Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por BrunoAlves » 01 jun 2016, 10:17

Não é que eu seja entendido na coisa (longe disso) mas pelo que tenho lido:
* A ordem dos shunts é 8421 e não 4812 --> http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =10#p54851
* Deves esperar uns minutos com a bateria "a descansar" depois de andares ou de carregar para tirar os prints

Tá novo ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Mensagem por jpgoncalves2 » 01 jun 2016, 12:53

Parabéns pela aquisição do ELM e aplicação LSPro. :)
Tens agora, na tua mão, não só o melhor " estetoscópio " disponível ao público para auscultares a tua bateria mas, e acima de tudo, um verdadeiro " instrutor" para k implementes as melhores práticas no uso da tua bateria. Naturalmente as lições a aprender são para nós , não para o LS, assim k terás que ser metódico e ir comparando resultados ,cronologicamente para os teus próprios, e em idade e quilometragem com os outros Leaf k aqui mantêm os seus DB. :)
Se tiveres alguma dúvsida , dispara! Os valores de referência mais importantes e comparáveis estão logo no 1o ecran e são Ah ( capacidade) , SOH ( estado de saúde em %) e Hx ( o inverso da resistência interna , em %) Grosso modo, e numa análise superficial, para todos eles, quanto maior o valor, melhor! Com o tempo iras dar-te conta das suas interações, muito influenciadas pelas variações constantes da temperatura e voltagens. Aperta contigo e com o LS! Boa aprendizagem! ;)

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 01 jun 2016, 14:33

5 estrelas, está novinho ;)

PauloDias
Proprietário Leaf
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por PauloDias » 02 jun 2016, 13:31

Boas pessoal!

Tenho algumas dúvidas, hoje de manhã o carregamento deu por completo a 100% e passado 30m lá fui eu para me ir embora e fiz uns prints:

Imagem Imagem

Imagem

Agora as minhas dúvidas, porque é que na 1º imagem aparece quase tudo a vermelho ? isto quer dizer o quê ? Depois na 2º imagem diz que tenho 20.7 kWh restantes, mas então não deveria ter supostamente perto de 24 ?? isto se carregou tudo....

Agora ficam aqui uns prints de como estava na hora do almoço.

Imagem Imagem

Imagem

As barrinhas ainda estão quase todas a vermelho, porquê ?? tenho 3 percentagens diferentes, isto é, no carro diz 69%, no leaf spy diz 70% e no carwings diz 75% o correto será o LS ?

Hoje à noite vou ver se experimentava ler os DTC's e ver se conseguia programar para que as portas tranquem no arranque e abram ao desligar, já vi isso no video no youtube e funciona... gosta era de poder fazer o mesmo com o espelhos pois os meus fecham eletricamente e gostava que ao fechar o carro e abrir também o fizessem....

jpgoncalves2
Proprietário Leaf

Mensagem por jpgoncalves2 » 02 jun 2016, 14:19

Boa Paulo! :)
Aí está o LS a cumprir a sua função de instrutor e a obrigar-te a buscar respostas! ;)
Vou responder-te a algumas e deixar-te um link para um ficheiro, que te responde às outras...
Esperavas poder carregar 24kWh na tua bateria? Não, num Leaf, seria uma "anormalidade"! Isto porque as células têm capacidade nominal de 33,1 Ah o que, associado duas a duas , em paralelo, daria 66,2Ah. Mas nunca viste nenhum Leaf a reportar, em novo tal capacidade! Porque? Porque cada célula que sai da fábrica, logo na primeira carga a que é sujeita, tem que "imobilizar" alguns iões de lítio sobre o ânodo (elétrodo negativo) para formar a primeira placa de SEI (Surface Eletrolyte Interface), uma espécie de colesterol bom, que protege a bateria de imobilizar mais iões de litio em reações químicas sucessivas, entre o eletrólito e a grafite do ânodo. Quantos mais iões de lítio disponíveis, maior capacidade em Ah na bateria. Assim, o que ocorre é que cerca de 1Ah é logo consumido nesta formação da SEI que, se destruída com uma descarga profunda, terá de novo que ser reconstruída com a perda de mais Ah... Então terás de inicio cerca de 65Ah. Isto significa que se exigisses 65A continuadamente durante 1 hora, descarregarias completamente a bateria. No teu caso, já só tens cerca de de 61Ah ... Uma forma mais prática e universal de medires a energia que podes acumular na bateria, é a multiplicação da intensidade de corrente máxima pela voltagem máxima atingida, traduzida em kWh . A esses 66,2Ah de capacidade corresponderia, teóricamente, e sem contar com perdas, os tais 24kWh. Como já só tens 61Ah, fácil é de perceber que já não terás os "inatingíveis" 24kWh. No meu carro, embora mais velho e com mais quilómetros que o teu, ainda consigo armazenar 21,6kWh e, em novo, dificilmente teria passado os 22,5kWh/24kWh. Aqui, recomendaria, de novo, que passes a confiar o controle de potência ao modo ECO, apesar de achares que " manualmente" consegues os mesmos efeitos. Depois, não estaciones o carro com mais de 80%SOC e faz terminar as cargas a 100% imediatamente antes de saíres. Nas cargas a 100% usa o carregador interno de 6kW , se possível, para que as células da bateria estejam o menos tempo possível acima de 4, 0v. Nunca descarregueas a bateria abaixo dos 20% SOC medidos no LS,(mais ou menos 12% SOC no mostrador do carro). Não se deve retirar mais do que 80% da capacidade disponibilizada pela bateria, quando a 100%. A temperatura vai subir, sem dúvida, com a condução e com cargas com maiores intensidades de corrente que subirão com fortes acelerações, cargas rápidas e condução a baixas voltagens. Tenta não deixar passar dos 40C e, se passar, estaciona o carro por um bocado, num lugar fresco e à sombra.

