Irei ser (em principio) um futuro condutor eléctrico ...no entanto ainda estou na fase de estudo (e de dúvidas)...

Estou em fase de mudança de empresa e uma das possibilidades em cima da mesa é a atribuição de carro eléctrico como parte das funções a desempenhar. Embora o tema da mobilidade eléctrica não seja novo para mim como estava satisfeito com o carro que tenho, nunca cheguei a considerar um VE antes, mas com esta oportunidade parece-me que faz sentido agora finalmente avançar para um VE.
A rede de carregadores rápidos instalados (e a serem instalados) em Portugal também veio ajudar no processo.
Os meus percursos "normais" são de cerca de 20 a 30 kms/dia durante a semana, cerca de ~120km/dia ao fds e com viagens de ida à terra de 450kms (ida e volta) 1 ou 2 vezes por mês. Neste momento tenho uma Audi A6, que serve para tudo e para toda a familia (tenho 2 crianças menores de 5 anos) e para todos estes percursos...
A questão que tenho andado a estudar ultimamente é mesmo "qual o melhor VE" para mim considerando as seguintes hipóteses que tenho analisado:
1 - Vender a A6 e comprar o VE como carro único. Esta é a minha hipótese preferida. As minhas necessidades hoje do dia-a-dia são resolvidas apenas com um carro e gostaria de continuar dessa forma. No entanto, uma familia de 4 precisa de algum espaço interior (e bagageira) e infelizmente os VEs que existem hoje são todos da categoria de "citadinos" (ou lá perto)...Já pensei se não poderia colocar uma bagageira de tejadilho no VE nas alturas que é necessária mais capacidade de bagagem

2- Manter a A6 e comprar o VE para 2º carro. Sendo que acho que o VE seria o carro mais utilizado em provavelmente 98% do tempo...a A6 ficaria a descansar na garagem até às viagens mais longas ou ser necessário transportar mais bagagem ... considero isso um autêntico desperdício

Já li vários tópicos neste fórum (alguns diários de bordo) e já fiz test-drive ao Nissan Leaf e ao BMW i3. Os Tesla infelizmente não são opção, embora fosse aquele que provavelmente me resolvia todas as dúvidas...
Honestamente, dos test-drives gostei mais do i3 mas o interior do Leaf é um pouco mais espaçoso e isso, no meu caso, conta.
Depois pelo que li aqui, o Leaf não tem "controlo térmico" das baterias e isso pode ser um problema nos dias quentes quando se deixa o carro ao sol.
Resumindo, neste momento estou inclinado para a hipótese 2 e ir buscar um i3, por ser a situação mais "segura", mas honestamente não sei ser será a melhor solução visto que não conheço todas as soluções do mercado.
Alguém já passou por uma situação semelhante ? se sim como optaram ?
Obrigado!