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Apresentação
Enviado: 03 jan 2019, 00:20
por Induzido
Boa agradeço desde já por me terem aceite no vosso fórum.
Estou comprador de um leaf, gostaria de saber as vossas opiniões .
Faço 260 km por dia o que no carro a Gasoleo por mais econômico que seja é muito dispendioso.
Então surgiu me a ideia de comprar um Leaf, mas não tenho qualquer conhecimento nesta área .
Pelo que vi existem vários carros com diferentes KW.
Espero aprender mais sobre o leaf por aqui .
Cumprimentos a todos os leafs.
Re: Apresentação
Enviado: 03 jan 2019, 22:49
por Orlando
Bem vindo por cá.
Há por aqui muita informação espalhada.
Veja os diários de bordo para tentar compreender o que cada carro permite.
Os seus 260kms diários são diretos ou pode carregar a meio?
Re: Apresentação
Enviado: 03 jan 2019, 23:00
por BrunoAlves
Bem vindo!
A questão que o Orlando levantou é fundamental. Se houver carga a meio, um Leaf 30kWh ou um ioniq fazem isso tranquilamente e permitem uma compra mais em conta.
Se não, um Leaf2 40kWh é o mínimo.
Aliás, com tanto km diário até podias considerar um Tesla em segunda mão. Mesmo que o investimento seja maior, com tanto km seguramente que o retorno é garantido.
Deves ter em atenção que, para carregar 260km por noite em casa no período económico (é fundamental bi-horario económico), tens de ter potência contratada suficiente, bem como instalação eléctrica adequada. Diria que 45A monofasico é o mínimo, se fores para um Tesla talvez tenhas de pensar em trifásico.
Re: Apresentação
Enviado: 03 jan 2019, 23:15
por migle
Induzido Escreveu: ↑03 jan 2019, 00:20
Faço 260 km por dia o que no carro a Gasoleo por mais econômico que seja é muito dispendioso.
Boa! Que grande poupança que se pode fazer aí. Isso são mais de 400€ por mês.
Em electricidade, se for 60% carregado à noite em vazio e 40% durante o dia, são 2,80€+3,20€, 6€ por dia ou 132€ por mês (a uma média de 15kWh aos 100km, são 39kWh por dia).
Tudo seria muito simples se pudéssemos contar com uma rede pública funcional. Mas ainda não é suficiente para uma utilização todos os dias.
Apesar das dificuldades que disse o BrunoAlves, é uma questão de forçar e criar condições para isso, porque vale a pena, a poupança é muito grande. A situação mais simples é para alguém que trabalha numa zona industrial, com tomadas à disposição...
Re: Apresentação
Enviado: 04 jan 2019, 00:19
por mjr
Bem vindo!
Conforme já disseram é muito importante saber o tipo de trajeto e se é possível carregar a meio. 260km por dia é muito, mesmo para um Leaf 40, a não ser que possas aceitar andar a 90-100km/h na AE, o que para fazer 260km se torna penoso diariamente. O ideal seria mesmo poder carregar a meio para poderes fazer 120km/h na AE e andar mais descansado.
Para fazer os 260km sem carregar a meio e sem restrições só mesmo um Tesla (qualquer um) ou um Kauai/Niro de 64kW.h. Como os prazos de entrega destes estão muito alargados, é até possível que a Nissan consiga entregar um Leaf 60kW.h antes.
A questão da carga é importante, 260km são +/- 52kW.h da tomada a 120km/h. Para carregar isso nas 10 horas de vazio (mais barato) é necessário ter pelo menos 25A a ir para o carro, fora o resto do consumo da casa durante esse período.
Re: Apresentação
Enviado: 04 jan 2019, 07:34
por Induzido
Orlando Escreveu: ↑03 jan 2019, 22:49
Bem vindo por cá.
Há por aqui muita informação espalhada.
Veja os diários de bordo para tentar compreender o que cada carro permite.
Os seus 260kms diários são diretos ou pode carregar a meio?
Olá Orlando muito obrigado pela sua resposta.
