Apresentação JMeira | Tesla Model 3 SR+

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
meirajoao
Registado: 21 mar 2025, 15:46
Data de fabrico: 01 jan 2011

Apresentação JMeira | Tesla Model 3 SR+

Mensagem por meirajoao » 24 mar 2025, 12:25

Olá a todos,

Estou a pensar comprar um Tesla Model 3 usado e queria a vossa ajuda para esclarecer algumas dúvidas. Desde já, obrigado a quem puder partilhar a sua experiência!

1️⃣ Fiabilidade – Quem tem um Model 3 com cerca de 100.000 km, teve problemas graves? Se sim, quais e quanto custaram os arranjos? Consideram o carro fiável ou começou a dar dores de cabeça com a quilometragem?

2️⃣ É o carro certo para mim? – Faço 130 km por dia, sendo 100 km em autoestrada, e consigo carregar em casa. Acham que é um bom carro para este uso?

3️⃣ Carregamento – Como recomendam carregar um Tesla? Preciso mesmo de comprar uma wallbox ou posso carregar diretamente da tomada? Atualmente, tenho uma potência contratada de 4,6 kVA com a Endesa. Acham que devo aumentar a potência ou mudar de fornecedor?

4️⃣ Antes da compra – Ainda não conduzi um Model 3, só fui ver um ao vivo. O que devo ter em atenção ao avaliar um carro usado? Já sei que o livro de revisões e o estado da bateria (SOH) são importantes, mas há algo mais que deva verificar?

5️⃣ O que vocês gostavam de saber antes de comprar? – Para quem já comprou um Model 3, há algo que só descobriram depois da compra e que teria sido útil saber antes?

Agradeço desde já a vossa ajuda! 😊
Última edição por meirajoao em 27 mar 2025, 12:15, editado 1 vez no total.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Apresentação João Meira | Tesla Model 3 SR+

Mensagem por mjr » 25 mar 2025, 08:48

Olá, bem vindo!

As minhas respostas:

1 - O meu tem 160k km e 6 anos, sendo os únicos custos fora da garantia (que acabou há 2 anos) pneus, filtro do habitáculo (~50€ na Tesla), e o arranjo da rótula da suspensão frontal (50€). Este último seriam uns 500€ na Tesla, onde iriam trocar a peça completa, mas foi possível arranjar numa oficina em Gaia (basicamente é uma fuga de massa na rótula). Nunca fez uma revisão, apenas troca o filtro do habitáculo a cada 18-24 meses dependendo do estado.

2 - 130km por dia num Tesla, seja ele qual for, é muito pouco. Sem problemas por aqui.

3 - Eu também tenho 4,6kVA em casa com dois carros elétricos, que carregam na tomada. Claro que no total são uns 70km por dia, o que é mais fácil de gerir com esta potência. Seja como for, mesmo para 130km, e considerando um consumo 20kW.h por 100km (andar a abrir, corresponde a velocidade constante de 140km/h em AE), são 26kW.h por noite. Com bi-horário diário, com 10 horas de vazio, basta uma potência de 2,6kW para repor a autonomia inicial. Como o EVSE da Tesla de ligar à tomada (Mobile Connector) permite ir até aos 13A numa tomada convencional (porque tem sensor de temperatura na ficha), chega e sobra (13A corresponde a 3kW de potência de carga). Se fosse eu, começaria por usar esse EVSE e depois avaliaria se é necessário evoluir para mais potência. Pode ter de aumentar a potência contratada, para permitir ligar outros equipamentos durante o vazio.

4 - Deve pedir para o conduzir, se possível. Estar a atento a ruídos da suspensão, ruído anormal do motor. O resto é o normal quando se compra um usado, avaliar a carroçaria, o estado dos plásticos interiores, etc. Verifique no ecrã quais os extras de software que o carro tem, nomeadamente o EAP ou FSD (versões do Auto Pilot) e o boost de aceleração (caso seja o LR AWD).

5 -Gostava de saber que o Elon iria enlouquecer 8-) Mas mesmo assim comprava o carro :-)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

rjspedition
Registado: 11 jul 2021, 10:34

Mensagem por rjspedition » 25 mar 2025, 13:49

Bem vindo!

