Apresentação
Enviado: 10 nov 2016, 16:21
Boa tarde e obrigado por me aceitarem, ainda sem ser um "user" com mobilidade eléctrica.
Como alguns outros que descobrem este fórum, também estou a equacionar a aquisição de um Leaf e as dúvidas são quase iguais.
O meu trajeto diário é na casa dos 80 km, praticamente plano. Palmela - Lisboa. Uma vez por mês, Palmela - Coimbra... 4 vezes por ano... Palmela - Monte Gordo e aí é que a coisa complica - por enquanto. Sim, há mais deslocações... muitas a Sesimbra (aí há uma inclinação'zita). Este ano (desde Janeiro até agora) 21 500 km e foram 1021 € em poluente. Sim, gasto pouco, como já tive um híbrido não plug-in aprendi a conduzir de forma mais 'avisada' e sou um condutor que, quanto tem pressa em chegar, sai mais cedo para não ter que carregar no pedal.
Tenho parqueamento e não imagino como consigo lá colocar 'maneira de carregar' a partir do meu contador - já que não me parece que o condomínio esteja interessado em soluções de compromisso - era engraçado disponibilizar um equipamento (não sei se existe), que tivesse acesso controlado - e os interessados pagavam mensalemnte ao condomínio... digo que era prático por me parecer que talvez facilitasse a instalação - já lá existe electricidade do condomínio, como é previsível.
Problemas:
O trajeto até Monte Gordo recomenda a maior autonomia (até pq não descubro lá na zona sítios onde carregar - tirando Huelva ou Faro). Mesma coisa, lá há garagem comunitária mas como é um apartamento dentro de uma espécie de hotel, colocar lá maneira de carregar ainda deve ser mais complicado.
A estética do Leaf (sobretudo volante, antena e mais uns detalhes) está um nadita antiquada... e andam por aí imagens de prováveis novos modelos EV da Nissan muito mais apelativos - ou seja, estes vão desvalorizar mais do que o normal.
O espaço na bagagem - para quem tem uma na casa dos 610 l em estado normal - vai ser duro.
Não faço ideia se os pneus são especiais e a preços loucos - no meu híbrido eram um tanto ao quanto exagerados.
E mais duas ou três coisas... mas, como já pedi um test drive, todos sabem que me está a morder a troca.
Importados parecem-me uma boa opção mas, como não sou vendedor de automóveis, não quero arriscar a transaccionar o meu (além de que como só tem 2 anos e meio, levo uma coça valente na venda). Há uma quantidade de problemas que corro com pagamentos, registo.. sei lá. Não estou dentro disso e já tive aborrecimentos com carros vendidos a stands.
As vantagens são enormes - também sei - e a ambiental não é quantificável para quem se preocupa com isso, tem filhos, etc... como eu.
Outra dúvida? O desconto para quem pertence à associação só é válido se eu tiver já um EV? Não é possível pedir sobre compromisso de, na aquisição de um, me tornar associado?
Não sei, nem entendo bem, o que é e como funciona o CarWings - sei que há uma app e um site (ambos com muitos altos e baixos) mas o carro está ligado à web (tem cartão dados ou algo assim? isso é um custo mensal, incluído? o que me podem dizer sobre isso, por favor).
Depois, a minha tendência também será, a comprar no imediato, tentar o mais baixo na gama, com maior autonomia... mas eu tenho um carro com todos os extras (menos navegação). Desde máximos e médios automáticos ao sensor de chuva, de alerta de mudança de via a leitura de sinais, travagem a baixa velocidade automática para evitar colisão com veículo da frente.. enfim, pipis e olés.. que eu gosto, confesso).
Como utilizadores - em relação às diferentes versões - o que acham essencial e supérfluo.
Isto não está muito organizado e já está um testamento - desculpem.
Desde já o meu obrigado a tod@s. Já li algumas (muitas) mensagens aqui mas, dado que já me aceitaram, se me quiserem ir alimentado o GAS (gear acquisitio syndrome) com a vossa energia, fico grato.
