Já tive mais duvidas, é certo, mas depois ter andado a navegar por aqui, algumas ainda subsistem.
Até porque aqui a linguagem é um pouco hermética, devido à quantidade de siglas que usam e números que, para terem algum significado, têm que haver algum "background".
Mas, a pouco e pouco, lá vou decifrando este código de daleaf

O meu problema:
Faço cerca de 135km p/dia (metade de manhã e a outra metade à tarde, no regresso).
Isto dá qualquer coisa como uns 32.500km p/ano.
Não tenho duvidas que passar dum CI para o Leaf, em situações ideais compensa, o problema é que vivo em condições algo especiais.
Problemas:
A amplitude térmica: Inverno uns 2 ou 3 meses perto dos 0 graus, com picos inferiores a 0, e um Verão onde temos 2 ou 3 meses sempre a rondar os 40 graus com picos de mais de 45 graus (não vivo no Texas, mas é como se passasse por lá todos os dias).
Não tenho garagem.
A comprar, terá que ser importado - Restrição Orçamental uns 15.000€.
Vou andar em estradas secundárias - média do meu CI - 74km/h - não vou andar a passear - pouco relevo
Ou seja, a probabilidade da bateria se degradar nas minhas mãos é superior ao normal.
Perguntas
Como posso evitar esta degradação?
Carregando só até 80%?
Sempre até 100%?
Evitando descargas até ao fim?
Evitar a temperatura exterior não consigo. Andar a passo de caracol não é opção.
Os outros Leaf alentejanos que por aí há como estão?
Quantos kms fazem por carga, andando a ritmo normal, depois de terem chegado às 8 barras?
Notaram alguma degradação superior ao normal?
Os mk2 já vinham com as baterias "lizzard" ou foi só a partir de 2015?
Peço desculpa pelo testamento... mas, nem escrevi metade!

Obrigado