
Apresentação
Apresentação
Boa tarde e obrigado por me aceitarem, ainda sem ser um "user" com mobilidade eléctrica.
Como alguns outros que descobrem este fórum, também estou a equacionar a aquisição de um Leaf e as dúvidas são quase iguais.
O meu trajeto diário é na casa dos 80 km, praticamente plano. Palmela - Lisboa. Uma vez por mês, Palmela - Coimbra... 4 vezes por ano... Palmela - Monte Gordo e aí é que a coisa complica - por enquanto. Sim, há mais deslocações... muitas a Sesimbra (aí há uma inclinação'zita). Este ano (desde Janeiro até agora) 21 500 km e foram 1021 € em poluente. Sim, gasto pouco, como já tive um híbrido não plug-in aprendi a conduzir de forma mais 'avisada' e sou um condutor que, quanto tem pressa em chegar, sai mais cedo para não ter que carregar no pedal.
Tenho parqueamento e não imagino como consigo lá colocar 'maneira de carregar' a partir do meu contador - já que não me parece que o condomínio esteja interessado em soluções de compromisso - era engraçado disponibilizar um equipamento (não sei se existe), que tivesse acesso controlado - e os interessados pagavam mensalemnte ao condomínio... digo que era prático por me parecer que talvez facilitasse a instalação - já lá existe electricidade do condomínio, como é previsível.
Problemas:
O trajeto até Monte Gordo recomenda a maior autonomia (até pq não descubro lá na zona sítios onde carregar - tirando Huelva ou Faro). Mesma coisa, lá há garagem comunitária mas como é um apartamento dentro de uma espécie de hotel, colocar lá maneira de carregar ainda deve ser mais complicado.
A estética do Leaf (sobretudo volante, antena e mais uns detalhes) está um nadita antiquada... e andam por aí imagens de prováveis novos modelos EV da Nissan muito mais apelativos - ou seja, estes vão desvalorizar mais do que o normal.
O espaço na bagagem - para quem tem uma na casa dos 610 l em estado normal - vai ser duro.
Não faço ideia se os pneus são especiais e a preços loucos - no meu híbrido eram um tanto ao quanto exagerados.
E mais duas ou três coisas... mas, como já pedi um test drive, todos sabem que me está a morder a troca.
Importados parecem-me uma boa opção mas, como não sou vendedor de automóveis, não quero arriscar a transaccionar o meu (além de que como só tem 2 anos e meio, levo uma coça valente na venda). Há uma quantidade de problemas que corro com pagamentos, registo.. sei lá. Não estou dentro disso e já tive aborrecimentos com carros vendidos a stands.
As vantagens são enormes - também sei - e a ambiental não é quantificável para quem se preocupa com isso, tem filhos, etc... como eu.
Outra dúvida? O desconto para quem pertence à associação só é válido se eu tiver já um EV? Não é possível pedir sobre compromisso de, na aquisição de um, me tornar associado?
Não sei, nem entendo bem, o que é e como funciona o CarWings - sei que há uma app e um site (ambos com muitos altos e baixos) mas o carro está ligado à web (tem cartão dados ou algo assim? isso é um custo mensal, incluído? o que me podem dizer sobre isso, por favor).
Depois, a minha tendência também será, a comprar no imediato, tentar o mais baixo na gama, com maior autonomia... mas eu tenho um carro com todos os extras (menos navegação). Desde máximos e médios automáticos ao sensor de chuva, de alerta de mudança de via a leitura de sinais, travagem a baixa velocidade automática para evitar colisão com veículo da frente.. enfim, pipis e olés.. que eu gosto, confesso).
Como utilizadores - em relação às diferentes versões - o que acham essencial e supérfluo.
Isto não está muito organizado e já está um testamento - desculpem.
Desde já o meu obrigado a tod@s. Já li algumas (muitas) mensagens aqui mas, dado que já me aceitaram, se me quiserem ir alimentado o GAS (gear acquisitio syndrome) com a vossa energia, fico grato.
O posto do Forum Montijo não funciona - oficialmente - ou funciona? E há mais operacionais aqui perto? Obrigado
Como alguns outros que descobrem este fórum, também estou a equacionar a aquisição de um Leaf e as dúvidas são quase iguais.
