Questões para os atuais proprietários do i3
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Questões para os atuais proprietários do i3
Gostaria que os proprietários de bmw's i3 aqui do fórum me dessem dicas e prós e contras em comprar o i3.
Nomeadamente autonomia real em cidade e em autoestrada.
Aguardo atentamente!
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- joaocfgoncalves
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Re: Questões para os atuais proprietários do i3
Essa questão deve ser só para mim!... bem que gostava de ter mais pessoas a participar neste forum com o seu i3...
No meu caso, desloco-me todos os dias de Guimarães a Leça da Palmeira e vice versa, carrego em Leça porque tenho uma óptica e desta forma deduzo os 23% de iva de energia. Em casa por vezes carrego só a noite (bi horário), e muitas vezes nos postos públicos à borla... Carrego uma vez por dia, vou para Guimarães e retorno a Leça no dia seguinte sem carga intermédia, 120km ficando com uma reserva de 12km na chegada ao carregamento. O percurso é feito 90€ em auto estrada, e normalmente faço-o entre os 80 aos 120km/h. Pode seguir o meu DB.
No meu caso, desloco-me todos os dias de Guimarães a Leça da Palmeira e vice versa, carrego em Leça porque tenho uma óptica e desta forma deduzo os 23% de iva de energia. Em casa por vezes carrego só a noite (bi horário), e muitas vezes nos postos públicos à borla... Carrego uma vez por dia, vou para Guimarães e retorno a Leça no dia seguinte sem carga intermédia, 120km ficando com uma reserva de 12km na chegada ao carregamento. O percurso é feito 90€ em auto estrada, e normalmente faço-o entre os 80 aos 120km/h. Pode seguir o meu DB.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
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Re: Questões para os atuais proprietários do i3
É o que eu vou fazer de seguida
Vou dissecar o dB e se me surgirem dúvidas vou pondo aqui
Pode ser que daqui a um mês e tal passemos a dois...
Vou dissecar o dB e se me surgirem dúvidas vou pondo aqui
Pode ser que daqui a um mês e tal passemos a dois...
Re: Questões para os atuais proprietários do i3
joaocfgoncalves Escreveu:Essa questão deve ser só para mim!... bem que gostava de ter mais pessoas a participar neste forum com o seu i3...
No meu caso, desloco-me todos os dias de Guimarães a Leça da Palmeira e vice versa, carrego em Leça porque tenho uma óptica e desta forma deduzo os 23% de iva de energia. Em casa por vezes carrego só a noite (bi horário), e muitas vezes nos postos públicos à borla... Carrego uma vez por dia, vou para Guimarães e retorno a Leça no dia seguinte sem carga intermédia, 120km ficando com uma reserva de 12km na chegada ao carregamento. O percurso é feito 90€ em auto estrada, e normalmente faço-o entre os 80 aos 120km/h. Pode seguir o meu DB.
Olá, caros amigos eléctricos e a pilhas, pioneiros corajosos na mudança de paradigma rodoviário!
Há meses que vos sigo e admiro o conhecimento de alguns sobre a sua viatura e funcionamento profundo. O meu respeito a todos.
Para quem estiver interessado, já fiz dois test drives no Nissan Leaf 2014, um no BMW i3 e farei o segundo possivelmente para a semana.
Não obstante o investimento enorme, considero actualmente o I3 a melhor opção (com REX) uma vez que o problema de autonomia deixa de se colocar.
No entanto tenho 13 dúvidas para colocar à BMW, que me virá trazer o I3 REX a Cascais para um teste drive sem restrições. Isto porque "quero calçar os sapatos e ter a certeza que não vou ficar com bolhas nos dedinhos" ou seja, o mínimo de surpresas.
Vou deixar-vos com as minhas perguntas de "caloiro". Se quiserem comentá-las até agradeço a cortesia. Se o vendedor responder por escrito coloco aqui as respostas para confrontação (ou contraditório). Mesmo verbalmente tentarei reproduzi-las. Para já uma certeza: à semelhança dos carros a Gás, como o I3 REX tem um motor a combustão (não obstante ser apenas auxiliar das baterias e não de propulsão do veículo) este modelo pagará IUC como um automóvel Hínrido ou a Gasolina/Diesel. Vai ter de ser fazer qualquer coisinha...
