Boa Paulo!
Aí está o LS a cumprir a sua função de instrutor e a obrigar-te a buscar respostas!
Vou responder-te a algumas e deixar-te um link para um ficheiro, que te responde às outras...
Esperavas poder carregar 24kWh na tua bateria? Não, num Leaf, seria uma "anormalidade"! Isto porque as células têm capacidade nominal de 33,1 Ah o que, associado duas a duas , em paralelo, daria 66,2Ah. Mas nunca viste nenhum Leaf a reportar, em novo tal capacidade! Porque? Porque cada célula que sai da fábrica, logo na primeira carga a que é sujeita, tem que "imobilizar" alguns iões de lítio sobre o ânodo (elétrodo negativo) para formar a primeira placa de SEI (Surface Eletrolyte Interface), uma espécie de colesterol bom, que protege a bateria de imobilizar mais iões de litio em reações químicas sucessivas, entre o eletrólito e a grafite do ânodo. Quantos mais iões de lítio disponíveis, maior capacidade em Ah na bateria. Assim, o que ocorre é que cerca de 1Ah é logo consumido nesta formação da SEI que, se destruída com uma descarga profunda, terá de novo que ser reconstruída com a perda de mais Ah... Então terás de inicio cerca de 65Ah. Isto significa que se exigisses 65A continuadamente durante 1 hora, descarregarias completamente a bateria. No teu caso, já só tens cerca de de 61Ah ... Uma forma mais prática e universal de medires a energia que podes acumular na bateria, é a multiplicação da intensidade de corrente máxima pela voltagem máxima atingida, traduzida em kWh . A esses 66,2Ah de capacidade corresponderia, teóricamente, e sem contar com perdas, os tais 24kWh. Como já só tens 61Ah, fácil é de perceber que já não terás os "inatingíveis" 24kWh. No meu carro, embora mais velho e com mais quilómetros que o teu, ainda consigo armazenar 21,6kWh e, em novo, dificilmente teria passado os 22,5kWh/24kWh. Aqui, recomendaria, de novo, que passes a confiar o controle de potência ao modo ECO, apesar de achares que " manualmente" consegues os mesmos efeitos. Depois, não estaciones o carro com mais de 80%SOC e faz terminar as cargas a 100% imediatamente antes de saíres. Nas cargas a 100% usa o carregador interno de 6kW , se possível, para que as células da bateria estejam o menos tempo possível acima de 4, 0v. Nunca descarregueas a bateria abaixo dos 20% SOC medidos no LS,(mais ou menos 12% SOC no mostrador do carro). Não se deve retirar mais do que 80% da capacidade disponibilizada pela bateria, quando a 100%. A temperatura vai subir, sem dúvida, com a condução e com cargas com maiores intensidades de corrente que subirão com fortes acelerações, cargas rápidas e condução a baixas voltagens. Tenta não deixar passar dos 40C e, se passar, estaciona o carro por um bocado, num lugar fresco e à sombra.
As cores vermelhas e azuis das células no LS... efeito do balanceamento das células. A vermelho, aquelas a que o controlador da bateria está a aplicar uma pequena carga para as descarregar e trazer para a voltagem das outras. A azul aquelas não sujeitas a essa descarga e, se em carregamento, aquelas que estão a receber carga.
Para perceberes melhor o LS lê o manual:
https://www.dropbox.com/s/dfv95517fo9q4 ... S.pdf?dl=0
Valores dados pelo controlado da bateria do Leaf versus valores do LS. Normal, dá primazia aos valores do LS!;-)