Diário de Bordo - RJSC

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por mjr » 05 jul 2014, 13:53

Ontem foi noite de descargas profundas!

Tendo em conta a menor eficiência da carga a 10A, deve andar com pouco mais de 90% da capacidade inicial. Talvez 92%. Nada mau, tendo em conta que já tem bem mais que um ano. O meu com menos de um ano já carregava menos de 23kW.h, a 16A.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 05 jul 2014, 17:35

rdias Escreveu:Quanto tempo demorou esse carregamento a 10 A ?
Não controlei bem, foram entre 10:30 e 11 horas... Carregar a 10A só para os meus 40/50 km do dia a dia... Tenho que me despachar a fazer o EVSE de 16A.
O Carwings é tão pessimista que calculou 13 horas e 9 minutos para completar o carregamento. :lol:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por mjr » 05 jul 2014, 19:33

Ou otimista, depende do ponto de vista ;)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 05 jul 2014, 19:52

Cruzes! :roll:
Não, a bateria foi comprada com o carro.
É de matrícula de 2013 mas é de primeira geração.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Diário de Bordo - RJSC - DIY

Mensagem por RJSC » 07 jul 2014, 23:02

Como apreciador do DIY, deixo aqui os acessórios que até agora fiz para o Leaf:
Para quem gostar de meter mãos à obra com "artesanato técnico" :D

:arrow: Cabo Mennkes <-> J1772:
Imagem

Sem fotos do processo que ainda foi chato devido à Ficha J1772.
Mais uma vez me ficou provado a superioridade da MEnnkes, quer em estanquecidade quer em facilidade de manuseamento e montagem. A J1772 demorou-me 4 vezes mais a montar que a mennekes.

:arrow: Adaptador CEE <-> Shucko:
Passo 1 - Cortar as ficha CEE e tomada Shucko
Imagem

Passo 2 - Ligar as fichas com fio Flexível e unir com cola quente por dentro:
Imagem

Resultado final:
Imagem
Imagem
Imagem

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 08 jul 2014, 00:04

O concessionário Francês disse que ia efetuar a revisão do primeiro ano no carro mas não carimbou o livro de revisões... :? O importador já os contactou mas nunca mais recebe resposta deles.
Na linha da Nissan disseram-me que não ficam com registos das revisões, que só no livro ou no sistema informático interno do concessionário que efetuou a revisão. Só ficam centralmente com o registo que a P3227 foi feita.
Agora se tiver que fazer a revisão do 1º ano por cá já vai quase 3 meses atrasada, não sei se terei problemas com a garantia. :?

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por Apr » 08 jul 2014, 00:47

Boa!!! E o adaptador CEE cabe na portinhola junto com o EVSE?

Tinha curiosidade em ver uma mennekes aberta, não tens por ai uma foto perdida da gaja despida? :lol:


Já agora, há um outro tópico que aguarda ansiosamente a construção do teu EVSE, e com muitos detalhes... ;)

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 08 jul 2014, 00:51

Falta ver se cabe...
Hoje carreguei 3kWh na Mobi.e mas com mennekes para aproveitar o tempo e porque a portinhola da CEE no local estava aberta sem uso.

O EVSE ando à procura de uma boa caixa estanque e com dimensões aceitáveis. É para ser portátil, não fixo como o teu.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por Apr » 08 jul 2014, 00:55

Se o teu EVSE tiver ficha em L é capaz de ser complicado enfiar tudo la dentro... depois ainda tens o adaptador colado que não deve tolerar grandes "apertanços".

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 08 jul 2014, 00:59

O EVSE é com ficha em L como o teu.
O adaptador até me parece mais resistente que esperava para algo colado.
Há-de ser testado em breve, mas outra razão é ainda não ter comprado um aloquete para a J1772 que o meu Leaf de primeira geração não bloqueia a ficha em carregamento e podiam roubar o EVSE de 10A com um puxão à ficha no posto já que no carro estava pronta a roubar.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”