Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
jpgoncalves2
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Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por jpgoncalves2 » 03 jun 2016, 17:33

PauloDias Escreveu:Sao sempre úteis!!! Agradeço o tempo que tens para explicar isso tudo!

Acho que conseguiria sair de casa com os 80% e voltar sem carregar pois quando carrego a 100% e volto, quando chego a casa tenho mais de 20%, mas fazia estar MUITO limitado ao trajeto a fazer sem poder fazer alterações, porque carregamentos intermédios até aos 80% pode acontecer não conseguir fazer.... Talvez para a semana faça esse teste de andar só em carregamentos até aos 80%
Acabo de fazer um percurso de exactamente 120 km, por nacional e AE, parti com 80%, Cruise Control a 75kmh e sobrou 20% SOC no LS. Fiz uma CR a 80%, CC de novo a 75kmh e vou agora fazer um trajeto conhecido todo em AE, de 126km. Estimo chegar de novo com 20% LS. Espero k te sejam úteis estas referências para te lançares nesse teu teste. Se conseguires, vai valer a pena, em particular no verão . Dos 2 factores de degradação, temperatura e voltagem acima de 4,0v por célula , pelo menos só te expões à temperatura. :)

sparrow
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Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por sparrow » 03 jun 2016, 19:55

E estar constantemente a baixar a bateria a 20% ou menos não contribui também para a degradação da bateria?

jpgoncalves2
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Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por jpgoncalves2 » 03 jun 2016, 20:11

sparrow Escreveu:E estar constantemente a baixar a bateria a 20% ou menos não contribui também para a degradação da bateria?
Abaixo de 20% ou melhor, depois de retirar mais de 80% da capacidade disponível na bateria, sim, a degradação aumenta significativamente, por vários motivos... aponto dois:

1.para manter a mesma necessidade de potência, quanto mais baixa for a voltagem, masi intensidade de corrente irá ser solicitada. Quanto maior intensidade de corrente solicitada, maior elevação da temperatura;

2. Quanto mais baia voltagem, em particular abaixo dos 3,6v em circuito aberto ou 3,0v em carga, maior será o desbalanceamento entre as células que pode conduzir à aparição de células fracas e suas consequências.

Por fim, se por acaso descarregar completamente a bateria, irá "pagar" na carga logo a seguir, com uns quantos iões de lítio que terão que ser de imobilizados sobre o ânodo de grafite, para reconstruir a primeira capa de SEI (Surface Electrolyte Interface) , entretanto destruida pela descarga profunda . E o sintoma é um abaixamento subsequente na capacidade, em Ah da bateria, o mesmo é dizer, numa das medidas da degradação. Cuidado com os famigerados "testes de tomada"....

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BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por BrunoAlves » 03 jun 2016, 20:51

Ao ler os teus comentários lembrei-me logo dos testes de tomada. A questão da maior corrente (e logo temperatura) é fácil de perceber mas essa perda de capacidade é nova.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por VETL » 03 jun 2016, 21:48

jpgoncalves2 Escreveu:...Aqui, recomendaria, de novo, que passes a confiar o controle de potência ao modo ECO, apesar de achares que " manualmente" consegues os mesmos efeitos...
jpgoncalves2 Escreveu:...Acabo de fazer um percurso de exactamente 120 km, por nacional e AE, parti com 80%, Cruise Control a 75kmh e sobrou 20% SOC no LS. Fiz uma CR a 80%, CC de novo a 75kmh e vou agora fazer um trajeto conhecido todo em AE, de 126km. Estimo chegar de novo com 20% LS...
Qual a diferença de consumos neste trajeto, sempre com Cruise Control, utilizando o modo ECO e não utilizando modo ECO?
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Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por jpgoncalves2 » 04 jun 2016, 00:33

margarett Escreveu:Ao ler os teus comentários lembrei-me logo dos testes de tomada. A questão da maior corrente (e logo temperatura) é fácil de perceber mas essa perda de capacidade é nova.
Se tiveres interesse em aprofundar o tema da SEI, como e quando se forma e porquê de destrói , dá uma vista de olhos nestas duas páginas:
http://www.mpoweruk.com/chemistries.htm#sei
http://www.mpoweruk.com/lithium_failures.htm

