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Re: Fluence ZE battery pack

Enviado: 17 nov 2015, 17:03
por Flyer
lmlr Escreveu:O problema aqui não me parece ser do Fluence ou da Renault, parece-me ser mais um problema de autonomia, e isso hoje em dia só se soluciona com um Tesla, e mesmo assim nunca é a mesma coisa.
Não é autonomia. durante 3 anos e meio serviu-me excelentemente mesmo com autonomias a descerem. E fiz viagens longas desde os primeiros dias mesmo com as limitações conhecidas. O problema é a dor de cabeça que foi o processo de troca da bateria, com todos os eventos, alguns ainda não solucionados, como o aumento de kilometragem,.......para no fim ficar quase igual!
Para mim, cliente renault, a promessa feita pela marca, que com o aluguer tirava a preocupação e teria sempre uma bateria em condições, não se cumpriu!

Re: Fluence ZE battery pack

Enviado: 18 nov 2015, 10:36
por alexmol
Flyer Escreveu:O LBC2 dá 65.6 AH.
Isso significa que a bateria "nova" estava realmente a marcar 100% quando foi colocada no carro. Acho que os técnicos que a montaram e tiraram os dados com o software d Renault até devem ter dito a verdade na altura da montagem da bateria.
A questão é que poucos dias depois (ou até no próprio dia após fazer alguns kms) os valores já estavam a diminuir e a Renault vai saber disso através da telemetria, não lhes custava nada assumir a realidade até porque vão receber semanalmente os relatórios da telemetria que vão mostrar os valores reais actuais.

São vários os indícios que apontam para que as baterias "novas" sejam de uma fornada já antiga e ficaram guardadas.
Mesmo que seja a uma temperatura controlada a degradação por velhice vai acontecendo.

Quando se colocam num carro e o LBC começa novamente a calcular a capacidade apercebe-se da degradação e vai corrigindo os valores de SoH e Ah.

Enquanto a Renault tiver baterias guardadas de fornadas antigas vai acontecer o mesmo a todos os que trocarem de bateria. Só quando acabarem as baterias mais antigas e tiverem que fabricar novas é que o problema poderá ficar resolvido.

Embora o Fluence seja um produto de 1ªgeração e a Renault dê pouca importância ao assunto, creio que se o Flyer tiver que trocar de bateria daqui por um ano, apesar de todos os incovenientes e angustias que esta situação provoca ao cliente, quem vai perder mais dinheiro é a Renault pois as mensalidades de um ano de aluguer de certeza não vão pagar o custo da bateria e a mão-de-obra da substituição e testes.

Talvez para a Renault este seja um assunto "menor" e esteja dado como certo que vão haver perdas financeiras, mas não abona nada para a imagem da Renault. Os clientes sentem-se desamparados e ignorados.

Nunca voltarei a um MCI puro, muito menos diesel. Mas a ideia era trocar Prius 2G que continua cá por casa por um EV daqui a uns anos, mas se a Renault continuar a desprezar os clientes Fluence ZE quem vai embora primeiro será o Fluence e não o (velhinho) Prius.
Pelas minhas previsões terei de trocar de bateria daqui por 2 anos, mais ou menos quando acaba o primeiro contrato de 3 anos de aluguer, logo veremos se vou renovar.

Re: Fluence ZE battery pack

Enviado: 18 nov 2015, 13:58
por zeuz
alexmol Escreveu:Pelas minhas previsões terei de trocar de bateria daqui por 2 anos, mais ou menos quando acaba o primeiro contrato de 3 anos de aluguer, logo veremos se vou renovar.
...se não renovares, que alternativas terás ? Entregar o carro de volta ? Instalar outro conjunto de baterias ? Vender a quem esteja disposto a assumir o aluguer ?

Re: Fluence ZE battery pack

Enviado: 18 nov 2015, 19:43
por Flyer
alexmol Escreveu:
Flyer Escreveu:O LBC2 dá 65.6 AH.

A questão é que poucos dias depois (ou até no próprio dia após fazer alguns kms) os valores já estavam a diminuir e a Renault vai saber disso através da telemetria, não lhes custava nada assumir a realidade até porque vão receber semanalmente os relatórios da telemetria que vão mostrar os valores reais actuais.

]A IDEIA QUE ME DÁ É QUE NÃO É UMA QUESTÃO DE ASSUMIR; ELES AINDA ANDAM É A APRENDER COM ESTE PROCESSO, E EMBORA HAJA TELEMETRIA, NÃO A USAM.



Embora o Fluence seja um produto de 1ªgeração e a Renault dê pouca importância ao assunto, creio que se o Flyer tiver que trocar de bateria daqui por um ano, apesar de todos os incovenientes e angustias que esta situação provoca ao cliente, quem vai perder mais dinheiro é a Renault pois as mensalidades de um ano de aluguer de certeza não vão pagar o custo da bateria e a mão-de-obra da substituição e testes.

SIM, CLARO, POIS SE ESTA DEGRADAÇÃO CONTINUAR NESTE RITMO, SERÁ JÁ EM JANEIRO OU FEVEREIRO, QUE VOLTO À TROCA...



Pelas minhas previsões terei de trocar de bateria daqui por 2 anos, mais ou menos quando acaba o primeiro contrato de 3 anos de aluguer, logo veremos se vou renovar.
Acho que por essa altura já deverá estar mais "oleado" este processo de troca.

Re: Fluence ZE battery pack

Enviado: 09 dez 2015, 21:28
por alexmol
A partir do minuto 22

Re: Fluence ZE battery pack

Enviado: 09 dez 2015, 21:33
por alexmol
Resumidamente deixaram descarregar o pack até aos 1V por célula e depois puseram à carga.
Quando a carga completou a tensão do pack baixou uns 20V indicando que houve danos permanentes.

Nova tentativa de carga até aos 400V no pack e foi aí que começou a bronca, pop bang e explosão!

Re: Fluence ZE battery pack

Enviado: 09 dez 2015, 22:59
por Orlando
alexmol Escreveu:Resumidamente deixaram descarregar o pack até aos 1V por célula e depois puseram à carga.
Quando a carga completou a tensão do pack baixou uns 20V indicando que houve danos permanentes.

Nova tentativa de carga até aos 400V no pack e foi aí que começou a bronca, pop bang e explosão!
Mas foi com 1 pack Renault?

Re: Fluence ZE battery pack

Enviado: 09 dez 2015, 23:07
por alexmol
Então não se reconhece logo ? :D

Imagem

Foi sim. Quando a BetterPlace faliu apareceram montes de packs Fluence à venda e estes tipos compraram uns quantos.

Pena que eu na altura ainda não tivesse o Fluence :(

Re: Fluence ZE battery pack

Enviado: 10 dez 2015, 00:12
por mjr
Não vi o o vídeo, ainda, mas porque razão descarregaram o pack todo até 1V/ célula? Se era para ver o comportamento das células nessas condições podiam descarregar duas ou três até 1V. Assim deram cabo de 96 células.

Re: Fluence ZE battery pack

Enviado: 10 dez 2015, 00:25
por Filipe
Parece que estavam a carregar várias baterias de 12v.