Mensagem
por GMLFO » 20 abr 2024, 17:18
Tenho lido várias análises sobre o facto de as baterias NCM serem mais "perigosas" que as LFP (maior probabilidade de fugas térmicas).
Haverá, efetivamente, razões para desconsiderar carros com baterias NMC com base no critério da segurança? Falo somente neste critério.
A verdade é que as marcas continuam a apostar em baterias NMC (sendo que as marcas que também apostam em baterias LFP acabam por, em alguns casos, as colocar em carros com menos equipamento). Por exemplo: a versão do Smart #1 com bateria LFP não tem bomba de calor.
O R5, por exemplo, não terá baterias LFP, tendo a Renault indicado que não quer apostar nestas baterias porque teriam de ser maiores para terem a mesma densidade energética. A verdade é que a Renault já tem grande histórico nos veículos elétricos e se continuar a apostar nas NMC é porque, certamente, estará confiante quanto aos sistemas dos seus carros ao nível da proteção e segurança das baterias... Presumo eu...
Será que se pode considerar que, à presente data, as marcas que utilizam baterias NMC já instalam nas viaturas sistemas de proteção e de arrefecimento mais avançados que reduzem os riscos de fugas térmicas e que tudo aquilo que se lê acaba por criar um drama que não se justifica?
Por exemplo, no meu dia a dia, deixo sempre o meu carro na rua enquanto estou no trabalho (tenho um diesel). Ora, imaginando que nos meses do verão, o carro ficará exposto ao sol a temperaturas de 30 a 40 graus constantemente, isto não pode contribuir para uma maior possibilidade de incêndios dos carros elétricos com NMC?
A verdade é que a tendência é de cada vez maior aposta nas LFP. A BYD é LFP e uma série de marcas estão aos poucos a aderir cada vez mais às LFP (incluindo até nos seus veículos baterias da BYD - blades).
Não estando preocupado com a autonomia (tenho garagem própria para carregar), e apreciando a maior longevidade e segurança das baterias LFP, não fará sentido apostar num carro com bateria LFP, mesmo que tenha de aguardar até que apareçam modelos com maior densidade energética (como se prevê para breve com a nova geração das blade batteries?).
Obrigado