Diário de Bordo Fluence ZE - Marcopgs, ex lmlr

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - lmlr

Mensagem por santanamos » 22 nov 2015, 11:59

É mesmo pena, no ikea teria feito um brilharete ontem no regresso!!

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - lmlr

Mensagem por lmlr » 22 nov 2015, 18:19

Deu na mesma para chegar a Coimbra ;)

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - lmlr

Mensagem por Apr » 23 nov 2015, 15:13

Já conduzi um Fluence Z.E.


É muuiiittoooo bom!!!! :mrgreen:

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - lmlr

Mensagem por lmlr » 23 nov 2015, 15:36

Apr Escreveu:Já conduzi um Fluence Z.E.


É muuiiittoooo bom!!!! :mrgreen:
O carro também gostou de ti, nem se queria vir embora :D

Obrigado pelo empréstimo do OBD. Já vi e a bateria está a 83,5%, mais ou menos aquilo que esperava, pois em Agosto estava a 84%.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - lmlr

Mensagem por jfr2006 » 23 nov 2015, 16:38

Então e esse relato? ;)

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - lmlr

Mensagem por lmlr » 23 nov 2015, 16:47

A ver se logo à noite tenho um tempito.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - lmlr

Mensagem por Apr » 23 nov 2015, 23:36

O fluence para mim impressionou mais que o Leaf, porque quando entramos no Leaf já esperamos por algo diferente. E comparar coisas aparentemente diferentes é uma mensagem muito mais dificil de passar. O Fluence é o exemplo que já devia haver em todos os construtores, um gajo entra dentro de um carro perfeitamente normal e apercebe-se que afinal é elétrico.

Andei a comentar com os meus amigos de trabalho esta esperiência com o fluence e senti muito mais afinidade deles nestes minutos de conversa do fluence do que meses de conversa do Leaf.

É a estrategia da industria automovel a revelar-se aos meus olhos ignorantes, e a cada revelação menos gosto do que vejo.

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - lmlr

Mensagem por Flyer » 23 nov 2015, 23:51

A minha opinião muito pessoal, e que vai contra a corrente, é que melhor que um carregamento rápido ou lento ou outra solução, aquilo que para mim faz sentido é a troca de bateria, seja leaf, i-miev, tesla ou outro... Conforme hoje temos gasolineiras implantadas em todo o lado, assim deveríamos ter estações de troca de bateria. Foi pena a better place ter falido; nem sempre a melhor solução é implementada, caso do beta vs vhs.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - lmlr

Mensagem por lmlr » 25 nov 2015, 11:16

Bom, agora com mais calma.

Lá fui no sábado direito a Tui onde tinha ficado combinado levarem o carro de reboque. Começou logo mal, porque enganei-me entrei na AE, e tive que sair, pagar e voltar para trás ;) .

Quando cheguei verifiquei que o carro não estava a 100%, e a autonomia indicava 77km! Supre stress...Arranquei para ir ter com a patroa ao Outlet de Tui e os tipos enganaram-se nas indicações que nos deram :( . Disseram que era a segunda saída de AE e era a terceira. Mais stress e mais km desperdiçados.

Lá arranquei em direcção a Viana do Castelo, cheio de stress por tinha mais ou menos a autonomia à risca para lá chegar. Nem andei às compras, pirei-me logo. A mulher é que não ficou muito satisfeita...

Cheguei a Viana com 41km de autonomia, deixei a carregar no posto da Marina e fui almoçar a um restaurante perto, o Náutico. Muito engraçado, mas comida banal. Carregou 4,56kW em 1h18m.

Seguidamente fui direito ao Style Outlet em Vila do Conde. Provavelmente fiz a opção errada e vim pela A28, só que aquilo é sempre a subir. Cheguei na boa ao Style e no caminho liguei (já tinha entrado em contacto anteriormente). Os tipos queriam que me dirigisse ao balcão central, mas ao telefone dei-lhes tanga e disse que estava com pouca autonomia, e assim fui direito à cancela que o VETL me tinha indicado. Carregou enquanto fiz compras.

Passo seguinte, Ikea. Cheguei e estavam 3 VE's a carregar e um Jaguar CI a ocupar o outro posto. Fiquei lixado porque precisava mesmo de abastecer a 100%, ou perto disso, para a viagem para Coimbra. Reparei que um era do mjr e dei-lhe um "phone bump", mas ele estava a começar a jantar. Entretanto aparece um segurança e chamou o tipo de CI pela instalação sonora. Como não aparecia, procurei uma tomada e pedi-lhe autorização para carregar, e ele autorizou. Ia deslocar o carro para a tomada, aparece o bronco do CI. Como estava enervado, ouviu das boas, tanto que até me arrependi depois, mas enfim.

Carreguei cerca de uma hora, cerca de 3,5kW.

Não estava a 100% e o carro indicava autonomias baixas, não arrisquei. Fui para Aveiro, tendo de passado pela Granja a visitar um primo. Cheguei a Aveiro às 22h20m ao posto do Rossio. Estava um Leaf a carregar e o CI da praxe no segundo posto. Como o cabo mennekes que veio com o Fluence é comprido, deu para carregar em segunda fila. Entretanto apareceu o tipo do Leaf, que ainda ia pela A25 não sei para onde. Coloquei no estacionamento dele e aproveitei para ir tomar um café com a patroa, para aquecer um pouco que estava frio.

Às 23h30m vim para Coimbra. Cheguei ainda com uns 20km de autonomia, mas como ir buscar o meu filho a casa da minha irmã e voltar são 20km, resolvi ir buscar o iOn.

Deixei-o a carregar e de manhã a autonomia estimada, já passava os 100km. Entretanto fiz reset e quando olhei para o mostrador já marcava 80km :shock: . Segundo me disse depois o AlexMol, quando se faz reset ele passa a autonomia estimada para cerca de 70 a 80 km.

Primeiras impressões do carro:
- Estou muito satisfeito, é muito espaçoso e confortável.
- Excelente acelerações :D
- Não consigo andar devagar... Tive que me socorrer do CC para conseguir vir a 70km/h.
- Não me parece diminuir a velocidade de carga, mesmo quando está perto dos 100%. O iOn e penso que o Leaf também, a partir dos 80% começa a diminuir a velocidade de carregamento.
- A bagageira é QB, até acho bastante espaçosa e ainda tem um alçapão.
- Prefiro o velocímetro com digitos, como o iOn e o Leaf. Acho que se consegue regular melhor a velocidade e ter uma ideia melhor a que velocidade vamos.
- O Fluence Spy é fabuloso, parabéns AlexMol.
- Em cidade ando com uma média 14,5kW, o que é "altita".

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - lmlr

Mensagem por VETL » 25 nov 2015, 11:34

lmlr Escreveu:...Não me parece diminuir a velocidade de carga, mesmo quando está perto dos 100%. O iOn e penso que o Leaf também, a partir dos 80% começa a diminuir a velocidade de carregamento.
Nada disso.
Só começa a diminuir no mk1 quando alguma célula começa a roçar nos 4,12v. No mk2 será um pouco mais acima.
Essa diminuição visa que nenhuma célula ultrapasse a tensão máxima admitida e não demora muito tempo.
A 16A nota-se um pouco mais cedo que a 10A mas é mesmo no fim que isso acontece. Pelo menos no meu não está muito tempo a cortar...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Renault Fluence ZE”