O meu trajeto diário é na casa dos 80 km, praticamente plano. Palmela - Lisboa. Uma vez por mês, Palmela - Coimbra... 4 vezes por ano... Palmela - Monte Gordo e aí é que a coisa complica - por enquanto. Sim, há mais deslocações... muitas a Sesimbra (aí há uma inclinação'zita). Este ano (desde Janeiro até agora) 21 500 km e foram 1021 € em poluente. Sim, gasto pouco, como já tive um híbrido não plug-in aprendi a conduzir de forma mais 'avisada' e sou um condutor que, quanto tem pressa em chegar, sai mais cedo para não ter que carregar no pedal.
Tenho parqueamento e não imagino como consigo lá colocar 'maneira de carregar' a partir do meu contador - já que não me parece que o condomínio esteja interessado em soluções de compromisso - era engraçado disponibilizar um equipamento (não sei se existe), que tivesse acesso controlado - e os interessados pagavam mensalemnte ao condomínio... digo que era prático por me parecer que talvez facilitasse a instalação - já lá existe electricidade do condomínio, como é previsível.
Problemas:
O trajeto até Monte Gordo recomenda a maior autonomia (até pq não descubro lá na zona sítios onde carregar - tirando Huelva ou Faro). Mesma coisa, lá há garagem comunitária mas como é um apartamento dentro de uma espécie de hotel, colocar lá maneira de carregar ainda deve ser mais complicado.
A estética do Leaf (sobretudo volante, antena e mais uns detalhes) está um nadita antiquada... e andam por aí imagens de prováveis novos modelos EV da Nissan muito mais apelativos - ou seja, estes vão desvalorizar mais do que o normal.
O espaço na bagagem - para quem tem uma na casa dos 610 l em estado normal - vai ser duro.
Não faço ideia se os pneus são especiais e a preços loucos - no meu híbrido eram um tanto ao quanto exagerados.
E mais duas ou três coisas... mas, como já pedi um test drive, todos sabem que me está a morder a troca.
Importados parecem-me uma boa opção mas, como não sou vendedor de automóveis, não quero arriscar a transaccionar o meu (além de que como só tem 2 anos e meio, levo uma coça valente na venda). Há uma quantidade de problemas que corro com pagamentos, registo.. sei lá. Não estou dentro disso e já tive aborrecimentos com carros vendidos a stands.
As vantagens são enormes - também sei - e a ambiental não é quantificável para quem se preocupa com isso, tem filhos, etc... como eu.
Outra dúvida? O desconto para quem pertence à associação só é válido se eu tiver já um EV? Não é possível pedir sobre compromisso de, na aquisição de um, me tornar associado?
Não sei, nem entendo bem, o que é e como funciona o CarWings - sei que há uma app e um site (ambos com muitos altos e baixos) mas o carro está ligado à web (tem cartão dados ou algo assim? isso é um custo mensal, incluído? o que me podem dizer sobre isso, por favor).
Depois, a minha tendência também será, a comprar no imediato, tentar o mais baixo na gama, com maior autonomia... mas eu tenho um carro com todos os extras (menos navegação). Desde máximos e médios automáticos ao sensor de chuva, de alerta de mudança de via a leitura de sinais, travagem a baixa velocidade automática para evitar colisão com veículo da frente.. enfim, pipis e olés.. que eu gosto, confesso).
Como utilizadores - em relação às diferentes versões - o que acham essencial e supérfluo.
Isto não está muito organizado e já está um testamento - desculpem.
Desde já o meu obrigado a tod@s. Já li algumas (muitas) mensagens aqui mas, dado que já me aceitaram, se me quiserem ir alimentado o GAS (gear acquisitio syndrome) com a vossa energia, fico grato.
O posto do Forum Montijo não funciona - oficialmente - ou funciona? E há mais operacionais aqui perto? Obrigado
- rimsilva
- Proprietário i3
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- Data de fabrico: 15 mar 2016
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Re: Apresentação
Bem vindo e parabéns pelo interessa na ME.
Realmente vai um grande "turbilhão" de emoções e de questões pertinentes que a maior parte de nós possivelmente já fizemos, pessoalmente acho que deve partir sempre de uma valor (nem que aproximado) do que pretende gastar...
Depois há questões que só mesmo o próprio pode responder, nomeadamente os 610l de bagageira, se tem condições ou não para abdicar dela.