Comprei um Model 3 em Novembro pelo que não posso falar ainda muito sobre a fiabilidade. Chegou com 132000km e já vai algures pelos 146000 salvo erro, nada a apontar.
2️⃣ É o carro certo para mim? – Faço 130 km por dia, sendo 100 km em autoestrada, e consigo carregar em casa. Acham que é um bom carro para este uso?
Acredito que sem qualquer problema, mesmo para se for para os primeiros versão Sr+.
Acima de tudo é um carro super prático e "descomplicado" para o dia a dia :)
3️⃣ Carregamento – Como recomendam carregar um Tesla? Preciso mesmo de comprar uma wallbox ou posso carregar diretamente da tomada? Atualmente, tenho uma potência contratada de 4,6 kVA com a Endesa. Acham que devo aumentar a potência ou mudar de fornecedor?
Antes de avançar para uma wallbox é verificar se o carregamento com o Mobile charger é suficiente. Concordo com os cáculos e sugestão anterior. Não ter pressa de saltar para uma wallbox.

Fora isso é desfrutar do carro. EAP ou FSD são bónus simpáticos e que pelo menos quando comprei, quase não se refletia no valor de compra em comparação com outros carros. :D

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 25 mar 2025, 16:30

A Wallbox não é mais do que um EVSE preso na parede. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 25 mar 2025, 17:37

meirajoao Escreveu:
24 mar 2025, 12:25
Olá a todos,

Estou a pensar comprar um Tesla Model 3 usado e queria a vossa ajuda para esclarecer algumas dúvidas. Desde já, obrigado a quem puder partilhar a sua experiência!

1️⃣ Fiabilidade – Quem tem um Model 3 com cerca de 100.000 km, teve problemas graves? Se sim, quais e quanto custaram os arranjos? Consideram o carro fiável ou começou a dar dores de cabeça com a quilometragem?
Não tenho nenhum mas pelo que se vai lendo é ter atenção as rotulas, triângulos e suportes da suspensão. Como a Tesla não tem obrigatoriedade de revisões, há donos que deixam o desgaste agravar e depois tem de levar tudo novo.
meirajoao Escreveu:
Sendo um SR+ é mais que suficiente, são carros bastante eficientes.
meirajoao Escreveu:
Isto é a minha opinião muito pessoal acerca deste assunto. Fazendo 130km diários e gastando os tais 26kWh, eu aumentava a potência para 6.9kVa e um carregador de 32A Por experiência houve alturas que fazia esses KM e depois quando queremos voltar a sair com o carro por um imprevisto podemos carregar cerca de 50km/h o que dá um certo a vontade. Isto não acontece todos os dias, mas acontece. É certo que hoje existe uma maior disponibilidade de carregadores rápidos e numa emergência podemos sempre usar um. Mas...

Como foi dito é ver se vive bem com o que tem. Se depois vir que não é suficiente aumente a potência e compre um carregador de 32A.

É que depois de passar andar de carro electrico, mesmo que tenha um carro a combustão, acredite que não vai querer fazer muitas deslocações nele. Acontece a todos.
meirajoao Escreveu:

4️⃣ Antes da compra – Ainda não conduzi um Model 3, só fui ver um ao vivo. O que devo ter em atenção ao avaliar um carro usado? Já sei que o livro de revisões e o estado da bateria (SOH) são importantes, mas há algo mais que deva verificar?
Livro de revisões muito dificilmente vai encontrar. A Tesla não obriga e a não ser que o antigo dono tivesse esse cuidado de registar tudo o que fez no carro não há muitas hipóteses. O carro pode nunca ter ido a Tesla para qualquer intervenção. O que pode ser visto de duas maneiras. Nunca deu problemas, ou o antigo dono era um desleixado do caraças.

