Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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Malm
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 22 out 2013, 23:16

Já deu para perceber que ela não descarrega mais que as outras. É claro que todos temos curiosidade para ver como se comporta por aí abaixo, mas a opção inteligente é não o descarregar de propósito para isso. Todos sabemos que quanto menos o descarregarmos, melhor. Já estou desconfiado que o teu também recebeu uma célula nova :? .

Uma coisa é certa, o perfil das baterias do VETL e do vitormcpinto a 90 e tais por cento são já inconfundíveis. Fora ter essa característica particular, tudo normal e sem razões para qualquer preocupação, penso eu.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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VETL
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 22 out 2013, 23:35

Será que temos direito a pedir à Nissan o detalhe de todas as intervenções que o carro sofreu?
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 22 out 2013, 23:38

VETL Escreveu:Então também não valerá a pena "provocar" uma descarga maior para atestar isto pois não? Esta descarga até 16% já chega para este teste não é?
Nem é bom nem mau. Uma célula com mais capacidade que as outras todas não tem qualquer influencia negativa (nem positiva) no pack.

Não vale a pena descarregar mais. O pack está extremamente bem equilibrado para um SOC tão baixo. Desta maneira é impossível haver surpresas desagradáveis.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 22 out 2013, 23:39

VETL Escreveu:Será que temos direito a pedir à Nissan o detalhe de todas as intervenções que o carro sofreu?
Penso que sim... Eles costumam ser simpáticos.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 22 out 2013, 23:58

mjr Escreveu:
VETL Escreveu:Será que temos direito a pedir à Nissan o detalhe de todas as intervenções que o carro sofreu?
Penso que sim... Eles costumam ser simpáticos.
Vou colocar a questão.
Tentar não custa e perguntar não ofende... :| :|
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por dgalv » 25 out 2013, 22:06

VETL Escreveu:Bem, hoje foi dia de:
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Tem sido sempre carregar e andar.
Já não tenho feito carregamentos a 100%. Ganhei confiança e só carrego a 80%. Chega perfeitamente.
Só os faço raramente quando prevejo trajectos mais longos.

Continuo com o log LeafSpy ligado e vou tirando os mínimos diários da capacidade da bateria.
É este o panorama:
Imagem

Há uns tempos registei-me no mynissanleaf.com para tirar dúvidas na utilização do LeafSpy.
Eles esclareceram-me as dúvidas e aceitaram sugestões minhas também. A versão 28.10 que entretanto saíu, entre outras novidades, já mostra a velocidade e a altitude nas medidas europeias como lhes tinha sugerido. Também por sugestão minha, o log vem agora num ficheiro "csv" onde as casas decimais das coordenadas gps são pontos em vez de vírgulas como estava nas versões anteriores. Assim é mais fácil abrir no excel sem a confusão das vírgulas.
Aqui o screenshot sem o gps ligado com as rpm:
Imagem
E o screenshot com o gps ligado mostrando a velocidade e a altitude em Km/h e metros respectivamente:
Imagem

Com o decorrer do tempo, também já deu para perceber que o meu pack terá um "patinho feio" - o módulo 32:
Imagem
Ainda não tive necessidade de fazer grandes descargas mas, quando se proporcionar uma descarga mais profunda, vou verificar se o gajo é mesmo o "patinho feio".
Pelo menos nos carregamentos a 100% e nas verificações do dia-a-dia, este é o que se destaca sempre com a tensão mais baixa.

Entretanto, neste período de tempo recebi também a famosa cartinha da extensão da garantia convidando-me a fazer a P3227.
Liguei para o concessionário para confirmar que já a tinha e que não necessitava de fazer nada, o que me confirmaram pelo telefone.

As melhores notícias que tenho deste período referem-se ao facto de finalmente, depois de muito batalhar, o concessionário me ter disponibilizado o cabo menekes tal como me tinha sido inicialmente prometido. Agora já posso carregar em qualquer mobi.e. ;)
Também ando a batalhar pelo cabo mennekes. O meu cabo EVSE avariou à 3ª utilização...estou à espera que me entreguem outro, entretanto apenas tenho o cabo de emergência de 10A que ligo em casa e que me foi oferecido na compra do carro. Disseram-me que estão a avaliar a possibilidade de fornecer o cabo...vamos ver...liguei para a Nissan e não tinham nenhuma informação, ou seja, pelo que entendi, atualmente está ao critério dos concessionários.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 26 out 2013, 15:40

O meu vidro da frente, agora com o frio, tem embaciado um bocado.
Quem sabe algum "truque" para evitar ou minimizar isso sem gastar muita energia em componentes eléctricos?
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por lmlr » 26 out 2013, 15:47

Eu deixo uma fresta no meu vidro, e com ventilação normal, costuma resolver.

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por galt » 26 out 2013, 19:59

No meu tem acontecido o mesmo e por vezes com muita intensidade. Penso que é da condensaçao do ar, quando existe alteraçoes repentinas na temperatura exterior em contraste c a temperatura interior.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Orlando » 26 out 2013, 20:15

galt Escreveu:No meu tem acontecido o mesmo e por vezes com muita intensidade. Penso que é da condensaçao do ar, quando existe alteraçoes repentinas na temperatura exterior em contraste c a temperatura interior.
Os ion sofrem muito disso.
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