Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por zeuz » 16 jun 2016, 00:43

VETL Escreveu: Nas vossas contas, quanto é que poupei de gasóleo desde JUL/2013 a uma média de 6,5l/100Km?
Supondo um preço de 1€/L,

(6,5L*100.000Km)/100Km = 6.500L*1€ = 6.500€
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 16 jun 2016, 00:48

zeuz Escreveu:Supondo um preço de 1€/L,

(6,5L*100.000Km)/100Km = 6.500L*1€ = 6.500€
Pois. Eu também penso assim às vezes para simplificar.
Só que estes km foram feitos em:
2013 = 1,424€/l
2014 = 1,365€/l
2015 = 1,223€/l
2016 = 1,241€/l (hoje)
(https://www.maisgasolina.com/estatistic ... bustiveis/)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por zeuz » 16 jun 2016, 00:58

O valor de 1€/L foi mesmo só para simplificar... ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por jpgoncalves2 » 16 jun 2016, 09:30

Parabéns VETL, boa marca! Quando for grande também quero lá chegar! Já faltou mais! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por BrunoAlves » 16 jun 2016, 11:29

VETL Escreveu:
margarett Escreveu:Desculpa a pergunta, mas o meu Connect não me mostra nada no histórico de condução. É preciso activar alguma opção?
Pá: Eu já nem me lembro das configurações do Carwings no carro.
Tenho essa informação desde início (muitas vezes pouco fiável na era Carwings) e não me lembro de ter feito alguma coisa de especial para isso.
Desculpa o off-topic, é só para ficar a informação para a posteridade :P

É preciso activar opções no carro, sim. As configurações estão descritas no site da Nissan (encontrei o link depois de fazer login no Carwings)
https://www.ev.nissanconnect.eu/EV/mycar/driving_help
carwings.PNG
Este gráfico parece ser acumulado, o que do meu ponto de vista não faz muito sentido. Acho que seria mais interessante o gráfico diário.
Última edição por BrunoAlves em 16 jun 2016, 11:56, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Batotinha » 16 jun 2016, 11:52

:mrgreen: :dance:
Por vezes o meu "ego" recompõe-se. Esta é uma das ocasiões. BOA CELESTINO! :pray:
Já estou numa fase de "sarcasmo" permanente em relação aos "convertíveis". Não tenho paciência nem compaixão. Merecem morrer atolados em dívidas! :evil:

Desculpem os "convertidos" mas o meu PDI está no top.
Olho por vezes para os meus mais próximos e não consigo ... ser paciente... BBRRRRR
Sucede-me com alguma frequência que a condutor(a) do rodinhas deixa ir o depósito até ao limite, só para não parar na viagem de regresso em que já sabia ser necessário "pagar o dízimo". É que não consegue parar para abastecer tranquilamente. Só se tiver consciência de que pode não chegar à garagem é que o faz. E só tem que retroceder 50-100m até à rotunda para retomar a faixa de rodagem depois de abastecer. E não é por causa do "saldo". Acho que é mesmo incapacidade/aversão de alterar rotina de trajecto.
É claro que a seguir (mesmo juntando outras tarefas), lá vou eu dar a cara e "pagar o dízimo". Logo eu! :oops:
Isto deixa-me "podre"... é do PDI talvez...

Estes formatados não são capazes de enfrentar o "sangue de AlÁ" e aprender a usar uma tomada eléctrica diariamente. É MUITO DIFÍCIL ! :whistle: :whistle:

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 16 jun 2016, 14:38

Com a aproximação dos 100.000Km e consequente perda da garantia à porta, impunha-se a necessidade de uma verificação do estado do pack.
Por isso, uns kms antes dos 100.000, fiz uma descarga profunda. A última tinha sido há 8 meses (http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 980#p53011).
Fui acompanhando a tensão das células assim:
Um pouco depois do 1.º aviso de bateria fraca
[img]http://b54.in/bds9[/img]

Segundo aviso de bateria fraca
[img]http://b54.in/bdsa[/img]

Tartaruga
[img]http://b54.in/bdsb[/img]

Ainda fui levar o lixo ao contentor em modo tartaruga e cheguei a casa assim:
[img]download/file.php?id=694[/img]
Ao contrário do que já li (não sei onde) por aqui, o LeafSpyPro continua a calcular e a mostrar as "Weak Cells" (pelo menos no android).

