Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Mckricas
Registado: 25 out 2016, 10:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Apresentação

Mensagem por Mckricas » 25 out 2016, 13:17

Bom dia a todos,

Irei ser (em principio) um futuro condutor eléctrico ...no entanto ainda estou na fase de estudo (e de dúvidas)... ;)

Estou em fase de mudança de empresa e uma das possibilidades em cima da mesa é a atribuição de carro eléctrico como parte das funções a desempenhar. Embora o tema da mobilidade eléctrica não seja novo para mim como estava satisfeito com o carro que tenho, nunca cheguei a considerar um VE antes, mas com esta oportunidade parece-me que faz sentido agora finalmente avançar para um VE.

A rede de carregadores rápidos instalados (e a serem instalados) em Portugal também veio ajudar no processo.

Os meus percursos "normais" são de cerca de 20 a 30 kms/dia durante a semana, cerca de ~120km/dia ao fds e com viagens de ida à terra de 450kms (ida e volta) 1 ou 2 vezes por mês. Neste momento tenho uma Audi A6, que serve para tudo e para toda a familia (tenho 2 crianças menores de 5 anos) e para todos estes percursos...

A questão que tenho andado a estudar ultimamente é mesmo "qual o melhor VE" para mim considerando as seguintes hipóteses que tenho analisado:

1 - Vender a A6 e comprar o VE como carro único. Esta é a minha hipótese preferida. As minhas necessidades hoje do dia-a-dia são resolvidas apenas com um carro e gostaria de continuar dessa forma. No entanto, uma familia de 4 precisa de algum espaço interior (e bagageira) e infelizmente os VEs que existem hoje são todos da categoria de "citadinos" (ou lá perto)...Já pensei se não poderia colocar uma bagageira de tejadilho no VE nas alturas que é necessária mais capacidade de bagagem :)

2- Manter a A6 e comprar o VE para 2º carro. Sendo que acho que o VE seria o carro mais utilizado em provavelmente 98% do tempo...a A6 ficaria a descansar na garagem até às viagens mais longas ou ser necessário transportar mais bagagem ... considero isso um autêntico desperdício :(

Já li vários tópicos neste fórum (alguns diários de bordo) e já fiz test-drive ao Nissan Leaf e ao BMW i3. Os Tesla infelizmente não são opção, embora fosse aquele que provavelmente me resolvia todas as dúvidas...

Honestamente, dos test-drives gostei mais do i3 mas o interior do Leaf é um pouco mais espaçoso e isso, no meu caso, conta.

Depois pelo que li aqui, o Leaf não tem "controlo térmico" das baterias e isso pode ser um problema nos dias quentes quando se deixa o carro ao sol.

Resumindo, neste momento estou inclinado para a hipótese 2 e ir buscar um i3, por ser a situação mais "segura", mas honestamente não sei ser será a melhor solução visto que não conheço todas as soluções do mercado.

Alguém já passou por uma situação semelhante ? se sim como optaram ?

Obrigado!

tuela
Registado: 11 jun 2016, 07:49
Data de fabrico: 26 abr 2016
Capacidade bateria: 36 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por tuela » 25 out 2016, 13:27

Benvindo ao fórum!

Se verificar o i3 é muito mais caro que o Leaf. A versão de 30 kWh trás uma garantia de 8 anos para as baterias ... mais que suficiente para a tranquilidade. Além disso com a diferença de preço ainda lhe permite no futuro trocar baterias e ainda assim poupar uns trocos.

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 25 out 2016, 13:49

Bem vindo ;)

Sugeria-te analisar a hipótese de importar.
Para o cenário 1, a venda da A6 mais o valor de compra de um VE novo pode, por exemplo, chegar ao Tesla importado.
Para o cenário 2, importar um Leaf ou até um clone (pequeno sim, mas possível de se comprar por 12k€ e perfeito para os tais 98%)

Boa sorte :!:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 25 out 2016, 14:13

Bem vindo!

Se optar pela opção 1 ainda pode ser considerado um PHEV, tipo a Passat GTE/ Golf GTE / Ampera (tem de ser usado) / Outlander PHEV ou um dos muitos outros híbridos plug-in com pouca autonomia elétrica. No entanto tem de pagar todos os anos o IUC e toda a manutenção/chatices associada a um ICE.

