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Apresentação
Enviado: 19 abr 2018, 22:35
por fireballpt
Boas noites! Há muito tempo que venho lendo os vossos ensinamentos e experiências. Hoje dou o passo de me juntar a vós

Tenho andado a juntar uns €€€ para comprar um Leaf, não um EV... um Leaf, e há muito tempo que tenho vindo a ver o que vai aparecendo mas os valores têm sido sempre acima do meu
budget. O motivo principal para a aquisição é baixar a factura mensal pois cá em casa é tudo a dobrar (gémeas) e tudo tem que ajudar.. até o carro

e porque me faz realmente todo o sentido, mesmo que seja ingénuo, acreditoque temos que pensar que fazendo o nosso bocadinho ajudamos a manter este planeta habitável para os filhos que trazemos ao mundo. Recentemente entusiasmei-me com a possibilidade de adquirir um MK1 de 2011 por cerca de 11.500 com 32k km através de um colega que me colocou em contacto com o vendedor. Dados os kilómetros pensei que seria um bom negócio e dentro do que posso dar, mas a bateria deixou-me bastante desanimado pois já só tem 8 barras. Neste momento o carro tem uma autonomia de 70km a uma média de 60 Km/h (estrada aberta, altimetria pouco variável com o máximo de 200mts). Apesar de dar para o meu trajecto diário (+/- 40km) tenho medo da degradação se acentuar muito depressa e "ficar sem carro" no espaço de 1 ou 2 anos.
Sinceramente não sei o que fazer, e não tenho margem para erros... Gostava que me dessem a vossa opinião que é muito mais capaz visto terem a experiência que eu não tenho.
Cumprimentos e ajudarei no que puder!
Re: Apresentação
Enviado: 19 abr 2018, 22:51
por LuisG
Bem vindo ao fórum e parabéns pela decisão.
Se a opção é mesmo o Leaf, em detrimento de um clone p.e., o ideal era conseguir chegar a um mk2, tanto pela química da bateria melhorada como por outras melhorias que proporcionam um pouco mais de autonomia.
É uma questão de estar atento, com a saída do novo vão seguramente aparecer algumas oportunidades interessantes.
A questão dos km's rodados não é assim tão relevante, com frequência verifica-se baterias em melhor estado que outros com menos km's.
Qualquer dúvida disponha.
Boa sorte na escolha.
Ps: não é ingénuo, de facto se cada um fizesse a sua parte, estaríamos todos muito melhor.
Re: Apresentação
Enviado: 19 abr 2018, 23:57
por jasmim
Bem-vindo!
Re: Apresentação
Enviado: 20 abr 2018, 09:23
por BrunoAlves
Bem vindo!
Subscrevo integralmente o que o Luis disse, adicionando ainda mais um ponto para pensar: como acontece inevitavelmente com toda a gente, o Leaf vai tomar o lugar de qualquer outro carro e passa a ser o primeiro e quase único carro. Com essa autonomia, é "curto".
A minha recomendação, se de facto queres um Leaf, seria tentar aguentar o ímpeto mais uns tempos e poupar mais uns trocos para te permitir chegar a um mk2, ou a um mk1 com a bateria substituída em garantia. Falta um bocado para conseguir lá chegar mas é possível e, na minha opinião, faz todo o sentido.
Re: Apresentação
Enviado: 20 abr 2018, 09:52
por Nonnus
Bem-vindo.
Vou dar a minha opinião para o seu "problema" embora haja pessoas com muitos mais conhecimentos que eu, que puderão ajudar melhor.
Os km realmente não importam muito num VE, até porque por norma os VE´s são carros com poucos KM excepto raras excepções. Sabemos hoje em dia pelos relatos de todos nós (proprietários) que existem carros com poucos KM e com baterias muito degradadas, como o exemplo do carro que teve contacto, e existem carros com muitos KM que apresentam pouca degradação. Por aquilo que nós nos temos vindo aperceber, parece que os carros gostam mais de andar muito e fazer muitos ciclos de carregamento do que passarem a maior parte da vida estacionados com baterias cheias, fazendo pouco ciclos de carregamento.
É fácil nós gerirmos o dinheiro dos outros, mas como já foi dito se possível aguarda mais um tempo e faz uma escolha mais ponderada, até pode ser mais cara na aquisição, mas que ao longo do tempo lhe traga menos problemas de mobilidade. Porque investir o dinheiro que já é pouco num carro que depois não te vai servir na totalidade, pode-se tornar num negocio ruinoso.