Depois com a climatização foi até abrir o contactor
[img]http://b54.in/bdsc[/img]

[img]http://b54.in/bdsd[/img]

Passados uns instantes antes de colocar à carga
[img]http://b54.in/bdse[/img]

Ficou à carga de noite (com EVSE de 16A) e fui ter com ele apenas à hora do almoço do dia seguinte. Estava assim:
Screenshot_2016-06-11-12-41-46.png
Screenshot_2016-06-11-12-41-46.png (42.33 KiB) Visto 3782 vezes
Screenshot_2016-06-11-12-43-46.png
Screenshot_2016-06-11-12-43-46.png (43.55 KiB) Visto 3782 vezes
Desta vez preocupei-me em desligar logo que abriu o contactor para não forçar a bateria de 12v e não forcei um segundo carregamento.

Os contadores mostravam
IMG_20160611_154013_637.jpg
IMG_20160611_154013_637.jpg (30.01 KiB) Visto 3782 vezes
IMG_20160611_123949_781.jpg
IMG_20160611_123949_781.jpg (37.43 KiB) Visto 3782 vezes
IMG_20160611_124015_897.jpg
IMG_20160611_124015_897.jpg (39.51 KiB) Visto 3782 vezes
E pronto. Pareceu-me não haver nada a reclamar à Nissan.
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 17:41, editado 4 vezes no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 16 jun 2016, 15:23

MRider Escreveu:muito bom .
Mesmo considerando as perdas .
Quantos km ainda consegue fazer.
Ora, o teste da tomada deu mais do que 17kWh mas vamos considerar esse n.º redondo para simplificar.
Com as minhas médias diárias e normais de consumo (que estão documentadas por todo o lado do meu DB entre 12 e 13kWh aos 100Km), faria entre 130 (a 13kWh/100Km) e 140Km (a 12kWh/100Km).
Se tivesse mais paciência no pézito direito ainda poderia melhorar.

Nesta descarga fiz 133Km
IMG_20160611_005408.jpg
IMG_20160611_005408.jpg (35.83 KiB) Visto 3952 vezes
mas o dia incluiu umas aceleradelas em autoestrada para conseguir cumprir horário num compromisso e uma gincana para conseguir ultrapassar o marcopns e dizer-lhe adeus às tantas da noite seguida imediatamente por uma operação stop onde fomos intercetados os dois (lembras-te Marco?).
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 16:52, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por marcopns » 16 jun 2016, 16:16

VETL Escreveu: ...
mas o dia incluiu umas aceleradelas em autoestrada para conseguir cumprir horário num compromisso e uma gincana para conseguir ultrapassar o marcopns e dizer-lhe adeus às tantas da noite seguida imediatamente por uma operação stop onde fomos intercetados os dois (lembras-te Marco?).
:lol: :lol:
Lembro claro, eu estava sóbrio :lol:
Ao fim de semana regresso do trabalho por volta da 1h da manha e sou intercetado em operações stop com frequência.
Os 2 carros iguais sem fazer barulho chamaram a atenção do gnr que me fez algumas questões sobre o carro.

Da próxima vez vamos beber um copo... de sumo, claro!
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 16 jun 2016, 16:33

marcopns Escreveu:... :lol: :lol:
Lembro claro, eu estava sóbrio :lol:
Ao fim de semana regresso do trabalho por volta da 1h da manha e sou intercetado em operações stop com frequência.
Os 2 carros iguais sem fazer barulho chamaram a atenção do gnr que me fez algumas questões sobre o carro.

Da próxima vez vamos beber um copo... de sumo, claro!
Só não percebi porque é que eu tive que soprar no balão e tu não... :twisted: :mrgreen:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”