Dependendo de onde é a terra, é possível que esteja/venha a estar coberta pela rede de PCRs. Com uma bateria de 30kW.h ou mais torna-se muito mais fácil fazer esses 450km, com necessidade de apenas duas paragens (ou 3 para os mais apressados). Mas fica dependente da efetiva instalação desses PCRs...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 25 out 2016, 15:35

Bem vindo!

Se possível, eu fazia o esforço extra e ía para o tesla model S, é o que faz mais sentido no seu caso. Já os encontra na ordem dos 60 mil €, e ficava com garantia e klms ilimitados durante muitos anos. O senão é o facto de ter de fazer possíveis reparações em França, pelo menos nesta fase. Nada que um bom seguro não resolva.

Em qualquer um dos 3 modelos que referiu, (estou convicto que) vai ficar satisfeito, e com muito boas garantias (8 anos e 160 mil klms no i3 e leaf). Usado e importado, costuma ficar muito mais em conta, e faz-se sem esforço e em segurança com a ajuda de alguns membros aqui do fórum. Muitos dos que aqui andam foi assim que fizeram.

Boa sorte na escolha.

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 25 out 2016, 17:51

4 pessoas no i3 é para esquecer, mala reduzida para ir à terra, os filhos que não podem nem abrir porta, nem janela...outro desatino.
Com a garantia de 8 anos e 160000 tanto no Leaf como no i3, está descansado.
Um TMS seria ideal, mas tem que estar disposto a ir a Bordéus para a assistência.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Mckricas

Mensagem por Mckricas » 25 out 2016, 18:01

Obrigado a todos pelas respostas.

Esqueci-me de referir que o VE será adquirido pela empresa que trabalho no modo Renting por 3 anos/60.000kms de forma a aproveitar (também) a dedução do IVA. E no final desse período, o veiculo é entregue e é iniciado um novo contrato de 3 anos com outro veiculo.

Assim, os usados ficam fora de hipótese e os Teslas também devido a ultrapassarem o limite dos 63.500€ para a dedução de IVA. (mas mesmo que fosse possível a dedução, acho que seria também um valor muito elevado para dar por um carro.)

É por esta razão que estou a considerar apenas viaturas novas existentes neste momento (até ao final do ano) no mercado.

Como o MJR referiu há a hipótese também de um híbrido. O problema que vejo é com a tributação autónoma de 10% ou 17.5% que teria que pagar (para além dos restantes impostos "normais") e com a reduzidíssima autonomia eléctrica (30-40 kms). Nesse caso tenho alguma dificuldade em justificar a venda da minha A6 (com apenas 6 anos) e a compra de um carro novo.

Penso que as vantagens de um 100% eléctrico permitem na prática reduzir a factura total no final do mês. Com um híbrido tenho algumas dúvidas.

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 25 out 2016, 18:09

Vais me desculpar, mas já vendi usados para renting. Desde que tenham iva.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Mckricas

Mensagem por Mckricas » 25 out 2016, 18:21

Orlando Escreveu:4 pessoas no i3 é para esquecer, mala reduzida para ir à terra, os filhos que não podem nem abrir porta, nem janela...outro desatino.
Com a garantia de 8 anos e 160000 tanto no Leaf como no i3, está descansado.
Um TMS seria ideal, mas tem que estar disposto a ir a Bordéus para a assistência.
Orlando,

Tens razão. O espaço interior do i3 é menor e os "desatinos" que referes são reais..(os vidros traseiros fixos é o maior deles)

O i3 para mim seria hipótese com a manutenção do meu carro actual de forma a poder usa-lo nas situações onde é necessário mais bagagem e/ou viagens longas.

O Leaf talvez fosse um pouco melhor na hipótese de carro único.

Em relação ao Renting de usados, não sabia que era possível. Foi a minha empresa que me disse que o carro tinha que ser "novo"...

tuela
Registado: 11 jun 2016, 07:49
Data de fabrico: 26 abr 2016
Capacidade bateria: 36 Ah

Mensagem por tuela » 25 out 2016, 18:31

Desculpem a ignorância mas uma viatura em renting paga tributação autonoma? Tinha a ideia que só em leasing, ald ou compra própria.

Responder

Voltar para “Apresentações”