvez assim todas as pessoas as façam, ao contrario de agora que as,pessoas,fogem das oficinas porque as revisões são caras.
A minha utilizaçao( na realidade vai ser a minha mulher porque eu ando de mota e so mesmo se estiver a chover picaretas é que ela me leva ao trabalho) é cidade e estrada nacional 125. No mínimo será sempre 40km mas as vezes chega aos 70-80 km.
Mas o que eu queria mesmo ( e fiquei muito agradado em saber que existe,PCR na A2 e na A22) era um EV com pelo,menos 200km de autonomia em velocidade de autoestrada (120-130km) para poder fazer as viagens a visitar familiares( que são bastantes frequentes ,cerca de,12-15 vezes por ano) numa aldeola entre o Entrocamento e Tomar.como tenho um miudo de,3 anos e vem outro a caminho , eu vou sempre ter parar varias vezes e é sempre fácil parar durante 30min ou mais.
Um hibrido Plug-in também esta na mesa das negociações,mas custa-me pagar tanto de IUC. Tenho um Toyota a gasoleo que paga €17 de IUC e recuso-me a pagar IUC de €100+ por um carro. Alias acho despropositado o Mitsubishi Outlander hibrido e o Toyota Prius e outros Toyota Hibrido que são os carros menos,poluentes a venda em Portugal serem severamente penalizados pela componente da cilindrada e pagarem quase €200 de IUC. Isto é completamente desjustado da realidade.
No momento qualquer EV serve o meu propósito de carro citadino, mas com as novidades de veículos com baterias de maior capacidade a chegar no fim do anoespero que haja um que me sirva ainda mais. O Toyota a gasoleo vai ser para manter, porque,agora vamos,precissar de2 carros.
Neste,momento já não estou muito interessado na marca do carro. Se servir o meu propósito já fico satisfeito.
Vou continuar a pesquisar e com certeza que vou encontrar,uma solução para mim e a minha família.
Já me esquecia. A Volvo também teve um C30 100% electrico.
Obrigado. De facto eu não estou a pensar correcto.Tenho que pensar, que vai haver outras oportunidades de negocio. Alias a marca,para a qual trabalho já tem dois modelos hibridos pluh-in, Volvo v60 Plug -in e Volvo Xc90 t8 plug-in.
E sim as revisões do VE são,mais soft, e talvez assim todas as pessoas as façam, ao contrario de agora que as,pessoas,fogem das oficinas porque as revisões são caras.
A minha utilizaçao( na realidade vai ser a minha mulher porque eu ando de mota e so mesmo se estiver a chover picaretas é que ela me leva ao trabalho) é cidade e estrada nacional 125. No mínimo será sempre 40km mas as vezes chega aos 70-80 km.
Mas o que eu queria mesmo ( e fiquei muito agradado em saber que existe,PCR na A2 e na A22) era um EV com pelo,menos 200km de autonomia em velocidade de autoestrada (120-130km) para poder fazer as viagens a visitar familiares( que são bastantes frequentes ,cerca de,12-15 vezes por ano) numa aldeola entre o Entrocamento e Tomar.como tenho um miudo de,3 anos e vem outro a caminho , eu vou sempre ter parar varias vezes e é sempre fácil parar durante 30min ou mais.
Um hibrido Plug-in também esta na mesa das negociações,mas custa-me pagar tanto de IUC. Tenho um Toyota a gasoleo que paga €17 de IUC e recuso-me a pagar IUC de €100+ por um carro. Alias acho despropositado o Mitsubishi Outlander hibrido e o Toyota Prius e outros Toyota Hibrido que são os carros menos,poluentes a venda em Portugal serem severamente penalizados pela componente da cilindrada e pagarem quase €200 de IUC. Isto é completamente desjustado da realidade.
No momento qualquer EV serve o meu propósito de carro citadino, mas com as novidades de veículos com baterias de maior capacidade a chegar no fim do anoespero que haja um que me sirva ainda mais. O Toyota a gasoleo vai ser para manter, porque,agora vamos,precissar de2 carros.
Neste,momento já não estou muito interessado na marca do carro. Se servir o meu propósito já fico satisfeito.
Vou continuar a pesquisar e com certeza que vou encontrar,uma solução para mim e a minha família.
Já me esquecia. A Volvo também teve um C30 100% electrico.
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- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Saudaçoes Farenses
Bem-vindo!
Um EV para fazer essa distância (200 km) em AE a 120-130km/h, só possivelmente o Leaf de 40kWh que deve estar para aparecer até ao final deste ano (segundo os rumores) ou o Opel Ampera-e que começa a ser comercializado no próximo ano (esperemos que já no início do ano por cá em Portugal).
Um EV para fazer essa distância (200 km) em AE a 120-130km/h, só possivelmente o Leaf de 40kWh que deve estar para aparecer até ao final deste ano (segundo os rumores) ou o Opel Ampera-e que começa a ser comercializado no próximo ano (esperemos que já no início do ano por cá em Portugal).