Re: Apresentação
Enviado: 20 abr 2018, 12:57
por pemifer
Bem vindo!
A minha opinião é única, dificilmente encontrarás uma opinião semelhante à minha.
Mas eu tenho uma quantidade de parafusos a menos, imagina que optei por comprar o meu Leaf nos EUA...
Se tens possibilidade de comprar um Leaf que para já se adequa aos quilómetros que fazes e se adequa ao orçamento que tens é uma excelente opção.
Compras um Leaf agora por 11500, andas uns tempos com ele, instalas uma bateria nova por 7000.
O que te propõem é que compres um carro com melhor bateria que será difícil encontrares por 18500 (11500 + 7000).
Alem disso, se comprares agora, terás mais facilidade em poupar os 7000 que irás precisar em breve, e depois tens um carro com bateria nova, ao passo que se comprares com bateria em melhor estado não deixa de ser uma bateria já com degradação.
Ainda à pouco tempo estava um carro com bateria substituída à venda... não me recordo bem dos valores mas tenho ideia que seria à volta de 16000...
Eu considero que comprar um Leaf com muita degradação não é mau negócio, dependendo do preço. Ao preço de compra devemos logo adicionar o preço de substituição de bateria para ver se é bom negócio ou não.
Considerando o preço que indicaste, soma o da substituição e vê quantos Leaf existem abaixo desse preço e em que estado estão essas baterias.
Às vezes saber o estado das baterias dos carros à venda requer o contacto com o vendedor o que é uma seca se estamos só a avaliar...
Re: Apresentação
Enviado: 20 abr 2018, 13:58
por Spin
Bem-vindo.
Embora seja um principiante na ME. Subscrevo o que foi dito pelos foristas excepto o pemifer.
Num Leaf de 2011, não é só o pack de baterias que se degradam, mas sim todos os componentes pelo seu uso ou desuso. Um mk1, tanto quanto sei, o AC não tem bomba de calor que é mais eficiente e só nos mk2 e seguintes é que já a trazem. Também ao nível tecnológico pode haver diferenças que por norma não contabilizamos. Por isso, dado o seu budget será de ponderar um break, até começar a ver nas estradas o novo Leaf. Porque o mercado vai-se ajustar a essa nova realidade e fazer baixar o preço em cascata dos modelos mais antigos. Julgo que no final deste verão, poderá encontrar mk2 de 24 kWh na ordem dos 13/14k€ (penso eu de que) e ainda lhe permite poupar mais uns €€€.
Re: Apresentação
Enviado: 20 abr 2018, 14:51
por mafgod
pemifer Escreveu: Ainda à pouco tempo estava um carro com bateria substituída à venda... não me recordo bem dos valores mas tenho ideia que seria à volta de 16000....
Sei de um Leaf de 2011, bateria nova mk2 com um ano que foi vendido por 13750€!
E subscrevo o que dizes, não havendo euros para mais é uma boa opção...
Re: Apresentação
Enviado: 20 abr 2018, 16:22
por rimsilva
Parabéns pela decisão e bem vindo ao mundo dos VE's...
Outro cenário, poderá ser pensar em pedir um pequeno financiamento para comprar um VE que dê maiores garantias e pagar a prestação com a poupança no combustível e/ou manutenção, sendo isto viável é obvio!
Nada como acompanhar a oferta e estar atento ao melhor negócio....
Re: Apresentação
Enviado: 20 abr 2018, 22:47
por figueiral
Eu também andei com essas dúvidas e acabei por optar por um clone (Ion). Claro que é menos "carro" que o Leaf, mas pelos valores que podia dar, para mim foi a melhor opção, e até agora estou bastante satisfeito. O espaço é pouco, mas até agora tem servido, os pequenos já não usam carrinho, se usassem não cabia no carro
Quando vou às compras com a mulher eles estão na escola, os bancos deitam-se e a mala fica grande
Quando é mesmo necessário lá tem que ir o fumarento, mas garanto-te que as vezes que ele foi usado foram quase todas, senão todas, mesmo só por causa da autonomia e tempo disponível para a viagem.
Mas como costumo dizer a quem me "chateia" por causa do "carrito" comprei o clone porque analisei bem e compensava-me comprar este.
Cada caso é um caso, e tens que ver os prós e contras para a tua situação.