Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por dgalv » 21 nov 2013, 10:36

mjr Escreveu:Tem tudo a ver. A regeneração é progressivamente cortada com o abaixamento da temperatura.
Bem tenho estranhado que o carro tem regenerado menos...e não estava a perceber porquê...a verdade é que aqui por Évora as temperaturas não têm andado altas...13 de máxima e mínimas de 3 a 4ºC, sendo que hoje chegou a 1ºC...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por RJSC » 21 nov 2013, 11:52

Muito estranho... Então na Noruega os Leafs quase não devem ter travagem regenerativa. :lol:
Com estados de carga baixos, porque não regenerar, se a bateria aguenta cargas a 50 kW num PCR com baixas temperaturas na mesma? :?

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Essiemme » 21 nov 2013, 13:09

Eu também não entendo... acho que também regenera menos por causa do último "Service Pack" da Firmware.

P.S.: a chegar aos 69.000 KMs, só tenho 54.5 Ah ! :shock:
Será uma degragação de cerca de 20 % ??? :?

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por dgalv » 21 nov 2013, 14:49

VETL Escreveu:Hoje foi dia em que vi pela primeira vez 4 barras de temperatura.
Saí de casa e elas rondavam os 10-11 ºC.
Porém, a temperatura já subiu e mantêm-se as 4 barras.
Acabei de reparar que o meu leaf também está com 4 barras de temperatura. Agora as 13.35 estava a marcar 11ºC de temperatura ambiente.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 21 nov 2013, 15:00

dgalv Escreveu:
VETL Escreveu:Hoje foi dia em que vi pela primeira vez 4 barras de temperatura.
Saí de casa e elas rondavam os 10-11 ºC.
Porém, a temperatura já subiu e mantêm-se as 4 barras.
Acabei de reparar que o meu leaf também está com 4 barras de temperatura. Agora as 13.35 estava a marcar 11ºC de temperatura ambiente.
dgalv, eu acho que percebeu que as temperaturas a que me referi eram as do pack e não a temp.ª ambiente.
Só reforço isto apenas para esclarecer eventuais leitores incautos e evitar que alguém pense que é a temp.ª ambiente que influi nas barras de temp.ª da consola do Leaf.
Quando é que chega o seu ELM327 para monitorizar o pack?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por dgalv » 21 nov 2013, 15:08

VETL Escreveu:
dgalv Escreveu:
VETL Escreveu:Hoje foi dia em que vi pela primeira vez 4 barras de temperatura.
Saí de casa e elas rondavam os 10-11 ºC.
Porém, a temperatura já subiu e mantêm-se as 4 barras.
Acabei de reparar que o meu leaf também está com 4 barras de temperatura. Agora as 13.35 estava a marcar 11ºC de temperatura ambiente.
dgalv, eu acho que percebeu que as temperaturas a que me referi eram as do pack e não a temp.ª ambiente.
Só reforço isto apenas para esclarecer eventuais leitores incautos e evitar que alguém pense que é a temp.ª ambiente que influi nas barras de temp.ª da consola do Leaf.
Quando é que chega o seu ELM327 para monitorizar o pack?
Sim, eu sei...mas como ainda não posso monitorizar ainda o pack...calculo que já não deva demorar muito, mas não sei. Depois peço ajuda com a instalação. Já agora, onde fica a entrada para se ligar o ELM?
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 21 nov 2013, 15:24

RJSC Escreveu:Muito estranho... Então na Noruega os Leafs quase não devem ter travagem regenerativa. :lol:
Com estados de carga baixos, porque não regenerar, se a bateria aguenta cargas a 50 kW num PCR com baixas temperaturas na mesma? :?
O BMS não permite os 50kW com temperaturas baixas, aliás noto alguma diferença entre o Inverno e o Verão no tempo de carga em PCRs. Parte da menor regeneração tem a ver com a maior resistência interna do pack que faz com que ela chegue aos 4,1V/célula com correntes menores e/ou estados de carga mais baixos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 21 nov 2013, 15:39

dgalv Escreveu:... Já agora, onde fica a entrada para se ligar o ELM?
No meu fica aqui:
Elm327.jpg
Elm327.jpg (73.92 KiB) Visto 3663 vezes
Nos de 2013 não sei se é assim directo ou se estará mais escondida a ficha para o ligar...
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 22:35, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por dgalv » 21 nov 2013, 15:54

VETL Escreveu:
dgalv Escreveu:... Já agora, onde fica a entrada para se ligar o ELM?
No meu fica aqui:
Imagem

Nos de 2013 não sei se é assim directo ou se estará mais escondida a ficha para o ligar...
O meu é no mesmo sítio, embora seja deste ano, é o modelo anterior.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 22 nov 2013, 21:32

Curiosidade!

Hoje, dia 22:
22112013_002.jpg
22112013_002.jpg (45.45 KiB) Visto 3663 vezes
:o
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 22:36, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”