A ENV200, tal como quase todas as variantes de 5 (ou mais) lugares dos furgões que lhes dão origem, tem um espaço interior bastante generoso. Como a Nissan gosta de dizer, "tipo monovolume". No entanto, a ENV200 está longe de se poder considerar um monovolume, como veremos adiante. Os acabamentos interiores da versão "Evalia" são de qualidade superior ao furgão, não se vendo chapa á mostra, mas não estão dentro da classe "monovolume" (se bem que isto é algo subjectivo).

O posto de condução é alto, e com excelente visibilidade (O que irá agradar imenso às senhoras). O ajuste do banco é simples, mas só tem alcance e inclinação das costas. Para pessoas com estatura de 1,8m e acima terão alguma dificuldade em encontrar uma posição de condução 100% confortável, pois o ângulo das pernas, ângulo do banco e posição do acelerador não convergem para permitir viagens mais longas sem algum desconforto. De qualquer modo, as limitações naturais encarregar-se-ão de manter as viagens curtas o suficiente.

Do lado do passageiro. Note-se que a altura do piso deste lado ainda torna mais agudo o angulo das pernas.

Espaço de arrumação debaixo do assento do condutor.

Espaço de arrumação entre os bancos. Suporte para copos/garrafas incluido.

Travão de mão junto ao banco do passageiro, numa posição pouco normal. Na prática, rapidamente ignoramos isto.

Lugares traseiros com tabuleiros, um detalhe agradável, mas com utilidade prática duvidosa, como veremos adiante. O espaço é adequado e em linha com o esperado. Os bancos são algo duros, o que prejudica o conforto. De notar que existe uma tomada de 12V na consola traseira.

O porta luvas é absolutamente minimalista, e só lá cabe mesmo a bolsa com a documentação.

Acionador do capot e tampa de carregamento, bem como ajuste dos espelhos e faróis. A posição de ajuste dos espelhos é algo estranha, mas em linha com outros furgões. Note-se também o botão de anulação do temporizador, e a tampa que dá acesso á ficha pra eventual instalação do ODBII (que não está instalado).

Mais dois botões, para desligar o ESP e fazer calar o "bip" da marcha atrás. A seu tempo falaremos nisto.

Numa posição muito pouco conveniente (quase junto ao chão), estão as fichas de audio USB e Jack (tampa fechada), e uma tomada de 12V. Os fumadores não são contemplados nem com isqueiro, nem com cinzeiro. Deixem mas é de fumar.


Mais acima, os controles do aquecimento dos bancos e do volante. Pois. Extremamente útil no sul da Europa.


Manipulo dos modos de condução.

Consola central, onde o LCD do sistema Carwings é central. Controles do AC automático, botão de "power", modo "ECO" e de tranca das portas. Note-se que as portas não trancam automaticamente a partir de determinada velocidade, como acontece na larga maioria dos veículos desta gama de preço, e que custaria "zero" implementar. Mas infelizmente não é a única omissão. A ENV200 Evalia, apesar dos seus bem mais de 30000 € de PVP, não traz, pasme-se, cruise control. Se a Nissan quer promover a ENV200 como um "monovolume eléctrico", não é a cortar nas coisas que o cliente espera "por defeito" que lá vão. Mais uma vez, o custo seria quase zero (uns botões e pouco mais). Mas há mais...

Pala para o sol simplista, sem espelho de cortesia, e muito menos, iluminação. Mas o melhor vem aí...

O que é que falta a este espelho retrovisor? Pois. Inacreditavelmente, a Nissan decidiu que um espelho dia/noite não fazia falta num veiculo de mais de 30K, de passageiros, e que é suposto ser "tipo monovolume". Na prática, circular de noite obriga a estar constantemente a ajustar o espelho, que obviamente também não é electrocromático. Uma falha inadmissível, mais uma vez com custo quase zero.
Apesar da ENV200 Evalia ser supostamente o topo da gama, estas omissões, a roçar o inacreditável, diminuem fortemente o prazer de condução. O Cruise control, porque é francamente desconfortável passar mais de 30 minutos com o pé no acelerador numa AE e o espelho dia/noite, porque é um acessório de segurança imprescindível, que deveria ser obrigatório. O espelho de cortesia, as senhoras agradeceriam.
Estas falhas não "matam" a ENV200 obviamente, mas são expectáveis em veículos de metade do preço, deixando uma sensação de "Tio Patinhas" para com a Nissan. Por outro lado vemos acessórios inúteis como os aquecedores de volante e assentos, muito úteis em Inglaterra ou na Alemanha, se calhar. Se fossem antes arrefecedores...
Continua...