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Re: Pedido de ajuda

Enviado: 06 fev 2016, 00:39
por RJSC
A ficha é standard, mas eu estranho como queimaram as duas de uma vez.
Eles meteram um EVSE de cada lado com a fase e neutro trocados?
http://pt.farnell.com/multicomp/dsi-ev3 ... dp/2066615

Re: Pedido de ajuda

Enviado: 06 fev 2016, 00:42
por Flyer
Não consigo para já colocar fotos, o carro está em chelas e só deve sair de lá para a semana que vem, mais para quinta ou sexta.
O carro está desmontado e o único mecânico existente em Lisboa foi fazer um curso e só deve estar de volta lá para quarta ou quinta. Tudo o que seja eléctricos está parado neste momento.
Com tempo e menos stress, sou capaz de ir à procura das fichas....ou talvez não, pois vou fazer nova proposta de compra das baterias, que já sei que é uma tentativa inglória, mas tenho de tentar; Quando for recusado, peço para tirar a bateria e terminar o contrato....já sei que vou pagar o restante... O contrato de aluguer é muito mau porque a renault não assume a responsabilidade que lhe é devida: não é só cobrar, tem de haver contrapartidas

Re: Pedido de ajuda

Enviado: 06 fev 2016, 00:44
por Flyer
FullElectric Escreveu:Flyer, tens a certeza que são as fichas e os cabos?
Isso no mínimo é estranho, o Fluence tem 2 em paralelo. Avariaram as 2 ao mesmo tempo????? é muita coincidência.
Quem é que diagnoticou esse problema?
foi o que me disseram...mas ninguém sabe ao certo e o mecânico não esta lá, que foi quem informou o restante pessoal
segunda passo lá para investigar melhor, mas sem mecânico devo ficar na mesma

Re: Pedido de ajuda

Enviado: 06 fev 2016, 00:45
por RJSC
FullElectric Escreveu:Flyer, tens a certeza que são as fichas e os cabos?
Isso no mínimo é estranho, o Fluence tem 2 em paralelo. Avariaram as 2 ao mesmo tempo????? é muita coincidência.
Quem é que diagnoticou esse problema?
Há uma possibilidade: as nossas tomadas encaixam de qualquer maneira com a fase ou o neutro em qualquer dos pinos. Se alguém ligou 2 EVSEs ao mesmo tempo xom a fase e neutro trocados os relés fecharam nos EVSE e houve um curto-circuito.
Mas deveria existir um disjuntor na instalação algures que disparasse.

Re: Pedido de ajuda

Enviado: 06 fev 2016, 00:47
por RJSC
Flyer Escreveu: segunda passo lá para investigar melhor, mas sem mecânico devo ficar na mesma
Nestes casos ajuda muito mais ser eletricista que mecânico.

Re: Pedido de ajuda

Enviado: 06 fev 2016, 00:52
por Flyer
RJSC Escreveu:
FullElectric Escreveu:Flyer, tens a certeza que são as fichas e os cabos?
Isso no mínimo é estranho, o Fluence tem 2 em paralelo. Avariaram as 2 ao mesmo tempo????? é muita coincidência.
Quem é que diagnoticou esse problema?
Há uma possibilidade: as nossas tomadas encaixam de qualquer maneira com a fase ou o neutro em qualquer dos pinos. Se alguém ligou 2 EVSEs ao mesmo tempo xom a fase e neutro trocados os relés fecharam nos EVSE e houve um curto-circuito.
Mas deveria existir um disjuntor na instalação algures que disparasse.
O mais estranho é que a anomalia aparece em andamento e não ao carregar. E o carro não permite carregamento nas duas tomadas ao mesmo tempo

Re: Pedido de ajuda

Enviado: 06 fev 2016, 00:56
por santanamos
Flyer Escreveu:Só !
ou então no Porto....mas não chega lá...sem poder carregar
Para mim é como se fosse uma avaria no elevador dos vidros.. por ser um ZE não percebo qual o problema deles mudarem uma ficha!! Não precisam do especialista em baterias, digo eu que não percebo nada disso!

Re: Pedido de ajuda

Enviado: 06 fev 2016, 01:49
por RS232CSerialUser
Sugiro mandar exposição para Renault de França com cópia para Renault Chelas, conheço quem assim fez e Chelas arrepiou caminho... Falamos amanhã por telefone. Compensa fazer queixa directa a França.

Re: Pedido de ajuda

Enviado: 06 fev 2016, 01:55
por RS232CSerialUser
Flyer Escreveu:... Aquilo que queria pedir é se alguém aqui do forum tem conhecimentos e disponibilidade para me fazer a troca da cablagem e tomada? ...
O que é esta cablagem e tomada? Amanhã falamos

Re: Pedido de ajuda

Enviado: 06 fev 2016, 02:43
por alexmol
As duas tomadas de carregamento ligam ao carregador interno através de cabos, até aí tudo normal.

Entre esses cabos deve haver um circuito de "interlock" que garante que o cabo não foi interrompido até à ficha, digamos que é como um circuito completo, com ida e volta, se não voltar algo está mal.

Se existir um mau contacto na ficha esse circuito de "interlock" vai ficar interrompido e o carregador vai dar erro. A minha suspeita vai mesmo para mau contacto pois o problema aparece em andamento.

Qualquer electricista automóvel de baixa tensão com 2 dedos de testa poderá dar uma olhada e verificar se não existem maus contactos.

Um conselho que dou é parar o carro ao pé do carregador em casa, abrir o capot, retirar a capa da bateria 12V e com jeitinho desligar a bateria 12V (é preciso uma chave de boca/luneta 10 acho eu).
Voltar a ligar e verificar se o erro persiste. Repetir várias vezes desligar a bateria de 12V.
Tentar carregar.
Se o erro persistir, retirar o cabo de carregamento e abanar os cabos laranja que ligam às tomadas de carregamento. Voltar a repetir desligar e religar a bateria 12V.

Se nalguma destas situações, mesmo que por breves momentos, o carro carregar então é mesmo mau contacto.

NOTA de SEGURANÇA: em nenhum caso mexer nos cabos laranja e tomadas com o cabo de carregamento ligado ou com a chave inserida na ignição. Em caso de dúvida pedir ajuda a um electricista.

Na Renault só os mecânicos com formação ZE é que estão autorizados a mexer nos cabos laranja e bateria HV. Que eu saiba só existe 1 em Lisboa e outro no Porto.