DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mikexilva » 07 out 2011, 23:24

ruimegas Escreveu:Eu acho que existe um "delay" e a descida da barra ainda era relativa à anterior subida que tinhas acabado de fazer
Isso deve ser o teu BMS a recalcular e reduzir a capacidade útil de carga total da bateria por já ter muito uso :) :P por falar nisto, será que o sistema entra em conta com este factor e ao fim de 10 anos mostra uma autonomia menor com a carga a 100% ?

Não, realmente no fim de uma descida desaparecer uma barra parece estranho, só se for como dizes um efeito de histerese, e o AC não se ligou naquele momento a fazer calor? - tendo em conta que a temperatura arrefeceu muito hoje, suponho que seja a única coisa que possa causar uma ligeira quebra de tensão na bateria principal (além do motor claro :)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 07 out 2011, 23:55

Penso que deva ser um atraso propositado. Se calhar o cálculo da carga é feito com uma filtragem temporal com uma janela de mais de 1 minuto. Assim para evitar que a barra descesse teria de estar a regenerar perto de 30kW. É que na subida estava a gastar por volta de 50kW.

Sobre a perda de carga com o tempo, sim o sistema indica os km restantes de acordo com a carga efetivamente restante. As 12 barras ao lado das barras de carga indicam a capacidade total da bateria neste momento de acordo com a degradação temporal da bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mikexilva » 08 out 2011, 00:02

mjr Escreveu:Penso que deva ser um atraso propositado. Se calhar o cálculo da carga é feito com uma filtragem temporal com uma janela de mais de 1 minuto. Assim para evitar que a barra descesse teria de estar a regenerar perto de 30kW. É que na subida estava a gastar por volta de 50kW.

Sobre a perda de carga com o tempo, sim o sistema indica os km restantes de acordo com a carga efetivamente restante. As 12 barras ao lado das barras de carga indicam a capacidade total da bateria neste momento de acordo com a degradação temporal da bateria.
Quer dizer que uma barra hoje representa uma estimativa de mais km's que a mesma barra daqui a uns anos, mas a bateria irá continuar a mostrar as 12 barras com a carga completa.

E se daqui a 5 anos trocarmos as baterias por outras com o dobro da capacidade, será que a estimativa também irá duplicar sem termos que mexer em software? ;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 08 out 2011, 00:10

Exacto. As barras significam a fração do tanque que está carregado. Mesmo quando o tanque for menor (degradação da capacidade), ainda ficará cheio. Há ainda outro fenómeno curioso mencionado no manual de serviço. Se a temperatura baixar a capacidade da bateria diminui e por isso para a mesma quantidade de energia armazenada ele irá mostrar MAIS barras quando frio. Isto porque o "tanque" mingou com a temperatura.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3085
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Filipe » 08 out 2011, 02:15

Por essa razão é que poderemos para já alcunHar o RuiMegas de 98%, pois já deve ter andadado os primeiros 15.000Km :cry:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruimegas » 08 out 2011, 11:07

Filipe Escreveu:Por essa razão é que poderemos para já alcunHar o RuiMegas de 98%, pois já deve ter andadado os primeiros 15.000Km :cry:
Que exagero :lol: :lol: :lol: :lol:
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 20 out 2011, 07:50

Já tenho 8000 km.

Entretanto recebi hoje um cartão da seguradora do LEAF, que me possibilita ter um fantástico desconto de 5 cêntimos em combustível. Yes!!! Espera aí... mas, mas... DOH!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3085
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Filipe » 20 out 2011, 09:15

Aproveita já, 5 cêntimos por KW é OBRA. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por batalha » 20 out 2011, 12:25

:lol: :lol: :lol:
É sempre reconfortante saber que confiamos a nossa segurança a empresas que reconhecem as nossas necessidades :roll:
Tenta ir a um balcão da seguradora pedir 1l de combustível para o teu Leaf! Talvez o empregado pergunte:
-trouxe a garrafa vazia?

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruicvt » 20 out 2011, 12:28

mjr Escreveu:Já tenho 8000 km.

Entretanto recebi hoje um cartão da seguradora do LEAF, que me possibilita ter um fantástico desconto de 5 cêntimos em combustível. Yes!!! Espera aí... mas, mas... DOH!

:lol:

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”