Apresentação e dúvidas carregamento
-
- Mensagens: 2
- Registado: 04 jan 2022, 11:33
- Data de fabrico: 03 nov 2021
- Capacidade bateria: 64,00
Apresentação e dúvidas carregamento
Boa tarde malta elétrica!
Sou o Gonçalo de Santa Iria Azóia.
Comprei no fim do ano um Kia e-niro 64kWH e estou a adorar!
Tenho lido bastante no fórum sobretudo acerca de carregamento doméstico mas gostava de ter a vossa opinião para a minha situação em específico uma vez que quanto a essa parte ainda não fiz nada.
- Faço diariamente cerca de 50km
- tenho uma moradia onde consigo carregar o carro diariamente
- A instalação é trifásica por causa de uma bomba e a potência contratada 10.35 que não queria aumentar.
- Pretendo carregar em bi-horario das 22h as 7h
Com esta informação instalariam uma CEE monofásica ou trifásica?
Se não fizer sentido digam me por favor
Obrigado ejá estou a abusar mas para além disso gostava de ter contactos de alguém da zona que saibam que faz o serviço da melhor forma!
Sou o Gonçalo de Santa Iria Azóia.
Comprei no fim do ano um Kia e-niro 64kWH e estou a adorar!
Tenho lido bastante no fórum sobretudo acerca de carregamento doméstico mas gostava de ter a vossa opinião para a minha situação em específico uma vez que quanto a essa parte ainda não fiz nada.
- Faço diariamente cerca de 50km
- tenho uma moradia onde consigo carregar o carro diariamente
- A instalação é trifásica por causa de uma bomba e a potência contratada 10.35 que não queria aumentar.
- Pretendo carregar em bi-horario das 22h as 7h
Com esta informação instalariam uma CEE monofásica ou trifásica?
Se não fizer sentido digam me por favor
Obrigado ejá estou a abusar mas para além disso gostava de ter contactos de alguém da zona que saibam que faz o serviço da melhor forma!
Re: Apresentação e dúvidas carregamento
Trifásica, claro!
Até porque se o teu e-Niro tiver carregador interno AC trifásico, num dia de aperto podes carregar ao máximo que a potência contratada permitir!
Até porque se o teu e-Niro tiver carregador interno AC trifásico, num dia de aperto podes carregar ao máximo que a potência contratada permitir!
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6360
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Apresentação e dúvidas carregamento
Bem vindo e parabéns pela máquina
Como é que tens carregado até agora?
Trifásico 10,35kVA é sempre complicado... Idealmente terias um carro capaz de carregar em trifásico (o teu tem carregador interno trifásico?), compravas um EVSE regulável e tinhas uma velocidade de carregamento aceitável sem sobrecarregar nenhuma fase.
O problema com os 10,35kVA é que apenas tens 16A por fase. Se ligares o EVSE monofásico do carro a 12A tens uma fase imediatamente "perto" do máximo e as outras "a nanar". Se tiveres azar e tiveres outras cargas da casa na mesma fase vais "mandar o quadro abaixo" mesmo que só uma das fases esteja a trabalhar e estejas muito longe dos teus 10,35kVA totais.
Portanto sim, se o teu Niro tiver carregador interno trifásico é sem dúvida a melhor opção: CEE e EVSE regulável trifásicos. Se não tiver pode ser mais complicado.
Como é que tens carregado até agora?
Trifásico 10,35kVA é sempre complicado... Idealmente terias um carro capaz de carregar em trifásico (o teu tem carregador interno trifásico?), compravas um EVSE regulável e tinhas uma velocidade de carregamento aceitável sem sobrecarregar nenhuma fase.
O problema com os 10,35kVA é que apenas tens 16A por fase. Se ligares o EVSE monofásico do carro a 12A tens uma fase imediatamente "perto" do máximo e as outras "a nanar". Se tiveres azar e tiveres outras cargas da casa na mesma fase vais "mandar o quadro abaixo" mesmo que só uma das fases esteja a trabalhar e estejas muito longe dos teus 10,35kVA totais.
Portanto sim, se o teu Niro tiver carregador interno trifásico é sem dúvida a melhor opção: CEE e EVSE regulável trifásicos. Se não tiver pode ser mais complicado.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Re: Apresentação e dúvidas carregamento
Tenho ideia que há umas wallbox ou mesmo EVSE que aceitam entrada trifásica e depois fazem balanceamento da carga das fases para monofásico...BrunoAlves Escreveu: ↑12 jan 2022, 17:28Trifásico 10,35kVA é sempre complicado... Idealmente terias um carro capaz de carregar em trifásico (o teu tem carregador interno trifásico?), compravas um EVSE regulável e tinhas uma velocidade de carregamento aceitável sem sobrecarregar nenhuma fase.
