
Redução autonomia provocado pela climatização
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Redução autonomia provocado pela climatização
Tenho o meu i3 60Ah (+REX) ha 3 semanas e até aqui so houve temperaturas baixas o que levou a perceber que são "roubados" até 8km de autonomia com temperaturas selecionadas de 23, 24ºC + AC ligado. Pergunto a comunidade se tem esta experiencia com os vossos EV ? No verão com AC on, tambem acontece isto ?
Obrigado a todos
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- frankesousa
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Re: Redução autonomia provocado pela climatização
No Leaf de usar o AC e o aquecimento ao mesmo tempo gasta estupidamente muito porque está a arrefecer o ar com o AC e em seguida a aquecer novamente com uma resistência electrica com "baixa" eficiência.
Se desligar o AC então a bomba de calor já é usada e gasta menos.
(A bomba de calor é apenas o AC a funcionar "ao contrário" pelo que não pode ser usado ao mesmo tempo que o AC)
No entanto verifico que no verão o AC parece gastar menos mas pode ser engano já que o consumo geral é bem inferior com tempo quente.
Já agora 24°C é quase para manga curta, pode sempre regular uns mais "normais" 21/22°C
Se desligar o AC então a bomba de calor já é usada e gasta menos.
(A bomba de calor é apenas o AC a funcionar "ao contrário" pelo que não pode ser usado ao mesmo tempo que o AC)
No entanto verifico que no verão o AC parece gastar menos mas pode ser engano já que o consumo geral é bem inferior com tempo quente.
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Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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- pemifer
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Re: Redução autonomia provocado pela climatização
Confesso que não ligo muito ao consumo da climatização.
No entanto há um truque para diminuir o consumo.
Climatizar o carro enquanto ele está a carregar ou, mesmo não estando a carregar, enquanto está com o cabo ligado.
No entanto há um truque para diminuir o consumo.
Climatizar o carro enquanto ele está a carregar ou, mesmo não estando a carregar, enquanto está com o cabo ligado.
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Re: Redução autonomia provocado pela climatização
Eu se desligar o AC no Leaf e mantiver apenas o aquecimento, começo logo a ficar com os vidros embaciados. Não consigo usar só com o aquecimento ligado. E não noto um consumo por aí além. Ao início é mais elevado, mas depois diminui.frankesousa Escreveu: ↑07 mar 2020, 22:24No Leaf de usar o AC e o aquecimento ao mesmo tempo gasta estupidamente muito porque está a arrefecer o ar com o AC e em seguida a aquecer novamente com uma resistência electrica com "baixa" eficiência.
Se desligar o AC então a bomba de calor já é usada e gasta menos.
(A bomba de calor é apenas o AC a funcionar "ao contrário" pelo que não pode ser usado ao mesmo tempo que o AC)
No entanto verifico que no verão o AC parece gastar menos mas pode ser engano já que o consumo geral é bem inferior com tempo quente.
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- frankesousa
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Re: Redução autonomia provocado pela climatização
Para ter os vidros desembaciados a solução é exatamente NUNCA ligar o AC de inverno.
O AC cria apenas um desembaciar instantâneo que volta 5s depois de desligar o mesmo.
Se usarem apenas o aquecimento para cima este seca sem voltar a embaciar, demora é 1/2min em vez de 20s como o AC, mas não volta.
As janelas laterais é apontar para lá às saídas perto das portas, o ar quente seca os vidros facilmente.
O AC cria apenas um desembaciar instantâneo que volta 5s depois de desligar o mesmo.
Se usarem apenas o aquecimento para cima este seca sem voltar a embaciar, demora é 1/2min em vez de 20s como o AC, mas não volta.
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Re: Redução autonomia provocado pela climatização
se me é permitido, passo a corrigir: com ar quente realmente desaparece a humidade do vidro por evaporação, mas de notar que ela fica no ambiente do carro, e após o vidro arrefecer, essa humidade condensa outravez no vidro. Com AC, a humidade é retida no evaporador do AC onde se produz o frio e condensa nesse mesmo evaporador, onde é encaminhada em forma liquida para a rua, deixando de existir em excesso dentro do habitaculo. Desembaciamento por AC é bastante mais duradouro do que com calor.frankesousa Escreveu: ↑08 mar 2020, 11:28Para ter os vidros desembaciados a solução é exatamente NUNCA ligar o AC de inverno.