As cores vermelhas e azuis das células no LS... efeito do balanceamento das células. A vermelho, aquelas a que o controlador da bateria está a aplicar uma pequena carga para as descarregar e trazer para a voltagem das outras. A azul aquelas não sujeitas a essa descarga e, se em carregamento, aquelas que estão a receber carga.

Para perceberes melhor o LS lê o manual: https://www.dropbox.com/s/dfv95517fo9q4 ... S.pdf?dl=0

Valores dados pelo controlado da bateria do Leaf versus valores do LS. Normal, dá primazia aos valores do LS!;-)

pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Mensagem por pemifer » 02 jun 2016, 14:45

Olá Paulo!
Podes indicar qual o OBD que compraste?
Obrigado.

PauloDias
Proprietário Leaf

Mensagem por PauloDias » 02 jun 2016, 15:35

Boas João,

Em primeiro lugar obrigado pela resposta, mas não me leves a mal, eu fico perdido na resposta pois eu não percebo nada de eletricidade e das medidas e o que querem dizer.... vou tentando entender mas é difícil!
Assim, pelo que percebi se tentar andar mais com o ECO será melhor para as baterias, relativamente ao carregamento só consigo que seja a 3kW e a 10A e bem tento fazer com que a carga chegue ao 100% na altura que vou sair mas é muito difícil ou faço para que quando saio não esteja a 100% ?

PEMIFER, foi aqui que comprei http://www.ebay.com/itm/141750489681?_t ... EBIDX%3AIT a entrega até foi rápida e sem stresses

pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Mensagem por pemifer » 02 jun 2016, 16:15

Olá Paulo!
Ele parece ser um bocado comprido, importas-te de postar uma foto do OBD metido no sitio?
Obrigado!

jpgoncalves2
Proprietário Leaf

Mensagem por jpgoncalves2 » 02 jun 2016, 20:42

PauloDias Escreveu:Boas João,

Em primeiro lugar obrigado pela resposta, mas não me leves a mal, eu fico perdido na resposta pois eu não percebo nada de eletricidade e das medidas e o que querem dizer.... vou tentando entender mas é difícil!
Assim, pelo que percebi se tentar andar mais com o ECO será melhor para as baterias, relativamente ao carregamento só consigo que seja a 3kW e a 10A e bem tento fazer com que a carga chegue ao 100% na altura que vou sair mas é muito difícil ou faço para que quando saio não esteja a 100% ?

PEMIFER, foi aqui que comprei http://www.ebay.com/itm/141750489681?_t ... EBIDX%3AIT a entrega até foi rápida e sem stresses
Desculpa lá as explicações mais técnicas, apenas queria deixar o porquê das minhas afirmações, hábito de longa data! ;)
Mas sim, colheste a recomendação de boa prática que te queria deixar. Sim, usa o ECO por defeito, estarás a proteger a bateria :)
Quanto a carga a 100% ou não... a bateria é sempre melhor protegida com cargas em que as células individuais não ultrapassassem os 4,0v , valor que podes comprovar logo no 1º écran do LS. Mais ou menos, essa situação de carga corresponde a 80% SOC reportado pelo carro ou pelo LS. Portanto, se não precisares de 100%, prefere, por defeito, cargas a 80%. Para o teu circuito diário de 120km, é possível que precises de carregamento intermédio, se iniciares o dia a 80%SOC. Se continuares a optar por carga única diária a 100%, em casa, as recomendações são as que já te deixei, objetivando sempre reduzir o tempo que a bateria vai passar acima de 80%SOC, seja em carga, descarga ou estacionado. Espero ter sido mais útil agora, com as minhas dicas?! ;)

PauloDias
Proprietário Leaf

Mensagem por PauloDias » 02 jun 2016, 23:39

Sao sempre úteis!!! Agradeço o tempo que tens para explicar isso tudo!

Acho que conseguiria sair de casa com os 80% e voltar sem carregar pois quando carrego a 100% e volto, quando chego a casa tenho mais de 20%, mas fazia estar MUITO limitado ao trajeto a fazer sem poder fazer alterações, porque carregamentos intermédios até aos 80% pode acontecer não conseguir fazer.... Talvez para a semana faça esse teste de andar só em carregamentos até aos 80%

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”