Questões / Dúvidas BMW i3 (REX, Range Extender)
1. É possível configurar o REX para entrar a 20% por exemplo e mesmo assim, desativar manualmente se não for necessária a sua aplicação?
2. Se o sistema for ativado e entretanto pela regeneração o automóvel carregar acima da percentagem de carga definida, o sistema desliga-se automaticamente assim como se ligou? Ou é o utilizador que tem de o fazer?
3. O automóvel entra por defeito em modo de segurança ou apenas quando atinge o ponto de carga crítico (6%?)
4. O carro pode andar em modo elétrico sem combustível no REX? E se acionar o REX e este não tiver combustível?
5. O carro pode consumir o combustível do REX até ao fim?
6. Se em modo REX ficar sem combustível, já sem bateria, atestando depois o carro com gasolina o motor arranca em modo REX?
7. É expectável ter uma autonomia média de 170Km em modo elétrico e 130 Km em modo REX, considerando viagem em estrada numa velocidade cruzeiro à volta de 100/120kmh? A autonomia anunciada pressupõe eventuais situações de regeneração?
8. Mudanças de modos de condução são todos funcionais em andamento ou tem de se parar o automóvel para a aplicação de algum deles?
9. As revisões ao REX são programadas ou consoante o Uso/Quilometragem?
10. Que custos é que a BMW pode facultar aos clientes, associados a revisões periódicas?
11. Manutenção programada? Pastilhas de travões?
12. Revisões ao REX têm todas o mesmo custo? A 1.º por hipótese terá o mesmo custo que a 10º?
13. Ou aos 10000km tem um custo igual a uma aos 50000km?
Até breve!
Snowman
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Re: Questões para os atuais proprietários do i3
Estou com pena do vendedor. Lembro-me do que um dia me disse um vendedor de automóveis amigo; "O pior que me pode acontecer é quando os pais trazem os filhos...É cada pergunta!"
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- joaocfgoncalves
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Re: Questões para os atuais proprietários do i3
São na verdade muitas perguntas, mas algumas penso que transmite alguma confusão quanto ao funcionamento do carro.
Eu tenho um puro eléctrico, e chega. A questão de autonomia revelada no inicio não faz sentido num território tão pequeno como Portugal, claro que esperando o aumento de postos de carregamento que será notório nos próximos anos. Uma questão de conforto...
"1. É possível configurar o REX para entrar a 20% por exemplo e mesmo assim, desativar manualmente se não for necessária a sua aplicação?"
Sim, é possível configurar o modo REX para iniciar quando desejarmos, mas penso haver um máximo, no mínimo, não entra, e aí, perde o sentido de ser REX, pois funciona como puro eléctrico.
Eu tenho um puro eléctrico, e chega. A questão de autonomia revelada no inicio não faz sentido num território tão pequeno como Portugal, claro que esperando o aumento de postos de carregamento que será notório nos próximos anos. Uma questão de conforto...
"1. É possível configurar o REX para entrar a 20% por exemplo e mesmo assim, desativar manualmente se não for necessária a sua aplicação?"
Sim, é possível configurar o modo REX para iniciar quando desejarmos, mas penso haver um máximo, no mínimo, não entra, e aí, perde o sentido de ser REX, pois funciona como puro eléctrico.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
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Re: Questões para os atuais proprietários do i3
Isso não são perguntas, é um testamento.
Qto às dúvidas....tens aqui um teste que mostra que Leaf faz menos 10kms do que o i3.
http://www.thecarconnection.com/car-com ... _leaf_2014
Qto às dúvidas....tens aqui um teste que mostra que Leaf faz menos 10kms do que o i3.
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Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
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Re: Questões para os atuais proprietários do i3
"2. Se o sistema for ativado e entretanto pela regeneração o automóvel carregar acima da percentagem de carga definida, o sistema desliga-se automaticamente assim como se ligou? Ou é o utilizador que tem de o fazer?"
O sistema inicia e termina automaticamente, assim que atingir os valores previamente defendidos na configuração, que pode alterar quando desejar, mesmo em andamento. Se regenerou e passou a marca de paragem, para.