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Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por jpgoncalves2 » 04 jun 2016, 00:47

VETL Escreveu:
jpgoncalves2 Escreveu:...Aqui, recomendaria, de novo, que passes a confiar o controle de potência ao modo ECO, apesar de achares que " manualmente" consegues os mesmos efeitos...
jpgoncalves2 Escreveu:...Acabo de fazer um percurso de exactamente 120 km, por nacional e AE, parti com 80%, Cruise Control a 75kmh e sobrou 20% SOC no LS. Fiz uma CR a 80%, CC de novo a 75kmh e vou agora fazer um trajeto conhecido todo em AE, de 126km. Estimo chegar de novo com 20% LS...
Qual a diferença de consumos neste trajeto, sempre com Cruise Control, utilizando o modo ECO e não utilizando modo ECO?
Nunca fiz esse teste nesses trajetos específicos, pois tenho a certeza k não os conseguiria fazer com menos de 14,6 kWh, não utilizando o modo ECO. Este valor corresponde a 80% de uma carga a 80% SOC no estado atual da minha bateria. Para fazer este teste teria k carregar a 100% e não me é útil , nem precisei, até agora.
Porque afirmo ter essa certeza? Porque num trajeto mais pequeno, 80 Km, fiz a experiência, repetindo-a 2 vezes, em cada modo. Como resultado, obtive em média , um gasto 15% superior , nas mesmas condições, CC a 75kmh em AE.

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Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por BrunoAlves » 04 jun 2016, 00:56

Isto vai um bom bocado off-topic mas cá vai na mesma :P
Allowing the cell voltage to fall below about 2 Volts by over-discharging or storage for extended periods results in progressive breakdown of the electrode materials.
Mas o carro desliga-se (pelo que tenho lido por aqui) quando a célula mais fraca atinge valores muito, muito superiores a 2V...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por VETL » 04 jun 2016, 06:37

jpgoncalves2 Escreveu:
VETL Escreveu:
jpgoncalves2 Escreveu:...Aqui, recomendaria, de novo, que passes a confiar o controle de potência ao modo ECO, apesar de achares que " manualmente" consegues os mesmos efeitos...
jpgoncalves2 Escreveu:...Acabo de fazer um percurso de exactamente 120 km, por nacional e AE, parti com 80%, Cruise Control a 75kmh e sobrou 20% SOC no LS. Fiz uma CR a 80%, CC de novo a 75kmh e vou agora fazer um trajeto conhecido todo em AE, de 126km. Estimo chegar de novo com 20% LS...
Qual a diferença de consumos neste trajeto, sempre com Cruise Control, utilizando o modo ECO e não utilizando modo ECO?
Nunca fiz esse teste nesses trajetos específicos, pois tenho a certeza k não os conseguiria fazer com menos de 14,6 kWh, não utilizando o modo ECO. Este valor corresponde a 80% de uma carga a 80% SOC no estado atual da minha bateria. Para fazer este teste teria k carregar a 100% e não me é útil , nem precisei, até agora.
Porque afirmo ter essa certeza? Porque num trajeto mais pequeno, 80 Km, fiz a experiência, repetindo-a 2 vezes, em cada modo. Como resultado, obtive em média , um gasto 15% superior , nas mesmas condições, CC a 75kmh em AE.
Quer dizer que em ECO o carro tem as mesmas prestações, mas consome menos. É isso?
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Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por pemifer » 04 jun 2016, 08:04

Hum...
No meu caso, que vou fazer essencialmente trajetos pequenos, só precisarei de carregar semanalmente, o melhor é utilizar entre 80% e 20%.
Um dos testes que quero fazer, assim que tiver o carro, é andar com ele até descarregar completamente, espero que fazer isso uma vez, ou esporadicamente, não seja prejudicial.
Estarei correto?

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