Flyer Escreveu:O LBC2 dá 65.6 AH.
Isso significa que a bateria "nova" estava realmente a marcar 100% quando foi colocada no carro. Acho que os técnicos que a montaram e tiraram os dados com o software d Renault até devem ter dito a verdade
na altura da montagem da bateria.
A questão é que poucos dias depois (ou até no próprio dia após fazer alguns kms) os valores já estavam a diminuir e a Renault vai saber disso através da telemetria, não lhes custava nada assumir a realidade até porque vão receber semanalmente os relatórios da telemetria que vão mostrar os valores reais actuais.
São vários os indícios que apontam para que as baterias "novas" sejam de uma fornada já antiga e ficaram guardadas.
Mesmo que seja a uma temperatura controlada a degradação por velhice vai acontecendo.
Quando se colocam num carro e o LBC começa novamente a calcular a capacidade apercebe-se da degradação e vai corrigindo os valores de SoH e Ah.
Enquanto a Renault tiver baterias guardadas de fornadas antigas vai acontecer o mesmo a todos os que trocarem de bateria. Só quando acabarem as baterias mais antigas e tiverem que fabricar novas é que o problema poderá ficar resolvido.
Embora o Fluence seja um produto de 1ªgeração e a Renault dê pouca importância ao assunto, creio que se o Flyer tiver que trocar de bateria daqui por um ano, apesar de todos os incovenientes e angustias que esta situação provoca ao cliente, quem vai perder mais dinheiro é a Renault pois as mensalidades de um ano de aluguer de certeza não vão pagar o custo da bateria e a mão-de-obra da substituição e testes.
Talvez para a Renault este seja um assunto "menor" e esteja dado como certo que vão haver perdas financeiras, mas não abona nada para a imagem da Renault. Os clientes sentem-se desamparados e ignorados.
Nunca voltarei a um MCI puro, muito menos diesel. Mas a ideia era trocar Prius 2G que continua cá por casa por um EV daqui a uns anos, mas se a Renault continuar a desprezar os clientes Fluence ZE quem vai embora primeiro será o Fluence e não o (velhinho) Prius.
Pelas minhas previsões terei de trocar de bateria daqui por 2 anos, mais ou menos quando acaba o primeiro contrato de 3 anos de aluguer, logo veremos se vou renovar.