De resto como já foi dito é um carro como outro qualquer. Você pode pedir um histórico do carro para saber se teve acidentes, se tem dividas, se foi roubado, ou se o numero de km bate mais ou menos certo, etc. O relatório do meu e-Niro tinha muitas informações até o numero de km batia mais ou menos certo, o do meu e2008 não tinha muitas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 25 mar 2025, 20:32

5 -Gostava de saber que o Elon iria enlouquecer 8-)
Essa boca era escusada. :?
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

meirajoao
Registado: 21 mar 2025, 15:46

Mensagem por meirajoao » 25 mar 2025, 22:40

Em primeiro lugar, agradecer pelas respostas de todos :)

Relativamente ao meu ponto nº 1 (manutenções e fiabilidade). Li em algum lado uma suposta troca do liquido de refrigeração da bateria. Sabem alguma coisa acerca disto?

Para o ponto nº 2, o meu problema é que sou trabalhador estudante. Chego a casa todos os dias ás 23:30h e saio para o trabalho ás 7:30h. Isto dá-me apenas 8,5h de carregamento, para os 26kWh de consumo diário, teria de carregar a uma velocidade de 3.25kW por hora. Para alcançar isso, o que aconselham? Aumentar potencia ou colocar uma wallbox? O que acham?

Relativamente ao Elon Musk, será que vão começar a incendiar Teslas em Portugal daqui a 6 meses? :doh:

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 26 mar 2025, 10:19

meirajoao Escreveu:
25 mar 2025, 22:40
Em primeiro lugar, agradecer pelas respostas de todos :)

Relativamente ao meu ponto nº 1 (manutenções e fiabilidade). Li em algum lado uma suposta troca do liquido de refrigeração da bateria. Sabem alguma coisa acerca disto?

Para o ponto nº 2, o meu problema é que sou trabalhador estudante. Chego a casa todos os dias ás 23:30h e saio para o trabalho ás 7:30h. Isto dá-me apenas 8,5h de carregamento, para os 26kWh de consumo diário, teria de carregar a uma velocidade de 3.25kW por hora. Para alcançar isso, o que aconselham? Aumentar potencia ou colocar uma wallbox? O que acham?

Relativamente ao Elon Musk, será que vão começar a incendiar Teslas em Portugal daqui a 6 meses? :doh:
Não percebo o que tem a ver uma Wallbox com o aumento de potência, podes aumentar a potência e comprar um EVSE de 3,7kW (16A) mudas a ficha shuko para CE16A e pronto, gastas uma fração do custo de uma Wallbox e tens o problema resolvido, se achas que 16A não chega podes ir para 32A sem precisar de vender um rim para comprar uma wallbox. ;)
Comprei este EVSE à 2 meses:
https://pt.aliexpress.com/item/10050058 ... pt=glo2bra
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

rjspedition

Mensagem por rjspedition » 26 mar 2025, 11:21

No limite, e se a instalação fixa permitir, basta comprar o adaptador de 32A para o Mobile Charger que já deve acompanhar o carro na compra:

https://shop.tesla.com/pt_pt/product/ad ... -16-a_32-a

Mas tanto para esta solução, como para a indicada pelo Civic, como para uma Wallbox, a instalação terá sempre de estar preparada para suportar os 32a.

rjspedition

Mensagem por rjspedition » 26 mar 2025, 18:28

mjr Escreveu:
25 mar 2025, 08:48
om bi-horário diário, com 10 horas de vazio, basta uma potência de 2,6kW para repor a autonomia inicial. Como o EVSE da Tesla de ligar à tomada (Mobile Connector) permite ir até aos 13A numa tomada convencional (porque tem sensor de temperatura na ficha), chega e sobra (13A corresponde a 3kW de potência de carga).
Vou aproveitar este ponto para colocar uma questão (muito) básica:

Tenho o carro a carregar com o Mobile Connector da Tesla no parqueamento, em linha que vem directa do quadro principal da habitação dois pisos acima.
Os quadros estão ligados apenas por condutor de 2.5mm2 com diferencial 2x25A 30mA tipo HI e disjuntor de 16A no quadro parcial da garagem

Por se tratar apenas de 2.5mm2 sempre carreguei a 10A por motivos de salvaguarda, e porque nunca necessitei de mais, quer com o Leaf quer agora com o Model 3.

Posso configurar para 13A? Em caso de problemas, será na tomada e o sensor de temperatura manda abaixo, ou será que o problema poderá vir a acontecer noutro ponto qualquer da instalação onde pode não existir controlo?

Responder

Voltar para “Apresentações”