O posto do Forum Montijo não funciona - oficialmente - ou funciona? E há mais operacionais aqui perto? Obrigado
Como alguns outros que descobrem este fórum, também estou a equacionar a aquisição de um Leaf e as dúvidas são quase iguais.
O meu trajeto diário é na casa dos 80 km, praticamente plano. Palmela - Lisboa. Uma vez por mês, Palmela - Coimbra... 4 vezes por ano... Palmela - Monte Gordo e aí é que a coisa complica - por enquanto. Sim, há mais deslocações... muitas a Sesimbra (aí há uma inclinação'zita). Este ano (desde Janeiro até agora) 21 500 km e foram 1021 € em poluente. Sim, gasto pouco, como já tive um híbrido não plug-in aprendi a conduzir de forma mais 'avisada' e sou um condutor que, quanto tem pressa em chegar, sai mais cedo para não ter que carregar no pedal.
Tenho parqueamento e não imagino como consigo lá colocar 'maneira de carregar' a partir do meu contador - já que não me parece que o condomínio esteja interessado em soluções de compromisso - era engraçado disponibilizar um equipamento (não sei se existe), que tivesse acesso controlado - e os interessados pagavam mensalemnte ao condomínio... digo que era prático por me parecer que talvez facilitasse a instalação - já lá existe electricidade do condomínio, como é previsível.
Problemas:
O trajeto até Monte Gordo recomenda a maior autonomia (até pq não descubro lá na zona sítios onde carregar - tirando Huelva ou Faro). Mesma coisa, lá há garagem comunitária mas como é um apartamento dentro de uma espécie de hotel, colocar lá maneira de carregar ainda deve ser mais complicado.
A estética do Leaf (sobretudo volante, antena e mais uns detalhes) está um nadita antiquada... e andam por aí imagens de prováveis novos modelos EV da Nissan muito mais apelativos - ou seja, estes vão desvalorizar mais do que o normal.
O espaço na bagagem - para quem tem uma na casa dos 610 l em estado normal - vai ser duro.
Não faço ideia se os pneus são especiais e a preços loucos - no meu híbrido eram um tanto ao quanto exagerados.
E mais duas ou três coisas... mas, como já pedi um test drive, todos sabem que me está a morder a troca.
Importados parecem-me uma boa opção mas, como não sou vendedor de automóveis, não quero arriscar a transaccionar o meu (além de que como só tem 2 anos e meio, levo uma coça valente na venda). Há uma quantidade de problemas que corro com pagamentos, registo.. sei lá. Não estou dentro disso e já tive aborrecimentos com carros vendidos a stands.
As vantagens são enormes - também sei - e a ambiental não é quantificável para quem se preocupa com isso, tem filhos, etc... como eu.
Outra dúvida? O desconto para quem pertence à associação só é válido se eu tiver já um EV? Não é possível pedir sobre compromisso de, na aquisição de um, me tornar associado?
Não sei, nem entendo bem, o que é e como funciona o CarWings - sei que há uma app e um site (ambos com muitos altos e baixos) mas o carro está ligado à web (tem cartão dados ou algo assim? isso é um custo mensal, incluído? o que me podem dizer sobre isso, por favor).
Depois, a minha tendência também será, a comprar no imediato, tentar o mais baixo na gama, com maior autonomia... mas eu tenho um carro com todos os extras (menos navegação). Desde máximos e médios automáticos ao sensor de chuva, de alerta de mudança de via a leitura de sinais, travagem a baixa velocidade automática para evitar colisão com veículo da frente.. enfim, pipis e olés.. que eu gosto, confesso).
Como utilizadores - em relação às diferentes versões - o que acham essencial e supérfluo.
Isto não está muito organizado e já está um testamento - desculpem.
Desde já o meu obrigado a tod@s. Já li algumas (muitas) mensagens aqui mas, dado que já me aceitaram, se me quiserem ir alimentado o GAS (gear acquisitio syndrome) com a vossa energia, fico grato.
O posto do Forum Montijo não funciona - oficialmente - ou funciona? E há mais operacionais aqui perto? Obrigado