Eu faço 130 km para cada lado (Leiria -Lisboa e Lisboa - Leiria)
Não tenho como carregar a meio. Se houvesse algum dispositivo em que eu pudesse instalar no carro que me carregasse enquanto estou no trabalho, algo do género de um painel solar . Aí daria .
Cumprimentos
Re: Apresentação
Enviado: 04 jan 2019, 07:42
por Induzido
migle Escreveu: ↑03 jan 2019, 23:15
Induzido Escreveu: ↑03 jan 2019, 00:20
Faço 260 km por dia o que no carro a Gasoleo por mais econômico que seja é muito dispendioso.
Boa! Que grande poupança que se pode fazer aí. Isso são mais de 400€ por mês.
Em electricidade, se for 60% carregado à noite em vazio e 40% durante o dia, são 2,80€+3,20€, 6€ por dia ou 132€ por mês (a uma média de 15kWh aos 100km, são 39kWh por dia).
Tudo seria muito simples se pudéssemos contar com uma rede pública funcional. Mas ainda não é suficiente para uma utilização todos os dias.
Apesar das dificuldades que disse o BrunoAlves, é uma questão de forçar e criar condições para isso, porque vale a pena, a poupança é muito grande. A situação mais simples é para alguém que trabalha numa zona industrial, com tomadas à disposição...
Obrigado.
Tenho de me informar melhor sobre este tema pq realmente a poupança seria enorme
Re: Apresentação
Enviado: 04 jan 2019, 09:29
por Orlando
Induzido Escreveu: ↑04 jan 2019, 07:34
Orlando Escreveu: ↑03 jan 2019, 22:49
Bem vindo por cá.
Há por aqui muita informação espalhada.
Veja os diários de bordo para tentar compreender o que cada carro permite.
Os seus 260kms diários são diretos ou pode carregar a meio?
Olá Orlando muito obrigado pela sua resposta.
Eu faço 130 km para cada lado (Leiria -Lisboa e Lisboa - Leiria)
Não tenho como carregar a meio. Se houvesse algum dispositivo em que eu pudesse instalar no carro que me carregasse enquanto estou no trabalho, algo do género de um painel solar . Aí daria .
Cumprimentos
Já fiz isso o ano passado todo, mas parava em Azembuja.
Eu no seu caso parava na AE e faria uma CR.
Re: Apresentação
Enviado: 04 jan 2019, 10:24
por migle
Exacto... Leiria-Lisboa por autoestrada, há carregadores rápidos nas A.S. de Leiria, Santarém e Aveiras. Resolve quase sempre.
Porém ter de contar com eles todos os dias... não é tão conveniente. Podem estar em uso, por exemplo, ou um deles avariado.
Estando disposto a comprar novo, o que se justifica perfeitamente para quem gasta isso todos os dias, realmente é o Hyundai Kauai de 64kWh, o Kia Niro, o Nissan Leaf e-Plus e os Tesla. Para qualquer um deles (excepto os modelos mais caros da Tesla) será preciso esperar uns mesinhos, mas vale a pena. O mais barato até que saia o Leaf e-Plus é o Hyundai Kauai por cerca de 43000€ (fora de Portugal é o Kona, se quiser procurar no YouTube...).
Entretanto, a velocidades de auto-estrada nesses carros, já não serão 15kWh/100km, mas uns 20kWh/100km, portanto 52kWh por dia. Carregar tudo isso durante a noite são 8h numa tomada especial de 32A com uma boa instalação eléctrica. Nos Tesla, sendo trifásico, consegue carregar em menos tempo.
Re: Apresentação
Enviado: 04 jan 2019, 10:27
por migle
Induzido Escreveu: ↑04 jan 2019, 07:34
Não tenho como carregar a meio. Se houvesse algum dispositivo em que eu pudesse instalar no carro que me carregasse enquanto estou no trabalho, algo do género de um painel solar . Aí daria .
O único dispositivo que pode carregar alguma coisa de jeito enquanto está no trabalho é uma tomada. Uma tomada normal, uma extensão, uma tomada industrial ainda melhor, etc...