Azul do Céu!

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Azul do Céu!

Mensagem por santanamos » 09 abr 2014, 22:33

Orlando Escreveu:...
Depois de desligar as temp subiram 0.2.ºC
Os sensores do leaf estão no meio das celulas/modulos? Ou estão mais para a periferia?
É que no segu do caso podem estar a arrefecer os sensores e não a bateria em si... (sei que é uma pergunta parva mas não fiquei esclarecido)

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Azul do Céu!

Mensagem por RJSC » 09 abr 2014, 22:35

santanamos Escreveu:
Orlando Escreveu:...
Depois de desligar as temp subiram 0.2.ºC
Os sensores do leaf estão no meio das celulas/modulos? Ou estão mais para a periferia?
É que no segu do caso podem estar a arrefecer os sensores e não a bateria em si... (sei que é uma pergunta parva mas não fiquei esclarecido)
Os sensores traseiros nos 2011 estão junto à chapa mas colados nos módulos, não na chapa de fora:
[IMG]http://i565.photobucket.com/albums/ss92 ... 8f8eb3.jpg[/IMG]
Nos 2013 não encontrei fotos ainda.
Última edição por RJSC em 09 abr 2014, 22:40, editado 2 vezes no total.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Orlando » 09 abr 2014, 22:37

Passado 40 minutos
SOC 47.8
23.2 24.2 22.3 19.4

Agora desliguei o carregador
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Azul do Céu!

Mensagem por santanamos » 09 abr 2014, 22:40

Pois, se bem percebi o orlando tem o modelo de 2011. Assim o ar fresco não passa para lá dos sensores, a não ser que consigam baixar muito mais a temperatura :roll:

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Orlando » 09 abr 2014, 22:44

santanamos Escreveu:Pois, se bem percebi o orlando tem o modelo de 2011. Assim o ar fresco não passa para lá dos sensores, a não ser que consigam baixar muito mais a temperatura :roll:
Nem eu próprio sei muito bem o que ando a fazer...lol
Estranho é já ter uma diferença de 4.ºC entre 2 módulos----
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Orlando » 09 abr 2014, 22:46

Orlando Escreveu:Passado 40 minutos
SOC 47.8
23.2 24.2 22.3 19.4

Agora desliguei o carregador
Sem estar a carregar....SOC 48
23.2 24.2 22.5 19.8

Já não percebo...então mas aumenta....em vez de descer....lol

E junto ao carro está calor...do AC ligado claro....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Malm » 09 abr 2014, 22:49

O ar fresco nem sequer entra no pack. No entanto, o ar frio que percorre o exterior do pack acaba por arrefecê-lo. Se os sensores mostram uma descida da temperatura, que está a acontecer efetivamente no pack, ele deve estar a acontecer também nas células. Mas não está a ser nada de especial. Acho que se o pack estiver a 35/40ºC, vamos ver uma variação bem mais interessante.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Malm » 09 abr 2014, 22:52

Orlando Escreveu:
Orlando Escreveu:Passado 40 minutos
SOC 47.8
23.2 24.2 22.3 19.4

Agora desliguei o carregador
Sem estar a carregar....SOC 48
23.2 24.2 22.5 19.8

Já não percebo...então mas aumenta....em vez de descer....lol

E junto ao carro está calor...do AC ligado claro....
Isso era de esperar. As células perdem calor de forma muito lenta. Mesmo após o carregamento terminar elas continuam a libertar calor. Sendo assim os sensores mais periféricos, que estavam mais frios, vão agora detetar esse calor.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Orlando » 09 abr 2014, 22:53

22h55...Tudo tem explicação.,..ao desligar da corrente passou apenas a ventilar ar exterior porque passaou para bateria 12v...liguei de novo o AC com carro ligado....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Orlando » 09 abr 2014, 23:01

A experiência continua...mas a cama chama-me....
Voltou a descer....
23h05 SOC 47.1
23 24 22.1 19.1
Quase 5.º de diferença....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”