Outro aspecto importante é o valor que pode fazer com o carro actual, se não quer vender pela via particular (OLX ou standvirtual, por exemplo), então só resta a troca directa em stand pela compra de um novo/usado/serviço.
O perfil de utilização adapta-se perfeitamente ao modelo 24kW (80km/dia), as dificuldades das viagens mais longas podem ser contornadas com alguma "paciência" extra (há relatos de viagens até Montegordo de bem mais longe), mas lá está se financeiramente poder esticar para o de 30kW é sempre preferível.
Parece-me fundamental que a situação do carregamento em casa seja pensado e resolvido, para ficar mais descansado no dia-a-dia e não ficar tão dependente no futuro da rede publica.
Também aqui no fórum há imensos utilizadores que carregam os carros com energia do condomínio.
Realmente vai um grande "turbilhão" de emoções e de questões pertinentes que a maior parte de nós possivelmente já fizemos, pessoalmente acho que deve partir sempre de uma valor (nem que aproximado) do que pretende gastar...
Depois há questões que só mesmo o próprio pode responder, nomeadamente os 610l de bagageira, se tem condições ou não para abdicar dela.
Outro aspecto importante é o valor que pode fazer com o carro actual, se não quer vender pela via particular (OLX ou standvirtual, por exemplo), então só resta a troca directa em stand pela compra de um novo/usado/serviço.
O perfil de utilização adapta-se perfeitamente ao modelo 24kW (80km/dia), as dificuldades das viagens mais longas podem ser contornadas com alguma "paciência" extra (há relatos de viagens até Montegordo de bem mais longe), mas lá está se financeiramente poder esticar para o de 30kW é sempre preferível.
Parece-me fundamental que a situação do carregamento em casa seja pensado e resolvido, para ficar mais descansado no dia-a-dia e não ficar tão dependente no futuro da rede publica.
Também aqui no fórum há imensos utilizadores que carregam os carros com energia do condomínio.
- rnlcarlov
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Re: Apresentação
Com os PCRs instalados na A2, Ir de Palmela a Monte Gordo nem é difícil. Basta uma carga rápida em Aljustrel e outra em Loulé. Até os clones (imiev/ion/C-zero) fazem isso. A questão do carregamento em Monte Gordo é que pode ser mais problemática consoante o sítio onde fica. Conheço relatos de quem foi passar o verão passado a Monte Gordo e foi um cabo dos trabalhos para conseguir carregar.
Re: Apresentação
Estimado rimsilva, obrigado.
Compreendi, definir o valor a gastar é fundamental. Estou a tentar perceber quanto pode valer a minha viatura - tenho apenas o valor de referência do seguro por ter mudado de companhia. Estará dependente deste factor.
A versão de 24 kW é, em termos de equipamento, igual à 30 kW? É só diferente na tecnologia das baterias? Qual é a diferença de autonomia entre às duas? Será que sabe?
Posso prescindir do espaço da bagageira... Só há 2 anos e meio é que passei a ter tanto - mas dá jeito.
Vou visitar uns concessionários... Mas, se não há para entrega, vou ver se há de serviço.
Obrigado.
Onde poderei ver as soluções de carregamento próprio?
Compreendi, definir o valor a gastar é fundamental. Estou a tentar perceber quanto pode valer a minha viatura - tenho apenas o valor de referência do seguro por ter mudado de companhia. Estará dependente deste factor.
A versão de 24 kW é, em termos de equipamento, igual à 30 kW? É só diferente na tecnologia das baterias? Qual é a diferença de autonomia entre às duas? Será que sabe?
Posso prescindir do espaço da bagageira... Só há 2 anos e meio é que passei a ter tanto - mas dá jeito.

Vou visitar uns concessionários... Mas, se não há para entrega, vou ver se há de serviço.
Obrigado.
Onde poderei ver as soluções de carregamento próprio?
Re: Apresentação
Prezado rnlcarlov.
Obrigado pela resposta. Pois, Monte Gordo também me parece que apenas será viável com a versão de 30 kW... Eu costumo ir pela Nacional (Montemor - Évora - Beja + Vila Real)... Há muito sobe e desce, nos últimos 150 km max, claro, posso escolher outro percurso.
A ponderar...