O problema com os 10,35kVA é que apenas tens 16A por fase. Se ligares o EVSE monofásico do carro a 12A tens uma fase imediatamente "perto" do máximo e as outras "a nanar". Se tiveres azar e tiveres outras cargas da casa na mesma fase vais "mandar o quadro abaixo" mesmo que só uma das fases esteja a trabalhar e estejas muito longe dos teus 10,35kVA totais.
Portanto sim, se o teu Niro tiver carregador interno trifásico é sem dúvida a melhor opção: CEE e EVSE regulável trifásicos. Se não tiver pode ser mais complicado.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6360
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Apresentação e dúvidas carregamento
Nunca vi. Um conversor tri-mono (e mais frequente o seu inverso) conheço, mas são sempre coisas caras. E pesadas e volumosas
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- frankesousa
- Mensagens: 1300
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: Apresentação e dúvidas carregamento
qualquer coisa como isto:
https://adajusa.pt/transformadores-trif ... caixa.html
8kW para estar à vontade com 32A 7kW se for o caso.
Mas são uns belos 700€ e não usa as 3 fases a 1/3 da potência, mas sim 50% + 25% + 25%, isto é relevante porque a gastar 7kW corresponderá a 3.5kW numa das fases, uns 16A, o que já é demais para uma instalação trifásica "normal" de 10.35kVA (15A por fase).
Também estudei o assunto para minha casa até decidir trocar a instalação para monofásica e pronto.
https://adajusa.pt/transformadores-trif ... caixa.html
8kW para estar à vontade com 32A 7kW se for o caso.
Mas são uns belos 700€ e não usa as 3 fases a 1/3 da potência, mas sim 50% + 25% + 25%, isto é relevante porque a gastar 7kW corresponderá a 3.5kW numa das fases, uns 16A, o que já é demais para uma instalação trifásica "normal" de 10.35kVA (15A por fase).
Também estudei o assunto para minha casa até decidir trocar a instalação para monofásica e pronto.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
-
- Mensagens: 2
- Registado: 04 jan 2022, 11:33
- Data de fabrico: 03 nov 2021
- Capacidade bateria: 64,00
Re: Apresentação e dúvidas carregamento
Obrigado pelas vossas respostas.
Aqui é sempre a aprender!
E sim o carregador interno é trifásico pelo que também me parece que a solução CEE e EVSE trifásicos reguláveis será a melhor.
Passar a instalação a monofásica não me parecia nada mal mesmo mas tinha que ver melhor a questão da bomba ser trifásica.
Atualmente estou a carregar em casa numa tomada normal com o carregador da Kia que pode ir aos 12A mas não estou confortável por ter receio de provocar algum dano. A velocidade de carregamento nem me preocupa dado os kms que faço.
Aqui é sempre a aprender!
E sim o carregador interno é trifásico pelo que também me parece que a solução CEE e EVSE trifásicos reguláveis será a melhor.
Passar a instalação a monofásica não me parecia nada mal mesmo mas tinha que ver melhor a questão da bomba ser trifásica.
Atualmente estou a carregar em casa numa tomada normal com o carregador da Kia que pode ir aos 12A mas não estou confortável por ter receio de provocar algum dano. A velocidade de carregamento nem me preocupa dado os kms que faço.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6360
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Apresentação e dúvidas carregamento
Um bruto bajolo
Se a tomada e cablagem forem de qualidade e bem montados, não há nada a temer Se não mandas o quadro abaixo e é s7f para o teu dia a dia, é deixar estargoncalofreire88 Escreveu: ↑12 jan 2022, 22:43mas não estou confortável por ter receio de provocar algum dano
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Apresentação e dúvidas carregamento
Numa tomada shucko podes carregar até 14A sem problemas.goncalofreire88 Escreveu: ↑12 jan 2022, 22:43Obrigado pelas vossas respostas.
Aqui é sempre a aprender!
E sim o carregador interno é trifásico pelo que também me parece que a solução CEE e EVSE trifásicos reguláveis será a melhor.
Passar a instalação a monofásica não me parecia nada mal mesmo mas tinha que ver melhor a questão da bomba ser trifásica.
Atualmente estou a carregar em casa numa tomada normal com o carregador da Kia que pode ir aos 12A mas não estou confortável por ter receio de provocar algum dano. A velocidade de carregamento nem me preocupa dado os kms que faço.
Se usas o carregador de origem a 12A não há qualquer problema.
Estás com receio de que dano?
Eu tambem tenho kia e-niro de 64, carrego todos os dias, tenho o carregamento limitado a 70%, a 14A, não porque precise de carregar com essa intensidade, só porque é uma intensidade que tem menos perdas.