3. O automóvel entra por defeito em modo de segurança ou apenas quando atinge o ponto de carga crítico (6%?)"
Refere-se ao sistema REX? Quanto a eléctrico, não temos nos utilizadores da BMW, como na Nissan um método de saber o estado real da bateria. Limitamos à informação no carro, e já andei 5 a 6 km com a informação de "---", por isso há certamente uma margem de segurança. Se o sistema REX não entrar em funcionamento no seu limite, por falta de combustível, o seu comportamento deve ser o mesmo do meu.
O sistema inicia e termina automaticamente, assim que atingir os valores previamente defendidos na configuração, que pode alterar quando desejar, mesmo em andamento. Se regenerou e passou a marca de paragem, para.
3. O automóvel entra por defeito em modo de segurança ou apenas quando atinge o ponto de carga crítico (6%?)"
Refere-se ao sistema REX? Quanto a eléctrico, não temos nos utilizadores da BMW, como na Nissan um método de saber o estado real da bateria. Limitamos à informação no carro, e já andei 5 a 6 km com a informação de "---", por isso há certamente uma margem de segurança. Se o sistema REX não entrar em funcionamento no seu limite, por falta de combustível, o seu comportamento deve ser o mesmo do meu.
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- joaocfgoncalves
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Re: Questões para os atuais proprietários do i3
"4. O carro pode andar em modo elétrico sem combustível no REX? E se acionar o REX e este não tiver combustível?"
Claro que sim. Se não houver combustível, este não aciona... Assim como se não há electrões, não anda.
"5. O carro pode consumir o combustível do REX até ao fim?"
Pode, porque transformou esse combustível em energia para a bateria.
"6. Se em modo REX ficar sem combustível, já sem bateria, atestando depois o carro com gasolina o motor arranca em modo REX?"
Sim, pode inclusive estar parado e ouvir o motor a trabalhar, fornecendo energia à bateria. É como se estivesse ligado à corrente Eletrica, mas neste caso o motor de combustao assim que inicia fornece energia e o carro tem pode seguir viagem.
Claro que sim. Se não houver combustível, este não aciona... Assim como se não há electrões, não anda.
"5. O carro pode consumir o combustível do REX até ao fim?"
Pode, porque transformou esse combustível em energia para a bateria.
"6. Se em modo REX ficar sem combustível, já sem bateria, atestando depois o carro com gasolina o motor arranca em modo REX?"
Sim, pode inclusive estar parado e ouvir o motor a trabalhar, fornecendo energia à bateria. É como se estivesse ligado à corrente Eletrica, mas neste caso o motor de combustao assim que inicia fornece energia e o carro tem pode seguir viagem.
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Re: Questões para os atuais proprietários do i3
"7. É expectável ter uma autonomia média de 170Km em modo elétrico e 130 Km em modo REX, considerando viagem em estrada numa velocidade cruzeiro à volta de 100/120kmh? A autonomia anunciada pressupõe eventuais situações de regeneração?"
170 ou mais, mas com uma condução controlada. Se tiver o mesmo comportamento que tem num CI, é provável que não. Em REX não sei. A autonomia é constantemente variável, pois varia com a sua regeneração ou a falta dela.
"8. Mudanças de modos de condução são todos funcionais em andamento ou tem de se parar o automóvel para a aplicação de algum deles?"
O i3 tem 3 modos de condução, e pode passar para qualquer um em andamento e parado. Mesmo estando num deles (neste caso ECO PRO e ECO PRO +) um simples levantar o pé e voltar a pressionar, o carro fica solto como se estivesse em CONFORT.
170 ou mais, mas com uma condução controlada. Se tiver o mesmo comportamento que tem num CI, é provável que não. Em REX não sei. A autonomia é constantemente variável, pois varia com a sua regeneração ou a falta dela.
"8. Mudanças de modos de condução são todos funcionais em andamento ou tem de se parar o automóvel para a aplicação de algum deles?"
O i3 tem 3 modos de condução, e pode passar para qualquer um em andamento e parado. Mesmo estando num deles (neste caso ECO PRO e ECO PRO +) um simples levantar o pé e voltar a pressionar, o carro fica solto como se estivesse em CONFORT.
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