Página 1 de 2

Dúvidas em relação ao Fluence

Enviado: 07 mar 2013, 15:29
por lmlr
Peço desculpa, mas já andei a pesquisar e gostaria de esclarecer alguma dúvidas em relação ao Fluence. Como não encontrei coloco aqui a ver se alguém me sabe responder.

Reparei que o Fluence, com o cabo "ocasional", demora mais a carregar do que o Leaf, penso que entre 10 a 12 horas contra 6 a 8. A que se deve isto?

No posto público, carregando em Mennekes demora menos?

Como se comporta o Fluence em relação ao aquecimento do habitáculo? Tem inversor de circuito como o Zoe ou funciona mais ou menos como o Leaf V1?

Obrigado

Re: Dúvidas em relação ao Fluence

Enviado: 07 mar 2013, 16:06
por mjr
Porque o cabo ocasional deve ser como o cabo ocasional do Leaf (ficha schuko), que apenas gasta 10A de corrente da tomada, contra os 16A do cabo normal com ficha CEE. O Leaf também demora entre 10 a 12 horas com o cabo ocasional.

Carregando com Mennekes deve demorar mais ou menos o mesmo tempo que o Leaf.

O aquecimento do habitáculo é como no Leaf.

Re: Dúvidas em relação ao Fluence

Enviado: 07 mar 2013, 17:34
por lmlr
O Leaf a carregar, salvo erro, "puxa" 3.3, quanto é que o Fluence consome?

Re: Dúvidas em relação ao Fluence

Enviado: 07 mar 2013, 19:29
por RJSC
Atenção que o Fluence tem outro handicap grave (pelo menos na minha opinião):
Não suporta carregamento rápido de forma nenhuma nem DC como o Leaf, nem AC como o ZOE.

Re: Dúvidas em relação ao Fluence

Enviado: 07 mar 2013, 20:31
por ruimegas
RJSC Escreveu:Atenção que o Fluence tem outro handicap grave (pelo menos da minha opinião):
Não suporta carregamento rápido de forma nenhuma nem DC como o Leaf, nem AC como o ZOE.
Efectivamente o facto do Fluence não ter Carga Rápida disponível é para mim incompreensível. E eu que no início pensava adquiri-lo...

E mesmo o Zoe sem capacidade de se ligar a uma tomada Schuko normal a não ser que se pague um balúrdio parece-me outra incongruência mas enfim.

PS: hoje vim na Marginal Lisboa Cascais ao lado de um Zoe Azulinho claro e matrícula estrangeira e confirmo que está bonitinho...

Re: Dúvidas em relação ao Fluence

Enviado: 07 mar 2013, 21:22
por RJSC
ruimegas Escreveu: E mesmo o Zoe sem capacidade de se ligar a uma tomada Schuko normal a não ser que se pague um balúrdio parece-me outra incongruência mas enfim.
Fosse esse o mal do ZOE... Estaria eu felicíssimo!
O que mata o negócio é o aluguer obrigatório da bateria, ainda por cima com quilometragem limitada.

A Renault está a especializar-se em extorquir os clientes VE: começa com o aluguer obrigatório da bateria e agora, para quem não percebe da coisa, tenta impingir uma wallbox caríssima...
Só que EVSE's há muitos...
Baterias para o ZOE não há ninguém que venda...

Já há vários EVSEs de terceiros à venda.
Até a própria Mennekes já faz EVSEs com corrente ajustável.

Eu não posso afirmar perentoriamente, mas agora que os postos mobi.e já têm fichas mennekes, os Leafs agora são vendidos só com um cabo mennkes também.
Os primeiros eram fornecidos com EVSEs com ficha CEE, pois só existiam postos de carregamento com fichas CEE.

Se vendessem a bateria compraria o ZOE sem hesitar porque depois podia fazer um EVSE para fichas CEE trifásicas e ter cargas de 1h em qualquer centro comercial com fichas CEE trifásicas.
Nesta altura, está à frente do Leaf devido ao sistema de carregamento e ao computador de bordo realmente útil (aberto a aplicações de terceiros).
Perde apenas no espaço, mas para as dimensões que têm, tem o espaço muito melhor aproveitado: não têm qualquer lomba na mala, enquanto que mesmo o Leaf de 2013 continua com a mapa ocupada dos dois lados.

Re: Dúvidas em relação ao Fluence

Enviado: 07 mar 2013, 22:53
por lmlr
Ricardo, coloca aí uns links para esses EVSE's sff.

Re: Dúvidas em relação ao Fluence

Enviado: 07 mar 2013, 23:37
por RJSC
Este fulano diz que em Março ia começar a produzir a versão com ficha Mennekes:
http://renault-zoe.forumpro.fr/t621p75- ... evse#10863

Em princípio a Mennekes também vai começar a vender este:
Imagem

Este senhor: http://blog.widodh.nl/?s=evse
Comprou uma placa OpenEVSE, e a ficha Mennekes diz que na http://www.ev-box.com/ apensar de no catálogo não terem só as fichas, as vendem se os contactarem.

Eu para mim vou fazer o meu próprio EVSE como ele.

Estes espanhóis também vendem um: http://renovablesdelsur.es/detalle/vehi ... ox/436/940
No catálogo está com a ficha j1772 (que o Leaf, o Fluence e a Kangoo usam), mas provavelmente pedindo fazem com ficha mennekes.

A magnum cap, que tem sede em Aveiro, também faz EVSEs para casa:
http://www.magnumcap.com/mccwb.html
Mas ainda não consegui saber se os preços são como os da Efacec/Wallbox Renault.

Re: Dúvidas em relação ao Fluence

Enviado: 08 mar 2013, 15:37
por OCasal
Não tem carga rápida mas permite a troca rápida de baterias para rapidamente seguir viagem! Uma ótima solução para longos cursos... talvez daqui a 20 anos no nosso país!

Re: Dúvidas em relação ao Fluence

Enviado: 08 mar 2013, 15:59
por lmlr
Mas é mesmo necessário uma wall box? Disseram-me no stand que o cabo ocasional além de demorar o carregamento, pode originar um sobreaquecimento e colocar em risco o sistema eléctrico local...

Outra dúvida que não me responderam cabalmente é em caso de acidente com perda total ou outro azar, género desemprego, se estava previsto e como se processava.