O AC cria apenas um desembaciar instantâneo que volta 5s depois de desligar o mesmo.
Se usarem apenas o aquecimento para cima este seca sem voltar a embaciar, demora é 1/2min em vez de 20s como o AC, mas não volta.
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- mjr
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Re: Redução autonomia provocado pela climatização
Depende...
Caso se desligue a climatização e ventilação é verdade que deverá ser mais duradouro o efeito de desenbaciar pois o ar está mais seco.
No entanto a experiência mostra que quando se desliga o AC mas se mantém a ventilação há um aumento da condensação quase imediato. Não sei exatamente qual é a razão, mas suspeito que tenha a ver com o facto de o ar deixar de se condensar no evaporador e pior: evaporar o ar que estava condensado no evaporador mas que não caiu para fora do carro. A solução seria criar um circuito alternativo do ar que não passasse pelo evaporador do AC para evitar este efeito. Atenção que isto é apenas uma educated guess, não sei como é exatamente o circuito dos ACs dos veículos.
Sobre a autonomia, para os carros com bomba de calor o efeito é reduzido, tanto no verão como no inverno, pelo menos no nosso clima.
Caso se desligue a climatização e ventilação é verdade que deverá ser mais duradouro o efeito de desenbaciar pois o ar está mais seco.
No entanto a experiência mostra que quando se desliga o AC mas se mantém a ventilação há um aumento da condensação quase imediato. Não sei exatamente qual é a razão, mas suspeito que tenha a ver com o facto de o ar deixar de se condensar no evaporador e pior: evaporar o ar que estava condensado no evaporador mas que não caiu para fora do carro. A solução seria criar um circuito alternativo do ar que não passasse pelo evaporador do AC para evitar este efeito. Atenção que isto é apenas uma educated guess, não sei como é exatamente o circuito dos ACs dos veículos.
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Redução autonomia provocado pela climatização
ok, tudo bem .. mas criei este topico só para tirar duvidas em relação á perda de autonomia a produzir ar quente. A minha pergunta era se no verão , so a produzir ar frio, tambem tem registos nos vossos i3 sobre perda de autonomia, pelo menos assim tanta ( até -8km)
- rimsilva
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Re: Redução autonomia provocado pela climatização
Claro, a perde da autonomia é pelo efeito da climatização ter de aumentar ou diminuir a temperatura do habitáculo, quanto maior a amplitude mais bateria vai necessitar e mais km ira "consumir".
Por isso muita gente privilegia a bomba de calor para não sacrificar a autonomia.
No meu caso pessoal, no inverno nem uso AC, a climatização a 19º (nas alturas mais severas posso colocar a 20 ou 21) em modo ECOPRO, é suficiente.
A autonomia também é afectada, mas não tanto como com o AC ligado.
No verão é que uso o AC.
Por isso muita gente privilegia a bomba de calor para não sacrificar a autonomia.
No meu caso pessoal, no inverno nem uso AC, a climatização a 19º (nas alturas mais severas posso colocar a 20 ou 21) em modo ECOPRO, é suficiente.
A autonomia também é afectada, mas não tanto como com o AC ligado.
No verão é que uso o AC.
- frankesousa
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Re: Redução autonomia provocado pela climatização
O AC ou bomba de calor consomem uns 500W, pelo que 2.5h de utilização por dia correspondem a uns 1.25kWh.
Ora em números redondos e consumos de 15kWh/100km isto são +- 8km de autonomia que é gasta.
O AC deve gastar o mesmo em todos os carros (aproximadamente claro) e gasta tanto mais quanto a diferença de temperatura.
De verão usar a recirculação para não estar sempre a "arrefecer o ar quente lá de fora" é também boa ideia.
Ora em números redondos e consumos de 15kWh/100km isto são +- 8km de autonomia que é gasta.
O AC deve gastar o mesmo em todos os carros (aproximadamente claro) e gasta tanto mais quanto a diferença de temperatura.
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