Mais um interessado na ME

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
ricaja
Mensagens: 8
Registado: 14 dez 2015, 13:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mais um interessado na ME

Mensagem por ricaja » 11 set 2016, 21:48

Sempre tive algum interesse na mobilidade eléctrica embora sem conhecimentos técnicos ou práticos da mesma além de um curtíssimo Test drive a um SUV movido a fuell cell (hidrogénio) em que percebi algumas das vantagens dos veículos eléctricos - o silêncio e o torque imediatamente disponível foram as mais evidentes.
No entanto, até agora não me foi possível adquirir um v€ículo €l€ctrico... Até que, fruto de uma nova realidade profissional e familiar me vejo perante um cenário desafiante mas que pode ser o ideal para justificar financeiramente o eletrico.
A situação é uma viagem diária de 100km para cada lado (obviamente teria de carregar antes da viagem de regresso) entre Viseu e Vila Real. Em principio não será todos os dias da semana mas estimo que mesmo assim faça 200 a 220 viagens de ida e volta por ano, ou seja, 40000 a 44000km por ano fora as habituais de visitar familiares e escapadelas de fim de semana...
Atualmente possuo um diesel a gastar 4,8l/100km (gastos de cerca de 5,5€/100km, acrescidos de IUC,...)

As minhas duvidas:
1 - o Leaf 30kwh é rapaz para o desafio?
2 - os abastecimentos nos postos Mobi.e serão pagos em breve (já li algures que com a 2ª fase de alargamento poderiam ser gratuitos mais algum tempo) têm ideia de qual será o preço do kwh?
3 - o percurso é acidentado, qual estimam que seja o consumo (kwh/100km) a velocidade média de 90km/h?
(as duas últimas questões são para me ajudar a fazer as contas da possível poupança)

Muito grato desde já por terem lido este post. Espero que tenha explicado de forma inteligível a situação e que me possam ajudar de forma a que no futuro possa ser eu a ajudar outros iniciantes na ME. ;)

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por Orlando » 11 set 2016, 22:05

Viva Ricaja,

temos pessoal de Vila Real e de Castro d'Aire que te pode ajudar e muito sobre os consumos.
Um Leaf de 30kw é o ideal porque assim não esforças tanto a bateria, mas há pessoal que faz isso num de 24kw.
Qto aos preços,,,,,ninguém sabe.......
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por pemifer » 11 set 2016, 22:11

:text-welcomeconfetti:
:text-welcomewave:
Bem vindo!
Vieste ao sitio certo para tirares dúvidas.
Quando concretizares a compra não te esquças de criar um DB com montes de fotos

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por jasmim » 11 set 2016, 22:34

Bem vindo! :)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por Fil » 11 set 2016, 23:09

Bem vindo!

Se faz consumos dentro dos 5 litros com o diesel actual, qualquer leaf chega e sobra para essas distâncias, o de 30kWh brinca nesse percurso e a essa velocidade. Vimos testes feitos em Portugal, por colegas foristas, a 120klm/h, a fazerem 150 klms sem problemas. Eu diria que vai gastar por volta dos 16kWh a cada 100 klms, mas o pessoal de Viseu será mais preciso. Ainda não existe valor do kWh atribuído aos mobi.e, e segundo se percebe, até ao segundo semestre de 2017, deve-se manter gratuito, mas pode ser mais tarde ou mais cedo, não vi nada de concreto. Deverá terminar a fase piloto, quando todos os postos tiverem montados e a funcionar.

Essas distâncias são perfeitas para o leaf de 30kWh, recupera o investimento rapidamente.

Não menos importante, são os euros poupados em manutenção, iuc e em alguns casos, em estacionamento.

Boa sorte na escolha;)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por BrunoAlves » 11 set 2016, 23:23

Bem vindo :)

100kms para cada lado, até num 24kWh faz ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por santanamos » 12 set 2016, 02:29

Boas, hoje vim de Viseu até Tarouca pela nacional e gastei quase 40% no leaf 24kwh a andar nos 60km/h. Imagino que fará esse trajecto pela A24 e para ficar à vontadinha é melhor pensar no leaf 30kwh. Fica o futuro assegurado e anda mais depressa ;)

jfr2006
Mensagens: 2507
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por jfr2006 » 12 set 2016, 09:31

Bem vindo!

Leaf de 30 kWh ou então esperar pelo Ampera-e a sair no próximo ano ;)

Esses 4.8l/100 são medidos na bomba ou é o valor indicado no CB do carro?

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por pemifer » 12 set 2016, 09:44

Já viste o filme "Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh".
Assim ficas com uma ideia das distancias que podes percorrer...
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=19&t=5410

ricaja
Mensagens: 8
Registado: 14 dez 2015, 13:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por ricaja » 12 set 2016, 14:14

Muito obrigado pelos comentários e incentivos.
Apenas duvidava da autonomia para as velocidades que gostaria de praticar. Tratando-se de uma viagem para e do trabalho gostaria de demorar o menos possível...
Os 4,8 são na bomba, sim. Fica o link para o spritmonitor http://www.spritmonitor.de/en/detail/664514.html
Nem me lembrei do Ampera-e até porque a espera faz diminuir o potencial de poupança. A ideia é trocar o meu CI por um VE importado...

Mais uma vez muito obrigado ;)

Responder

Voltar para “Apresentações”