Diário de bordo - sm

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Orlando » 24 jan 2016, 23:07

santanamos Escreveu:Acredito mais que essa diferença se deve ao sm ser cá centro e o ocasal do Porto.
Era interessante saber e conhecer o que se passou.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por OCasal » 25 jan 2016, 00:44

Sou vice campeão no título de "mais quilómetros" e no título de "mais degradação", batido respectivamente pelo sm e pelo Pauloguerreiro. Com este último a usar actualmente o segundo pack, o meu é o mais estragadinho... E o mais provável é continuar a ser por muito mais tempo! Já estou de olho na próxima geração de carros e por isso este vai continuar na luta de recordes!

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 05 fev 2016, 12:56

Ontem foi dia do derradeiro teste da tomada (1ª vez).

Levado à tartaruga, pela primeira vez também:
Imagem
Imagem

Curioso: "All Cells OK" ????

...há pouco tempo, tinha praí umas 4 ou 5 "Bad Cells"... :?

Energia "injetada": 17 KWh certinhos.
Como já só leva cerca de 14.5, são perdas de 2.5 KWh !

sm
:geek:
Última edição por Essiemme em 03 mar 2017, 18:25, editado 1 vez no total.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 05 fev 2016, 13:07

17kW.h dá um SOH esperado de 68%. O carro reporta 66%, pelo que pode estar a subestimar ligeiramente (normal no Inverno). Está quase a perder a 9ª barra...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Fil » 05 fev 2016, 17:13

A verdade é que continua aí para as curvas. Ainda vamos ver esse leaf com 48kWh ;)

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 05 fev 2016, 17:20

Fil Escreveu:A verdade é que continua aí para as curvas. Ainda vamos ver esse leaf com 48kWh ;)
48 ainda melhor...

Mas os 30KWh já era muito bom.
Não esquecer que, para alem da capacidade adicional (que não é assim tanto), já possui uma química muito melhor, sendo para todos os efeitos uma bateria de 3ª geração.

A ver vamos se sou forçado a comprar uma de 24KWh, por enquanto esta vai dando... mas, por esta leva e muito provavelmente, só me resta este ano... :?

Uma coisa é certa: não vou comprar outro Leaf para ter a de 30KWh!
Quanto trocar o Punto, já não será o Nissan, seja como for... vou para outra marca, depois de um historial Nissan lá em casa.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por FullElectric » 05 fev 2016, 21:22

Essiemme Escreveu:Ontem foi dia do derradeiro teste da tomada (1ª vez).

Levado à tartaruga, pela primeira vez também:
Imagem
Imagem

Curioso: "All Cells OK" ????

...há pouco tempo, tinha praí umas 4 ou 5 "Bad Cells"... :?

Energia "injetada": 17 KWh certinhos.
Como já só leva cerca de 14.5, são perdas de 2.5 KWh !

sm
:geek:
LOL Está a revitalizar :lol:
Essas Bad Cells que mostrava antes continuam lá mais fracas que todas as outras, só que agora já não as considera más.
A fórmula para o cálculo das Bad Cells faz dependender essa classificação em função da média das restantes, como agora terás bastante mais células com valores baixos, a média aproximou-se das bad e estas deixaram de ser consideraras Bad por ficarem dentro do intervalo padrão.
A fórmula de cálculo andará por aí no forum, se encontrar meto cá.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por FullElectric » 06 fev 2016, 15:43

A fórmula do Judgment Value é:

Cell voltage loss judgment value = Average cell voltage - (maximum cell voltage - average cell voltage) x 1.5

Podes ver por exemplo aqui
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... ent#p29924

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 12 fev 2016, 11:37

Voltaram as "bad cells", há pouco:
Imagem

Hoje apanhei vento de frente e chuva na CREL...

São sempre as do lado esquerdo.

sm
:geek:
Última edição por Essiemme em 03 mar 2017, 18:26, editado 1 vez no total.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Orlando » 12 fev 2016, 11:47

Vai daí que deve ser do vento!
lol
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”