Obrigado pela resposta. Pois, Monte Gordo também me parece que apenas será viável com a versão de 30 kW... Eu costumo ir pela Nacional (Montemor - Évora - Beja + Vila Real)... Há muito sobe e desce, nos últimos 150 km max, claro, posso escolher outro percurso.
A ponderar...
- rimsilva
- Proprietário i3
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- Registado: 31 mar 2016, 14:40
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Re: Apresentação
Pensava que já estava mais por dentro dentro das características dos leafsTito Escreveu:Estimado rimsilva, obrigado.
Compreendi, definir o valor a gastar é fundamental. Estou a tentar perceber quanto pode valer a minha viatura - tenho apenas o valor de referência do seguro por ter mudado de companhia. Estará dependente deste factor.
A versão de 24 kW é, em termos de equipamento, igual à 30 kW? É só diferente na tecnologia das baterias? Qual é a diferença de autonomia entre às duas? Será que sabe?
Posso prescindir do espaço da bagageira... Só há 2 anos e meio é que passei a ter tanto - mas dá jeito.
Vou visitar uns concessionários... Mas, se não há para entrega, vou ver se há de serviço.
Obrigado.
Onde poderei ver as soluções de carregamento próprio?

Os 24 e 30 kW são em termos de capacidade das baterias, os níveis de equipamento penso que sejam os mesmos (mas nada que uma comparação no site não resolva), depois uma vantagem adicional que à pouco não referi é o maior numero de anos da garantia (da bateria) do leaf com 30kW (8 para 5, julgo).
Mas seguramente daqui a pouco os proprietários LEAF vão esclarecer tudo... assim como a questão do carregamento no condomínio, no caso de não ser possível ter uma tomada a partir do seu próprio contador, há outras soluções para contagem dos consumos e assim poderá ajustar contas com o condomínio.
-
- Proprietário Leaf
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- Registado: 06 jan 2011, 00:22
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- Capacidade bateria: 58ah
Re: Apresentação
Viva Tito,
um contador parcial pode ajudar na questão do condomínio.
um contador parcial pode ajudar na questão do condomínio.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Re: Apresentação
Boa noite,
Estava convencido que havia só existiam versões de 20 kW e de 30 kW... depois, pareceu-me que havia uma de 24 kW mas achei que dizia respeito a versões chegadas em condições atraentes, financeiramente, por importação direta - afinal fiz essa simplificação mental, erradamente, pelos vistos. Não sei bem a diferença em termos de autonomia (refiro-me mais a um valor real do que ao anunciado).
Carregamento condomínio: quando ao contador, se não tiver alguma forma de controlar o acesso, acabará por permitir o uso indiscriminado - o que não se pretende, apesar do acesso à garagem ser limitado.
Ainda o carregamento: Estou algo confuso com a questão de trifásico/monofásico - em casa dos meus sogros, por existir um furo, sei que há a hipótese trifásica (seria vantajoso ou essa é a tal Quick Charge desaconselhada e que fica contabilizada nos registos?)... Suspeito que essa opção implica compra de outros cabos (ou já virão com o carro?). Bem, claro que vou por estas questões quando tiver acesso ao carro para fazer um test drive em condições reais - hoje já me ligaram da Nissan a fazer uma triagem (julgo eu).
Desculpem estas dúvidas básicas. Por enquanto, fui lendo, e espreitando vídeos no YouTube (mais sobre o funcionamento, explicação dos indicadores, modos de condução, etc) - para poder testar quando tiver o carro. Não encontrei muita informação sobre o modo de carregamento. Sei que há, genericamente, fichas tipo 1 e fichas tipo 2 (parece que alguns modelos não possuem as duas - é verdade?)... Umas permitem o carregamento numa tomada normal e, as outras, precisam de pontos/estações de carga. Percebi que nem todas as marcas usam o mesmo sistema - infelizmente - e que alguns locais não estão aptos a carregar certos sistemas (mas assumo que os Mobi.E dão para os Leaf - será certo?). Também sei que para os usar precisarei de um cartão... hei-de ver onde se pede e quanto custa... mas há coisas que me deixam perplexo. Parece-me altamente estranho a porta que permite o acesso às fichas de carregamento não poder ser fechada com as fichas 'ligadas' - por segurança e, por exemplo, para evitar possível vandalismo.
Vou puxar os catálogos... Para mim, como imaginam, é importante ter uma noção dos custos destes 'extras' que acabam por ser necessários - o que quiserem partilhar comigo, digam por favor.
