Duvidas Alentejanas

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
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tiManel
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Duvidas Alentejanas

Mensagem por tiManel » 10 out 2016, 15:27

Boa tarde a todos,

Já tive mais duvidas, é certo, mas depois ter andado a navegar por aqui, algumas ainda subsistem.
Até porque aqui a linguagem é um pouco hermética, devido à quantidade de siglas que usam e números que, para terem algum significado, têm que haver algum "background".
Mas, a pouco e pouco, lá vou decifrando este código de daleaf :D
O meu problema:
Faço cerca de 135km p/dia (metade de manhã e a outra metade à tarde, no regresso).
Isto dá qualquer coisa como uns 32.500km p/ano.
Não tenho duvidas que passar dum CI para o Leaf, em situações ideais compensa, o problema é que vivo em condições algo especiais.
Problemas:
A amplitude térmica: Inverno uns 2 ou 3 meses perto dos 0 graus, com picos inferiores a 0, e um Verão onde temos 2 ou 3 meses sempre a rondar os 40 graus com picos de mais de 45 graus (não vivo no Texas, mas é como se passasse por lá todos os dias).
Não tenho garagem.
A comprar, terá que ser importado - Restrição Orçamental uns 15.000€.
Vou andar em estradas secundárias - média do meu CI - 74km/h - não vou andar a passear - pouco relevo

Ou seja, a probabilidade da bateria se degradar nas minhas mãos é superior ao normal.

Perguntas
Como posso evitar esta degradação?
Carregando só até 80%?
Sempre até 100%?
Evitando descargas até ao fim?
Evitar a temperatura exterior não consigo. Andar a passo de caracol não é opção.
Os outros Leaf alentejanos que por aí há como estão?
Quantos kms fazem por carga, andando a ritmo normal, depois de terem chegado às 8 barras?
Notaram alguma degradação superior ao normal?
Os mk2 já vinham com as baterias "lizzard" ou foi só a partir de 2015?

Peço desculpa pelo testamento... mas, nem escrevi metade! :D

Obrigado

jfr2006
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Re: Duvidas Alentejanas

Mensagem por jfr2006 » 10 out 2016, 15:39

Solução 1: No limite, um Leaf 30kWh (está acima do preço que queres, no entanto)
Solução 2: Zoe R240

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tiManel
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Re: Duvidas Alentejanas

Mensagem por tiManel » 10 out 2016, 15:43

jfr2006 Escreveu:Solução 1: No limite, um Leaf 30kWh (está acima do preço que queres, no entanto)
Solução 2: Zoe R240
Um pouco acima do limite - quase o dobro! :D
Um Zoe R240, sem aluguer de bateria (há no mercado?) com bateria em quanto fica?

Obrigado

jfr2006
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Re: Duvidas Alentejanas

Mensagem por jfr2006 » 10 out 2016, 15:46

tiManel Escreveu:
jfr2006 Escreveu:Solução 1: No limite, um Leaf 30kWh (está acima do preço que queres, no entanto)
Solução 2: Zoe R240
Um pouco acima do limite - quase o dobro! :D
Um Zoe R240, sem aluguer de bateria (há no mercado?) com bateria em quanto fica?

Obrigado
Quando disse no limite, era no limite de garantir que tinhas bateria para a viagem total e que mesmo sofrendo degradação, esta não seria tão grave e continuarias a ter carga no limite para a viagem.

Podes carregar no destino, antes de vir embora?

Preço do Zoe, importado, só mesmo procurando. Tens no fórum 2 pessoas que fazem o trabalho de importar (jasmim e Orlando). Aconselho-te a falares com eles, para ver o que existe no mercado.

RNM
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Re: Duvidas Alentejanas

Mensagem por RNM » 10 out 2016, 15:51

Pode carregar em ambos os sítios?

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tiManel
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Re: Duvidas Alentejanas

Mensagem por tiManel » 10 out 2016, 15:59

RNM Escreveu:Pode carregar em ambos os sítios?
Posso carregar nos 2 sítios.

No fundo o que quero saber é se ao fim de 4 anos mais uns 3 que o carro terá e 120.000km depois (mais os que o carro terá quando o adquirir) ainda tenho Leaf por quanto tempo? Ou se nessa altura já não tenho Leaf.

Obrigado

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Re: Duvidas Alentejanas

Mensagem por mafgod » 10 out 2016, 16:06

Se podes carregar em ambos, são uns 65Km para cada lado....
O meu com 4 anos e meio, e 9 barras, ainda faz ás vezes 100Km... antes da 1ª reserva.
Depois faz mais uns 15Km até à 2ª reserva.

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mjr
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Re: Duvidas Alentejanas

Mensagem por mjr » 10 out 2016, 16:16

Bem vindo!

Se é para os 65km para cada lado por estradas secundárias (média de 80km/h) e com carga dos dois lados, é possível fazer isso com mais de 30% de degradação (na verdade perto de 50% de degradação). Com um mk2 e com uma bateria em boas condições tens carro para bem mais que 4 anos. Claro que se fosse um de 30kW.h terias carro para sempre.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Duvidas Alentejanas

Mensagem por santanamos » 10 out 2016, 16:17

tiManel Escreveu:
RNM Escreveu:Pode carregar em ambos os sítios?
Posso carregar nos 2 sítios.

No fundo o que quero saber é se ao fim de 4 anos mais uns 3 que o carro terá e 120.000km depois (mais os que o carro terá quando o adquirir) ainda tenho Leaf por quanto tempo? Ou se nessa altura já não tenho Leaf.

Obrigado
A degradação nesse caso será pela idade. O carro parado também degrada. Por isso, tanto o leaf30 e o zoe r240 deverão cumprir as necessidades ao fim de 4 anos.
O zoe tem refrigeração da bateria mas não sei até que ponto poderá ser eficiente aos 45°.

É uma questão de gosto entre eles e esperar por dados concretos do alentejo.

RNM
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Re: Duvidas Alentejanas

Mensagem por RNM » 10 out 2016, 16:19

Contas:

A 74 km/h dá para fazer média de 11~12 kWh/100km.
Ou seja, uma bateria nova faz 180~200 km nesse andamento.
daqui a 120 mil ou 4 anos no seu caso ainda fará, sem grandes problemas 125~140 km (70% de 180~200).

Como se aconselha a utilizar entre os 80 e os 20% de carga (60% do total), poderá fazer 75 km/viagem, mesmo com 30% de degradação.

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