Página 1 de 1

Apresentação

Enviado: 25 mar 2018, 22:19
por PedroDuarte
Boa noite,

Sou o Pedro, comecei a pesquisar por carros EV à coisa de 15 dias. Das pesquisas que tenho feito acho um carro muito interessante, principalmente porque reduzimos em muito a poluição que produzimos.

Uma das duvidas que tenho neste momento, é se será na realidade um carro para se utilizar fora da cidade, e fazer viagens um pouco maiores, e do que tenho estado a verificar é que parece que não. O que me leva a entender que o carro fica um pouco caro, para utilizar só em cidade, tendo assim só um sentido a sua compra, reduzir a poluição.


Se acharem que estou errado, ajudem-me .


Obrigado,
Pedro Duarte

Re: Apresentação

Enviado: 25 mar 2018, 22:49
por BrunoAlves
Bem vindo ;)

Não partilho dessa visão, mas claro que cada um tem requisitos próprios.

Re: Apresentação

Enviado: 26 mar 2018, 01:24
por cfvp
Bem-vindo.

Os carros eléctricos têm várias vantagens em relação aos carros a combustão, não é só reduzirem a poluição. Além desta última vantagem, os carros eléctricos são mais simples de conduzir, providenciam melhores acelerações, são mais eficientes, mais silenciosos, mais económicos e requerem menos manutenção. Contudo, como refere, neste momento ainda têm algumas desvantagens, como o preço mais elevado, menor autonomia e os tempos de carregamento. No entanto estas desvantagens estão a desaparecer rapidamente e nos próximos anos deverão deixar deixar de ser um problema.

Ainda assim, hoje em dia já é possível fazer longas viagens com um carro eléctrico, mas depende da localização, do carro e da paciência. Portanto a decisão acaba por ser sua, se acha que encaixa nas suas necessidades/preferências ou não. Se não encaixar não há problema nenhum, eu compreendo que muita gente agora não tem possibilidade de ter um carro eléctrico, seja pelo preço, pela rede de carregamento pública, pela autonomia limitada, entre outros.

Re: Apresentação

Enviado: 26 mar 2018, 07:32
por jasmim
Bem-vindo.

O cfvp explicou tudo.

Re: Apresentação

Enviado: 26 mar 2018, 09:35
por Nonnus
Bem-vindo,

Quando diz viagens um pouco maiores esta a referir-se 500km/1000km?

Actualmente fazer viagens um pouco maiores num carro eléctrico requer algum planeamento antes da partida, mas isso não impede que as faça, mas como já foi dito em breve será diferente, assim esperamos nós. Existem aqui muitos exemplos de pessoas que fazem viagens um pouco maiores, claro que não é dar a chave e abalar, temos de saber onde vamos parar para carregar, é tudo uma questão de habito.

Re: Apresentação

Enviado: 26 mar 2018, 09:54
por Orlando
Bem-vindo,

viagens maiores?
eu só não saio de Portugal....de resto....

Re: Apresentação

Enviado: 26 mar 2018, 11:22
por pemifer
Olá homónimo!
Quando pensei comprar um Leaf pensei em manter o cancro fumarento que tinha.
Infelizmente tive de vender a porcaria do cancro que tinha pois não consegui repará-lo...
A minha escolha por um elétrico foi mesmo por estar farto de andar sempre metido em oficinas, se não era por causa das avarias era por causa das revisões... enfim...
Agora tenho só o Leaf.
Já fiz uma viagem Lisboa - Monte Gordo, várias Lisboa - Porto e ainda mais Lisboa - Entroncamento.
Em qualquer delas verifiquei que demoro, pelo menos, o dobro do tempo que levaria num cancro fumarento (mesmo avariado cheguei a fazer algumas viagens em "modo de segurança").
Há ainda a possibilidade de os loucos/bêbados/drogados que mandam nos postos os desligarem só porque lhes apetece, ou porque nesse dia estão mais bebados/drogados que o costume, como aconteceu recentemente numa viagem Lisboa - Entroncamento em que sai do Entroncamento por volta das 16:30 e cheguei a casa às 22:00 (devia ter chegado por volta das 18:30, cheguei a Aveiras às 17:20, saí por volta das 21:30).
Um EV só é caro se optares por um novo. Mesmo assim se fizeres as contas acabará por compensar ao fim de alguns anos.
Quando fiz as contas aos primeiros 6 meses de utilização do meu Leaf usado vi que tinha poupado, só em combustível mais de 1100€ (contas reais pois tenho um contador só para a tomada do carro; 11000km, 200 e tal euros de eletricidade).
Podes perfeitamente optar por um usado, assim fica mais em conta, porque com o Leaf não há hipotese de haver avarias escondidas (como com os fumarentos).
A parte mecanica que o Leaf tem em comum com os fumarentos é aquela parte que raramente dá chatices (travões, suspensões, luzes, pouco mais...).
O único problema do Leaf é a degradação da bateria que podes perfeitamente controlar por uma app para telemovel chamada LeafSpy.

Re: Apresentação

Enviado: 26 mar 2018, 11:26
por Joaomoura
Bem vindo.
Ainda recentemente fiz Santo Tirso-Olhão (1200km), claro que requer um pouco de planeamento e atenção mas fiz perfeitamente e sem stress.

Re: Apresentação

Enviado: 26 mar 2018, 11:31
por Orlando
Joaomoura Escreveu:Bem vindo.
Ainda recentemente fiz Santo Tirso-Olhão (1200km), claro que requer um pouco de planeamento e atenção mas fiz perfeitamente e sem stress.
Num de 30 ou 24?

Re: Apresentação

Enviado: 26 mar 2018, 11:41
por rimsilva
Orlando Escreveu:
Joaomoura Escreveu:Bem vindo.
Ainda recentemente fiz Santo Tirso-Olhão (1200km), claro que requer um pouco de planeamento e atenção mas fiz perfeitamente e sem stress.
Num de 30 ou 24?
O João tem um ioniq... nem toda a gente por aqui tem Leaf's... :)

Foi tudo praticamente dito sobre os VE's, acrescento apenas que os tempos de carregamento só são uma desvantagem se precisarmos de exceder a autonomia do carro num só trajecto, porque caso contrário é até uma vantagem, pode ser carregado enquanto estamos em casa, no trabalho, nas compras, etc...

Ah e bem vindo claro está....