Acho maravilhoso a quantidade de Apps e as hipóteses de ligação à ficha 'diagnóstico??' - que não sei onde se acede - para ver as condições reais das baterias e outros parametros... mas só podem consultar (não podem 'afinar', certo?
Pronto, nem vou falar da questão da temperatura das baterias e dos problemas que acarreta... ou cuidados a ter... mas está na minha lista de preocupações.
Obrigado a todos. São impecáveis... e a paciência com 'nabiços' como eu, faz-me recordar outros tempos - e eu gostava tanto desses tempo de partilha e amizade, em prol da comunidade. Bem hajam!
Estava convencido que havia só existiam versões de 20 kW e de 30 kW... depois, pareceu-me que havia uma de 24 kW mas achei que dizia respeito a versões chegadas em condições atraentes, financeiramente, por importação direta - afinal fiz essa simplificação mental, erradamente, pelos vistos. Não sei bem a diferença em termos de autonomia (refiro-me mais a um valor real do que ao anunciado).
Carregamento condomínio: quando ao contador, se não tiver alguma forma de controlar o acesso, acabará por permitir o uso indiscriminado - o que não se pretende, apesar do acesso à garagem ser limitado.
Ainda o carregamento: Estou algo confuso com a questão de trifásico/monofásico - em casa dos meus sogros, por existir um furo, sei que há a hipótese trifásica (seria vantajoso ou essa é a tal Quick Charge desaconselhada e que fica contabilizada nos registos?)... Suspeito que essa opção implica compra de outros cabos (ou já virão com o carro?). Bem, claro que vou por estas questões quando tiver acesso ao carro para fazer um test drive em condições reais - hoje já me ligaram da Nissan a fazer uma triagem (julgo eu).
Desculpem estas dúvidas básicas. Por enquanto, fui lendo, e espreitando vídeos no YouTube (mais sobre o funcionamento, explicação dos indicadores, modos de condução, etc) - para poder testar quando tiver o carro. Não encontrei muita informação sobre o modo de carregamento. Sei que há, genericamente, fichas tipo 1 e fichas tipo 2 (parece que alguns modelos não possuem as duas - é verdade?)... Umas permitem o carregamento numa tomada normal e, as outras, precisam de pontos/estações de carga. Percebi que nem todas as marcas usam o mesmo sistema - infelizmente - e que alguns locais não estão aptos a carregar certos sistemas (mas assumo que os Mobi.E dão para os Leaf - será certo?). Também sei que para os usar precisarei de um cartão... hei-de ver onde se pede e quanto custa... mas há coisas que me deixam perplexo. Parece-me altamente estranho a porta que permite o acesso às fichas de carregamento não poder ser fechada com as fichas 'ligadas' - por segurança e, por exemplo, para evitar possível vandalismo.
Vou puxar os catálogos... Para mim, como imaginam, é importante ter uma noção dos custos destes 'extras' que acabam por ser necessários - o que quiserem partilhar comigo, digam por favor.
Acho maravilhoso a quantidade de Apps e as hipóteses de ligação à ficha 'diagnóstico??' - que não sei onde se acede - para ver as condições reais das baterias e outros parametros... mas só podem consultar (não podem 'afinar', certo?
Pronto, nem vou falar da questão da temperatura das baterias e dos problemas que acarreta... ou cuidados a ter... mas está na minha lista de preocupações.
Obrigado a todos. São impecáveis... e a paciência com 'nabiços' como eu, faz-me recordar outros tempos - e eu gostava tanto desses tempo de partilha e amizade, em prol da comunidade. Bem hajam!
Re: Apresentação
Formas de carregamento, e algumas outras dúvidas esclarecidas no site da Nissan - curiosamente, no meu telemóvel (onde fiz a maior parte das consultas) nunca tinha visto estas páginas. No computador, no entanto, vi muito mais informação.
Desculpem.
Desculpem.
Re: Apresentação
Obrigado! Curiosamente o primeiro EV que 'mexeu' comigo foi o i3... mas o preço estava fora do meu orçamento. Parabéns.rimsilva Escreveu:
Pensava que já estava mais por dentro dentro das características dos leafsNão sou a melhor pessoa para explicar com rigor, porque tenho outro carro.
Gosto muito.