Estou a pensar comprar um Tesla Model 3 usado e queria a vossa ajuda para esclarecer algumas dúvidas. Desde já, obrigado a quem puder partilhar a sua experiência!

Agradeço desde já a vossa ajuda!

Acredito que sem qualquer problema, mesmo para se for para os primeiros versão Sr+.É o carro certo para mim? – Faço 130 km por dia, sendo 100 km em autoestrada, e consigo carregar em casa. Acham que é um bom carro para este uso?
Antes de avançar para uma wallbox é verificar se o carregamento com o Mobile charger é suficiente. Concordo com os cáculos e sugestão anterior. Não ter pressa de saltar para uma wallbox.Carregamento – Como recomendam carregar um Tesla? Preciso mesmo de comprar uma wallbox ou posso carregar diretamente da tomada? Atualmente, tenho uma potência contratada de 4,6 kVA com a Endesa. Acham que devo aumentar a potência ou mudar de fornecedor?
Não tenho nenhum mas pelo que se vai lendo é ter atenção as rotulas, triângulos e suportes da suspensão. Como a Tesla não tem obrigatoriedade de revisões, há donos que deixam o desgaste agravar e depois tem de levar tudo novo.meirajoao Escreveu: ↑24 mar 2025, 12:25Olá a todos,
Estou a pensar comprar um Tesla Model 3 usado e queria a vossa ajuda para esclarecer algumas dúvidas. Desde já, obrigado a quem puder partilhar a sua experiência!
Fiabilidade – Quem tem um Model 3 com cerca de 100.000 km, teve problemas graves? Se sim, quais e quanto custaram os arranjos? Consideram o carro fiável ou começou a dar dores de cabeça com a quilometragem?
Sendo um SR+ é mais que suficiente, são carros bastante eficientes.
Isto é a minha opinião muito pessoal acerca deste assunto. Fazendo 130km diários e gastando os tais 26kWh, eu aumentava a potência para 6.9kVa e um carregador de 32A Por experiência houve alturas que fazia esses KM e depois quando queremos voltar a sair com o carro por um imprevisto podemos carregar cerca de 50km/h o que dá um certo a vontade. Isto não acontece todos os dias, mas acontece. É certo que hoje existe uma maior disponibilidade de carregadores rápidos e numa emergência podemos sempre usar um. Mas...
Livro de revisões muito dificilmente vai encontrar. A Tesla não obriga e a não ser que o antigo dono tivesse esse cuidado de registar tudo o que fez no carro não há muitas hipóteses. O carro pode nunca ter ido a Tesla para qualquer intervenção. O que pode ser visto de duas maneiras. Nunca deu problemas, ou o antigo dono era um desleixado do caraças.
Não percebo o que tem a ver uma Wallbox com o aumento de potência, podes aumentar a potência e comprar um EVSE de 3,7kW (16A) mudas a ficha shuko para CE16A e pronto, gastas uma fração do custo de uma Wallbox e tens o problema resolvido, se achas que 16A não chega podes ir para 32A sem precisar de vender um rim para comprar uma wallbox.meirajoao Escreveu: ↑25 mar 2025, 22:40Em primeiro lugar, agradecer pelas respostas de todos![]()
Relativamente ao meu ponto nº 1 (manutenções e fiabilidade). Li em algum lado uma suposta troca do liquido de refrigeração da bateria. Sabem alguma coisa acerca disto?
Para o ponto nº 2, o meu problema é que sou trabalhador estudante. Chego a casa todos os dias ás 23:30h e saio para o trabalho ás 7:30h. Isto dá-me apenas 8,5h de carregamento, para os 26kWh de consumo diário, teria de carregar a uma velocidade de 3.25kW por hora. Para alcançar isso, o que aconselham? Aumentar potencia ou colocar uma wallbox? O que acham?
Relativamente ao Elon Musk, será que vão começar a incendiar Teslas em Portugal daqui a 6 meses?![]()
Vou aproveitar este ponto para colocar uma questão (muito) básica:mjr Escreveu: ↑25 mar 2025, 08:48om bi-horário diário, com 10 horas de vazio, basta uma potência de 2,6kW para repor a autonomia inicial. Como o EVSE da Tesla de ligar à tomada (Mobile Connector) permite ir até aos 13A numa tomada convencional (porque tem sensor de temperatura na ficha), chega e sobra (13A corresponde a 3kW de potência de carga).