super carregadores tesla
Re: super carregadores tesla
Um super gerador é que dava jeito!
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Contacto:
Curiosamente não acho a ideia descabida.
Um reboque com um MCI, um gerador DC 400V e alguma electrónica permitem fazer um supercarregador móvel.
Para as zonas civilizadas não, mas vejo potencial em países grandes com zonas pouco habitadas ou países sub-desenvolvidos.
Um reboque com um MCI, um gerador DC 400V e alguma electrónica permitem fazer um supercarregador móvel.
Para as zonas civilizadas não, mas vejo potencial em países grandes com zonas pouco habitadas ou países sub-desenvolvidos.
Novo supercarregador já a funcionar, em Lleida, Espanha, 6 pontos de carga.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Contacto:
Eu não concordo com esse plano.jart Escreveu:Será este o plano de supercarregadores para a peninsula Ibérica até 2020?
https://www.google.com/maps/d/viewer?mi ... k&hl=en_US
Neste plano, notar que Portugal só fica com 3 SC e o que supostamente seria na zona do Porto, será na realidade na intersecção da A1 com a A25...

Como já referi noutro tópico, os supercarregadores na Europa estão normalmente espaçados entre 150 a 200km.
A distância entre o SC Lisboa e SC Aveiro nesse mapa é cerca de 300km.
Ora um Model S 60 não consegue percorrer essa distância a 120km/h.
Também de referir, nesse mapa, que não me parece fazer sentido haver um SC em Ourense e outro em Santiago de Compostela.
Para mim, acho que faria mais sentido haver um SC na zona de Coimbra em vez de Albergaria-a-velha, e depois haver outro um pouco acima do Porto, para fazer a ligação a Santiago de Compostela.
Esbocei este mapa onde usei um raio de 200km em volta de cada SC:

- alexmol
- Proprietário Tesla
- Contacto:
Considerando a localização de Albergaria a Velha, a ligação para Salamanca ficaria em 300km, que acho excessivo.VETL Escreveu:Não é necessário muita visão para concluir que o nó de Albergaria é um ponto crucial.
Acho que vai prejudicar que quiser ir do Porto ou Coimbra para Madrid.
Reparem como, mesmo no mapa, a distância Landeira-Albergaria é maior que todas as outras entre SC's.

- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Percebo a lógica, mas não concordo.
No nó rodoviário de Albergaria-a-Velha passa uma grande % do tráfego nacional e da ligação a Espanha.
É um zona onde confluem as autoestradas do litoral (A1, A17/A25 e A29), o IC2(N1) e a N109. A brincar a brincar, todas estas rotas se encontram na lista das mais movimentadas do país. Não estou assim a ver de repente um local com esta confluência de tantos e tão próximos itinerários nacionais.
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -Velha.PNG[/img]
Esta zona também está fora de um grande centro, com vários locais propícios idênticos àqueles da Tesla que o pmcbf nos mostrou em França no meio dos campos, da natureza e zonas calmas muito próximo das principais autoestradas.
Um local de carregamento rápido com vários postos deve ser instalado em zona de passagem e não dentro dos grandes centros. Se eu for para uma cidade trabalhar ou fazer turismo devo ter carregamento lento no destino e carregamento rápido algures no trajeto quer para lá chegar, quer para regressar.
Um local de carregamento rápido com vários postos numa zona de confluência de itinerários principais nacionais como Albergaria-a-Velha, permite a satisfação de muito mais utilizadores e uma garantia aos operadores que os postos terão utilização, permitindo a rentabilização dos equipamentos e consequente margem para diluir os investimentos no preço da carga quando for a pagar.
O que está menos bem nessas primeiras localizações dos SC (e que penso será temporário), é a região de Lisboa não ter supercharger mais a norte. Mais tarde ou mais cedo, essa região será naturalmente contemplada com mais SC. Repara que se tivesses mais um SC na zona de Torres Novas ou Alcanena, já ficaria tudo bem.
No nó rodoviário de Albergaria-a-Velha passa uma grande % do tráfego nacional e da ligação a Espanha.
É um zona onde confluem as autoestradas do litoral (A1, A17/A25 e A29), o IC2(N1) e a N109. A brincar a brincar, todas estas rotas se encontram na lista das mais movimentadas do país. Não estou assim a ver de repente um local com esta confluência de tantos e tão próximos itinerários nacionais.
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -Velha.PNG[/img]
Esta zona também está fora de um grande centro, com vários locais propícios idênticos àqueles da Tesla que o pmcbf nos mostrou em França no meio dos campos, da natureza e zonas calmas muito próximo das principais autoestradas.
Um local de carregamento rápido com vários postos deve ser instalado em zona de passagem e não dentro dos grandes centros. Se eu for para uma cidade trabalhar ou fazer turismo devo ter carregamento lento no destino e carregamento rápido algures no trajeto quer para lá chegar, quer para regressar.
Um local de carregamento rápido com vários postos numa zona de confluência de itinerários principais nacionais como Albergaria-a-Velha, permite a satisfação de muito mais utilizadores e uma garantia aos operadores que os postos terão utilização, permitindo a rentabilização dos equipamentos e consequente margem para diluir os investimentos no preço da carga quando for a pagar.
O que está menos bem nessas primeiras localizações dos SC (e que penso será temporário), é a região de Lisboa não ter supercharger mais a norte. Mais tarde ou mais cedo, essa região será naturalmente contemplada com mais SC. Repara que se tivesses mais um SC na zona de Torres Novas ou Alcanena, já ficaria tudo bem.
Última edição por VETL em 09 set 2016, 12:11, editado 2 vezes no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
- Contacto:
Com isso estou de acordo. Mas acho difícil que quem tenha o Model S60 (ou o Model ≡55) faça Albergaria - Salamanca sem recarregar.VETL Escreveu:O que está menos bem nessas primeiras localizações dos SC (e que penso será temporário), é a região de Lisboa não ter supercharger mais a norte. Mais tarde ou mais cedo, essa região será naturalmente contemplada com mais SC. Repara que se tivesses mais um SC na zona de Torres Novas ou Alcanena, já ficaria tudo bem.
O problema parece-me ser a interligação a Espanha, que está com distâncias muito grandes (excepto Faro-Sevilha).
Porque se não sairmos de dentro de Portugal os 3 que são sugeridos até estão bem.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Para esse cenário e considerando a range habitual de 150/200Km, teria que haver outro na Guarda, onde também há confluência de itenerários.alexmol Escreveu:Com isso estou de acordo. Mas acho difícil que quem tenha o Model S60 (ou o Model ≡55) faça Albergaria - Salamanca sem recarregar.VETL Escreveu:O que está menos bem nessas primeiras localizações dos SC (e que penso será temporário), é a região de Lisboa não ter supercharger mais a norte. Mais tarde ou mais cedo, essa região será naturalmente contemplada com mais SC. Repara que se tivesses mais um SC na zona de Torres Novas ou Alcanena, já ficaria tudo bem.
O problema parece-me ser a interligação a Espanha, que está com distâncias muito grandes (excepto Faro-Sevilha).
Porque se não sairmos de dentro de Portugal os 3 que são sugeridos até estão bem.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
- Registado: 10 jun 2014, 00:42
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
A ver se eu me consigo fazer entender; uma vez iniciado e estabilizado o processo de licenciamento e construção dos Superchargers num País existem dois tipos de instalações:
1) Os locais que a Tesla pretende e "luta" pela sua instalação por considerar essenciais para "cobrir" o País.
2) Às oportunidades, ou seja, locais que os seus proprietários propõem e agilizam a instalação do SC.
1) Os locais que a Tesla pretende e "luta" pela sua instalação por considerar essenciais para "cobrir" o País.
2) Às oportunidades, ou seja, locais que os seus proprietários propõem e agilizam a instalação do SC.
- pmcbf
- Registado: 10 jun 2014, 00:42
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Algo que não consigo perceber:
Na app Supercharger (Supercharger for Tesla) são indicados 3 Superchargers na Jordânia e 1 em Moscovo.
No mapa no site da Tesla estes 4 não aparecem. Porque ? Os da Jordânia não sei mas o de Moscovo pelo que vejo existe mesmo e não é difícil perceber porque:
"Tesla opens its first Supercharger location at billion Abrahimovich’s Skolkovo golf club near Moscow to provide free, fasting charging service to 152 existing customers"
Na app Supercharger (Supercharger for Tesla) são indicados 3 Superchargers na Jordânia e 1 em Moscovo.
No mapa no site da Tesla estes 4 não aparecem. Porque ? Os da Jordânia não sei mas o de Moscovo pelo que vejo existe mesmo e não é difícil perceber porque:
"Tesla opens its first Supercharger location at billion Abrahimovich’s Skolkovo golf club near Moscow to provide free, fasting charging service to 152 existing customers"