Fluence ZE battery pack

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Fluence ZE battery pack

Mensagem por Flyer » 17 nov 2015, 17:03

lmlr Escreveu:O problema aqui não me parece ser do Fluence ou da Renault, parece-me ser mais um problema de autonomia, e isso hoje em dia só se soluciona com um Tesla, e mesmo assim nunca é a mesma coisa.
Não é autonomia. durante 3 anos e meio serviu-me excelentemente mesmo com autonomias a descerem. E fiz viagens longas desde os primeiros dias mesmo com as limitações conhecidas. O problema é a dor de cabeça que foi o processo de troca da bateria, com todos os eventos, alguns ainda não solucionados, como o aumento de kilometragem,.......para no fim ficar quase igual!
Para mim, cliente renault, a promessa feita pela marca, que com o aluguer tirava a preocupação e teria sempre uma bateria em condições, não se cumpriu!
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2585
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Fluence ZE battery pack

Mensagem por alexmol » 18 nov 2015, 10:36

Flyer Escreveu:O LBC2 dá 65.6 AH.
Isso significa que a bateria "nova" estava realmente a marcar 100% quando foi colocada no carro. Acho que os técnicos que a montaram e tiraram os dados com o software d Renault até devem ter dito a verdade na altura da montagem da bateria.
A questão é que poucos dias depois (ou até no próprio dia após fazer alguns kms) os valores já estavam a diminuir e a Renault vai saber disso através da telemetria, não lhes custava nada assumir a realidade até porque vão receber semanalmente os relatórios da telemetria que vão mostrar os valores reais actuais.

São vários os indícios que apontam para que as baterias "novas" sejam de uma fornada já antiga e ficaram guardadas.
Mesmo que seja a uma temperatura controlada a degradação por velhice vai acontecendo.

Quando se colocam num carro e o LBC começa novamente a calcular a capacidade apercebe-se da degradação e vai corrigindo os valores de SoH e Ah.

Enquanto a Renault tiver baterias guardadas de fornadas antigas vai acontecer o mesmo a todos os que trocarem de bateria. Só quando acabarem as baterias mais antigas e tiverem que fabricar novas é que o problema poderá ficar resolvido.

Embora o Fluence seja um produto de 1ªgeração e a Renault dê pouca importância ao assunto, creio que se o Flyer tiver que trocar de bateria daqui por um ano, apesar de todos os incovenientes e angustias que esta situação provoca ao cliente, quem vai perder mais dinheiro é a Renault pois as mensalidades de um ano de aluguer de certeza não vão pagar o custo da bateria e a mão-de-obra da substituição e testes.

Talvez para a Renault este seja um assunto "menor" e esteja dado como certo que vão haver perdas financeiras, mas não abona nada para a imagem da Renault. Os clientes sentem-se desamparados e ignorados.

Nunca voltarei a um MCI puro, muito menos diesel. Mas a ideia era trocar Prius 2G que continua cá por casa por um EV daqui a uns anos, mas se a Renault continuar a desprezar os clientes Fluence ZE quem vai embora primeiro será o Fluence e não o (velhinho) Prius.
Pelas minhas previsões terei de trocar de bateria daqui por 2 anos, mais ou menos quando acaba o primeiro contrato de 3 anos de aluguer, logo veremos se vou renovar.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Fluence ZE battery pack

Mensagem por zeuz » 18 nov 2015, 13:58

alexmol Escreveu:Pelas minhas previsões terei de trocar de bateria daqui por 2 anos, mais ou menos quando acaba o primeiro contrato de 3 anos de aluguer, logo veremos se vou renovar.
...se não renovares, que alternativas terás ? Entregar o carro de volta ? Instalar outro conjunto de baterias ? Vender a quem esteja disposto a assumir o aluguer ?
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Fluence ZE battery pack

Mensagem por Flyer » 18 nov 2015, 19:43

alexmol Escreveu:
Flyer Escreveu:O LBC2 dá 65.6 AH.

A questão é que poucos dias depois (ou até no próprio dia após fazer alguns kms) os valores já estavam a diminuir e a Renault vai saber disso através da telemetria, não lhes custava nada assumir a realidade até porque vão receber semanalmente os relatórios da telemetria que vão mostrar os valores reais actuais.

]A IDEIA QUE ME DÁ É QUE NÃO É UMA QUESTÃO DE ASSUMIR; ELES AINDA ANDAM É A APRENDER COM ESTE PROCESSO, E EMBORA HAJA TELEMETRIA, NÃO A USAM.



Embora o Fluence seja um produto de 1ªgeração e a Renault dê pouca importância ao assunto, creio que se o Flyer tiver que trocar de bateria daqui por um ano, apesar de todos os incovenientes e angustias que esta situação provoca ao cliente, quem vai perder mais dinheiro é a Renault pois as mensalidades de um ano de aluguer de certeza não vão pagar o custo da bateria e a mão-de-obra da substituição e testes.

SIM, CLARO, POIS SE ESTA DEGRADAÇÃO CONTINUAR NESTE RITMO, SERÁ JÁ EM JANEIRO OU FEVEREIRO, QUE VOLTO À TROCA...



Pelas minhas previsões terei de trocar de bateria daqui por 2 anos, mais ou menos quando acaba o primeiro contrato de 3 anos de aluguer, logo veremos se vou renovar.
Acho que por essa altura já deverá estar mais "oleado" este processo de troca.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2585
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Fluence ZE battery pack

Mensagem por alexmol » 09 dez 2015, 21:28

A partir do minuto 22
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2585
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Fluence ZE battery pack

Mensagem por alexmol » 09 dez 2015, 21:33

Resumidamente deixaram descarregar o pack até aos 1V por célula e depois puseram à carga.
Quando a carga completou a tensão do pack baixou uns 20V indicando que houve danos permanentes.

Nova tentativa de carga até aos 400V no pack e foi aí que começou a bronca, pop bang e explosão!
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Fluence ZE battery pack

Mensagem por Orlando » 09 dez 2015, 22:59

alexmol Escreveu:Resumidamente deixaram descarregar o pack até aos 1V por célula e depois puseram à carga.
Quando a carga completou a tensão do pack baixou uns 20V indicando que houve danos permanentes.

Nova tentativa de carga até aos 400V no pack e foi aí que começou a bronca, pop bang e explosão!
Mas foi com 1 pack Renault?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2585
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Fluence ZE battery pack

Mensagem por alexmol » 09 dez 2015, 23:07

Então não se reconhece logo ? :D

Imagem

Foi sim. Quando a BetterPlace faliu apareceram montes de packs Fluence à venda e estes tipos compraram uns quantos.

Pena que eu na altura ainda não tivesse o Fluence :(
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Fluence ZE battery pack

Mensagem por mjr » 10 dez 2015, 00:12

Não vi o o vídeo, ainda, mas porque razão descarregaram o pack todo até 1V/ célula? Se era para ver o comportamento das células nessas condições podiam descarregar duas ou três até 1V. Assim deram cabo de 96 células.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Fluence ZE battery pack

Mensagem por Filipe » 10 dez 2015, 00:25

Parece que estavam a carregar várias baterias de 12v.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Renault Fluence ZE”